← Techstars Blog

O post de Founder Friday de hoje, vem do Moritz Plassnig, fundador e CEO do Codeship (Boston ’13).

Quanto mais eu estou envolvido com a Codeship (empresa que eu sou co-fundador), mais eu dou mentoria para fundadores, e fico mais convencido que as pessoas e uma ótima equipe são o fator principal para um crescimento rápido de uma startup. Eu até poderia ir mais longe e falar que as pessoas são a base de qualquer organização, pequena ou grande, startup focada em alta tecnologia ou uma grande corporativa. Só que o mundo das startups é único, com suas próprias restrições e oportunidades, e assim a ênfase de construir uma boa equipe é mais importante do que em qualquer outra organização.

Não existe sucesso de um dia para outro, como inúmeros livros e filmes retratam os empreendedores como gênios. Sucesso é uma combinação de vários fatores: trabalho duro, ótimas habilidades ótimas, ter timing e elementos fora do nosso controle, como a sorte.

Criando um ótimo ambiente, contratando pessoas talentosas  e formando uma ótima equipe, isso te deixa criar a sua própria sorte. É  claro que isso é trabalhoso, mais fica dentro do seu controle.

Investidores investem em pessoas, não em ideas

Por mais que você goste da sua ideia e acredite que as condições do mercado são perfeitas, a verdade é que a maioria das companhias vão mudar e vão adaptar o seu produto no caminho. A ideia fundadora do Slack, foi para construir um jogo, Instagram começou do estilo da Foursquare, um aplicativo para fazer check in que se chamava ‘Burbn’ e todos sabem a historia do Twitter sendo um produto paralelo a uma plataforma para podcast.  O que todas essas companhias tinham em comum era uma equipe muito forte que conseguiu trazer novas ideias e construir novos produtos até que eles terem o sucesso de hoje. As pessoas que trabalham nestas companhias foram capazes de se adaptar, mudar e construir excelentes produtos. Talvez a sua companhia não vai pivotar completamente, mais você vai aprender, se adaptar e melhorar, assim que você obter feedback dos seus clientes. E quanto mais feedback você receber, melhor que vai ficar.

A habilidade de fazer isso, de escutar os pequenos comentários e saber quando ser teimoso e quando se adaptar, é uma das coisas mais difíceis e importantes de aprender como fundador.

Grandes investidores, anjos e VCs, sabem que a apesar da importância de ter um grande mercado, a equipe é a principal razão deles investirem.

Desde o comeco, cada contratação é crucial

Resumindo uma startup bem-sucedida em uma frase é simples: ótimas pessoas construindo ótimos produtos, conseguem ótimos clientes, e eventualmente construirão uma ótima companhia. Tao simples como se escuta, fazendo isso de uma maneira correta, e muito difícil. Você vai passar por muitos obstáculos no começo da sua companhia e o quanto mais sucesso você tenha, a sua equipe vai crescer, e fica mais complicado de manter cada pessoa alinhado e sua companhia em bom estado. Uma coisa que você deve de ter em mente e que no final do dia, tudo, seja correto ou errado e causado pelo sua equipe. Capacitando a sua equipe e saindo do caminho e chave mais e somente possível se voce contrata as pessoas corretas.

Companhias pequenas não tem o luxo de fazer muitos erros. Você e sempre um recurso constrangido, como pessoa e dinheiro, e a pesar de não ter muito, você tem que construir um bom produto, fazer um bom trabalho com a distribuição e encontrar um modelo de negócios viável.

Mal contratação e um dos erros mais caros e arriscados, você pode faze rem uma startup.

Ótimas pessoas atraem a ótimas pessoas

Nada e mais atrativo para uma pessoa procurando trabalho, que uma equipe cheia de pessoas com muito talento. A pesar de todos os possíveis problemas de uma má contratação, se você faz uma boa contratação os benefícios são enormes. Com cada boa pessoa que você possa unir a sua equipe, seu time fica muito melhor e vai ser muito mais fácil de contratar a próxima boa pessoa. Contratação e uma profecia autorrealizável e consequentemente fica mais fácil com tempo. A parte difícil e claramente começar. Como contratar a primeira pessoa, se você não tem um ótimo time que todo mundo esteja falando dele.

Resolvendo esse problema e crucial para tirar a sua companhia do chão. A boa noticia e que você já tem um time, ate antes da sua primeira contratação. Você e seus co-fundadores já são um time (que e uma das raçoes de porque você não deve fundar a sua companhia sozinho(a)). Você conseguiu o seu primeiro seguidor, você já tomo o primeiro passo difícil. Você poderia ate conseguir um investimento pequeno o você convenceu alguém para ser o seu mentor. Você vai ter um time muito antes da sua primeira contratação, apesar que não pareça isso.

