← Techstars Blog

Este post foi traduzido por @SamyRusso

A chance favorece as mentes preparadas’ – Louis Pasteur

Um dos objetivos das companhias passando por Techstars e outras aceleradoras e assegurar financiamento. A maioria das companhias vem com o foco de acelera o seu negocio e depois assegurar capital para continua a acelera o crescimento. Como o acionista comum na empresa, Techstars está completamente alinhada com estes objetivos.

A realidade é que a maioria dos startups precisam de conseguir o financiamento para crescer e se tornar empresas reais. Não é típico que você ou a sua aceleradora podem ganhar dinheiro se você não consegui recursos, e certamente muito improvável que alguém possa ganhar dinheiro se a sua empresa não cresce.

Então, nós o amamos quando as empresas conseguem financiamento.

Mas nós já vimos um padrão claro com as empresas que se apressam em conseguir financiamento muito cedo – eles realmente têm mais dificuldade em fechar o financiamento. Por quê? Aqui estão os 9 pegadinhas de investimento seed que vai ajudar você a entender o que está errado.

  1. Falta de Preparação

    Para estar pronto para conseguir recursos, você precisa ter um bom conhecimento do problema que você está resolvendo – por que você começou este negócio; o ecossistema do seu negócio – clientes, oportunidades de mercado, a concorrência, ir ao mercado, canais de distribuição, preços, e muitas outras coisas. Vão te fazer muitas perguntas e, em seguida, alguns dos potenciais investidores. Se você não estiver preparado vai entrar e vai ser um grande turn-off.

  2. Falta de tração

    Muito poucas empresas obtem financiamento seed sem algum tipo de tração. A menos que você seja parte de uma equipe de empreendedores de série e, mesmo assim, os investidores esperam que vocês tenham tração do cliente / usuário. Isso não significa que você tenha ajuste perfeito do mercado do produto. Isso significa que tem primeiros indícios de que existe um problema e sua solução / produto vai ter uma chance de abordá-lo.

  3. Sendo puxado para dentro do Fundraising

    Então você não estava pensando em levantar dinheiro, mas você se encontrou com um grupo de investidores, e eles disseram que você realmente deve fazer. Outros fundadores do seu entorno te disseram que você deve fazê-lo também. Você, então, decidi em dar-lhe um tiro. É um erro. Você não está pronto – você não se preparo, você não planejou isso. Não levante recursos no relvado e no tempo de outras pessoas. Controla o seu destino através da preparação, marcando as caixas e, em seguida, indo e levantando dinheiro. Ninguém está indo embora, e os investidores não vão dizer não a uma reunião com você mais tarde, se você disse não a eles quando você não estava pronto.

  4. Perseguindo as pessoas erradas

    Este é um grande problema, e isso é ruim. Todos os investidores são diferentes. Eles gostam de diferentes setores. Eles escrevem cheques de diferentes tamanhos. Só porque eles são investidores não significa que eles são tem que se o investidor certo para você. Fazendo uma pesquisa, entendendo o que um determinado investidor gosta e por que você pode ser um candidato é importante. É igualmente importante obter uma introdução de alguém que você conhece e que também conheça o investidor.

  5. Não fazendo um bom pitch para Angels e VCs

    Angel investidores, micro VCs e VCs são todos muito diferentes em termos de seus objetivos e estilos e, consequentemente, como eles precisam ser abordados e como fazer o pitch. Um investidor Angel que escreve cheques de 25K-50K pode querer um par de reuniões e um micro VC que escreve cheques 100K-250K estará envolvido por um mês e podem ou não investir. VCs demoram mais, eles escrevem os cheques maiores, e gostam de lead rounds e tomar lugares no conselho. Se você não entende como envolver cada categoria de investidores corretamente, você vai perder tempo e pode não obter o resultado desejado.

  6. Não tendo uma estratégia global

    Mesmo que você saiba que você está indo atrás de que e porque, você ainda precisa de uma estratégia. Uma estratégia implicaria planejar todo o processo de captação de recursos, com quem se reunir primeiro, e com quem se reunir mais tarde. Você começa por levantar alguns quantos milhares de anjos, ou você vai direto para VCs? Tomando as decisões certas sobre a sua estratégia de financiamento, especialmente se você é um fundador fazendo isso pela primeira vez, é realmente importante. Não tendo uma estratégia aumenta a chance de não captar o capital que você precisa para crescer o seu negócio.

  7. O problema “Eu sou especial”

    Mas é claro que você é! Eu também. Quando você vai a um cassino e joga, você pensa – todos esses otários em torno de mim, eles vão perder, mas eu? Não não. Eu sou um vencedor. E isso é triste, porque como empreendedor você realmente é especial. Todos nós somos essa raça corajosa, incansável, louca, e imparável. Mas a realidade é que não é uma boa aposta para fazer quando se trata de financiamento seed. Você estará melhor estando preparado e ganhando por causa disso.

  8. Não percebendo que você está em uma corrida

    Quando você está de captando recurso, a palavra viaja ao redor. Os investidores são pessoas, e eles falam. Não porque eles são ruins ou contra você. É natural comparar as notas em qualquer indústria, e VCs não são a exceção. Quando você está indo captar recursos, você precisa fazê-lo rapidamente e manter todas as conversas alinhadas. Uma vez que você começar captar, você tem que correr a corrida até que esteja concluído ou você decida parar, porque simplesmente não está dando certo. Perceber que esta é a corrida antes de entrar.

  9. Ficando sem balas

    Pode ser uma analogia engraçada, mas faz sentido. No início do processo, você tem uma arma carregada e você começa a disparar tiros e ter todas essas grandes conversas. Em algum momento, especialmente em um ecossistema menor, você percebi que você já conversou com praticamente todos. Não há ninguém faltando. Você disparou todos os seus tiros, e sua arma está agora vazia. 

A má notícia é que se você já se reuniu com todos os investidores, e eles não lhe escreverão um cheque, então você não pode voltar a eles no próximo mês e tentar de novo. A boa notícia é que se você volta a eles em 6 meses, e mostra o progresso, e o seu, desta vez, você receberá o cheque. Demora algum tempo para recarregar a arma, e as únicas balas permitidas na recarga são as balas de tração reais.

Como e quando conseguir financiamento

Então como você realmente ganha isso e obtém financiamento? Duas coisas – preparação e tração. Tenha todas as suas coisas em ordem. Sua plataforma, o seu pitch, a sua estratégia de financiamento, com quem que você está indo falar e por porque, consiga as introduções, etc. Esteja preparado.

Mas mesmo se você estiver preparado, pode não ser suficiente neste dia e idade. Vemos cada vez menos pessoas financiando ideias e plataformas. Os investidores querem ver tração cedo. Algum tipo de indicação de que não só é a sua ideia muito boa, mas que você conversou com os clientes, construiu o MVP, e ter algum tipo de tração – prova de que você pode fazê-lo e ele pode funcionar.

E se você acha que é muito difícil e complicado, peça ajuda! Converse com colegas empreendedores que fizeram isso antes. Aplique a Techstars e nós podemos ajudá-lo a acelerar o seu negócio e conseguir o financiamento. Realmente pensa muito bem do financiamento. Se prepara. Seja atencioso. Ganhe.


,


Alex Iskold
(@alexiskold) Managing Director of Techstars in New York City. Serial entrepreneur, founder of Information Laboratory and GetGlue. Engineer, geek, complex systems addict, lover of running and yoga. Invest and help tech startups. He actively blogs about startups and venture capital at http://alexiskold.net.