Cultura e mais da adição de todas as pessoas na equipe

Apesar de que você só contrate pessoas inteligentes, apesar das capacidades de cada um, você não vai poder criar um time de alta qualidade de maneira automática. Ótimos times são general mente um grupo de pessoas incríveis misturadas de maneira correta. A cola entre o engenheiro excepcional e a pessoa jovem, a magia que faz as vendas funciona bem com o produto e uma boa cultura.

Cultura não significa comida de graça, uma boa festa de natal ou outros benefícios. E sobre valores e crenças compartilhadas, o terreno comum de todas as discussões e maior razão pela qual todos vocês estão trabalhando na mesma ideia.

Uma boa cultura te faz ganhar, boa cultura vai te ajudar demais a sobreviver momentos difíceis. Tendo uma boa  cultura simplesmente vai fazer você sentir que é fácil construir uma empresa bem sucedido.

A importância da cultura afeta fortemente a sua contratação. Cada pessoa que você traz no começo muda a sua cultura, de uma forma boa ou ruim. Descobrindo se alguém tem adequação com a cultura, se alguém é a pessoa certa para a sua equipe em vez de encontrar a melhor pessoa é crucial. Apesar que a cultura é definida por sua equipe, por cada indivíduo, você ainda tem que trabalhar duro para isso e você não vai obtê-lo automaticamente com a contratação certa.

Seu trabalho como um líder é facilitar as discussões, oferecem uma visão e apoiar a sua equipe. Nada define a cultura mais do que as ações e sua equipe não pode tomar nemhuma açao se você não providencia a orientação que eles precisam.

Adequação cultural é realmente importante para cada nova contratação, mas só funciona se a sua cultura é boa. Que não será o caso, o tempo todo. Você vai enfrentar momentos aonde a sua cultura começa a sair de curso, onde você não vai poder esta tão orgulhoso da sua empresa como você gostaria de estar. Especialmente nesses momentos, é importante que você desafie criticamente o status quo. O que é ótimo, o que está quebrado? Se a cultura da empresa está quebrada, e você está contratando cegamente com ênfase no estilo de cultura da empresa, a cultura vai realmente piorar. Você não pode usar a sua cultura como uma salvaguarda se está quebrado.

Por mais que a sua empresa tenha ótimas pessoas, uma boa cultura atrai mais pessoas excelentes e pode resultar em uma cultura melhor, tanto quanto a cultura pode ir para a direção incorreta. Esteja atento de seu próprio preconceito.

Contratação e uma habilidade e deve de ser a mais importante

Contratação não é magia, não é sorte, é uma habilidade. Algumas pessoas são melhores com ele desde o primeiro emprego, outros não. Talvez você é bom com contratação, mas se não, você pode aprendê-lo e mesmo se você faz é bom agora, você ainda deve trabalhar todos os dias para melhorar. Quanto mais rápido você descobrir se alguém encaixa na sua equipe, mais rápido você pode avaliar as habilidades de um candidato, o melhor que seja para você e sua empresa. Ainda mais importante no mercado de contratação de hoje, em quanto melhor você é para convencer as pessoas para formar parte da sua equipe, em vender a sua visão, eventualmente as melhores pessoas vão trabalhar para você. Mais uma vez, fica mais fácil ao longo do tempo de ter muito boas pessoas trabalhando para você.

É importante compreender que não é apenas sobre você entrevistando um candidato. Você tem que cria um processo de contratação que envolva a sua equipe, isso dá ao candidato oportunidade para avaliar você também. Cada empresa em crescimento enfrento o mesmo desafio e você pode aprender muito com as melhores práticas da indústria, de empresas que fizeram um bom trabalho de contratação e também com empresas da que falharão. Felizmente, agora mais do que nunca, startups estão dispostas a compartilhar suas trajetórias do começo com alguns pequenos comentários e conselhos táticos quanto a ser completamente transparente como Buffer. Aproveite a oportunidade e aprenda sobre essas empresas, seus sucessos e fracassos.

Não se esqueça de que você está sempre contratando. Não importa se você está fazendo uma entrevista de emprego no seu escritório ou se você estiver em uma festa de amigos. Você está sempre deixando uma impressão, queira ou não. Talvez você não está procurando alguém agora, mas você estará procurando no futuro. Ou no seu próximo trabalho ou empresa.

Tendo certeza de que você sempre tem uma lista de ótimas pessoas para trabalhar, será sempre bom para ter sucesso – e como tudo é sobre as pessoas, vai fazer a diferença entre ser bem sucedido ou não. Sempre esteja contratando.

Uma versão mais curta deste post foi publicado originalmente no Entrepreneur.com.

Este post foi traduzido por @sammyrusso.


,


Moritz Plassnig Moritz Plassnig
cofounder & CEO @Codeship. Skier. Climbing & Kitesurfing Apprentice. We’ll finish the race.