← Techstars Blog

Só fundadores de série com conhecimento forte de domínio, e tração obtém financiamento rapidamente. Para a maioria dos fundadores, levantando uma rodada de investimento sede é muito mais trabalho, mas há um método para a loucura.

Muitas vezes escrevo aqui sobre o levantamento de capital. Capital permite que as startups possam ir mais rápido e gerar crescimento. No entanto, o aumento de capital não é simples, pelo menos para a maioria dos fundadores.

Vamos começar com o que é provavelmente o pior cenário – você é um fundador que esta sozinho, logo após a faculdade, com uma ideia em um espaço onde você não tem nada experiência. Ou seja, você não tem equipe, nem produto, nem tração, nenhuma experiência em geral, e nenhuma experiência nesse espaço especificamente.

Este caso extremo ilustra as razões pelas quais os investidores estão céticos – esta é uma situação de investimento muito arriscada. Ou seja, você pode ser brilhante, e você pode construir um negócio massivamente incrível, MAS esta claro que e uma aposta muito arriscada.

Investidores, particularmente os investidores anjo, procuram maneiras de reduzir o risco quando eles estão investindo em uma empresa. É por isso que os fundadores, que se financiam mais rápido são os que reduzem o RISCO DE INVESTIMENTO.

Abaixo discutimos os perfis dos fundadores que os investidores gravitam no seu entorno e tendem a investir em.

1. Fundadores de série

Você já sabe disso, mas vou dizer de qualquer maneira. O mundo não é justo.

Fundadores de série que já foram bem sucedidos são MUITO MAIS PROPENSOS a obter financiamento.

Eu já conheci muitos investidores que simplesmente não investem em fundadores que estão fazendo um negocio pela primeira vez. Eles não são pessoas más. Não é apenas uma parte da sua estratégia de investimento.

Quando esses investidores conseguem dinheiro do seus LPs (parceiros limitados, ou seja, investidores que dão dinheiro aos investidores), prometendo-lhes em seus decks que vão se concentrar apenas em empreendedores de serie. Isso não é diferente de um investidor dizendo que só vai se concentrar em cuidados de saúde ou que eles só vão investir em empresas de NYC. É uma estratégia de investimento, e como eu pessoalmente não acredito em investimento dessa forma, eu reconheço que é uma estratégia perfeitamente legítima.

Investir em fundadores de série com expertise de domínio faz sentido.

Em primeiro lugar, fundadores de série evitam cometer erros bobos em praticamente qualquer aspecto do negócio que os fundadores pela primeira vez fazem. Fundadores de série sabem intuitivamente o que não devem de fazer.

Eles sabem o que NÃO vai funcionar. Por causa disso, eles tendem a executar melhor, crescer empresas mais inteligentes, e obter um rendimento mais rápido. Nem sempre, mas essa é a percepção dos investidores.

2. Fundadores com o conhecimento de domínio

Quando você está começando um negócio em um espaço que você não sabe muito sobre isso, você está em uma desvantagem MASSIVA.

Pense nisso, quando você não sabe algo, você tem que estudá-lo. Para coisas como a física ou a assuntos internacionais, você vai para a faculdade. Você leva anos para aprender, e você tem que pagar para a sua aprendizagem.

Quando você começa um negócio em um espaço que você não estão familiarizado com, os investidores sentem que eles estão te pagando para você aprender o negócio. Isto é, você não está executando imediatamente, primeiro você está aprendendo.

Os investidores não são a sua mãe e seu pai; eles não querem pagar pela sua educação.

Os investidores estão atraídos a fundadores com o conhecimento de domínio. Investidores falam sobre o chamado ajuste fundador-mercado.

Por que esses fundadores estão fazendo este negócio? A resposta que os investidores estão procurando é – os fundadores conhecem muito bem o espaço e identificaram uma oportunidade. Os fundadores sabem que há uma oportunidade com base em seu bom conhecimento de domínio e anos de experiência no espaço.

3. Fundadores com tração

Enquanto seu negócio é apenas uma ideia, os investidores vão achar um 1 milhão de razões pelas quais ele não vai funcionar. Mas se você continua crescendo semana a semana, mês a mês, e crescer seu rendimento  e clientes, eventualmente, todas as objeções irão embora.

Os investidores não podem resistir o crescimento de financiamento. Os investidores não podem resistir a tração financeira.

Crescimento e tração são indicadores de um ajuste de mercado e produto.

Eles são indicadores de que o negócio está realmente funcionando. Se você fez um startup antes ou se você conhece o espaço ou não, já não importa. Crescimento e tração significa que você descobriu o segredo e está funcionando, por isso os investidores querem ir a bordo.

4. Fundadores com a experiência e network

Se você não é um fundador de série e não tem uma tonelada de experiência de domínio ou tração, você ainda pode obter financiamento, mas é MUITO MAIS DIFÍCIL.

Há um padrão na indústria, onde fundadores que saem de empresas de tecnologia como Google e Facebook obtém financiamento. Se você passou anos e se provou em um papel de produto ou de engenharia em uma dessas empresas Top Tech, os potenciais investidores tendem a te levar mais a sério.

Isso é porque você provavelmente vem recomendado de uma forte rede de ex-alunos desses lugares que podem atestar sobre você e apresentá-lo aos investidores. Por exemplo, você trabalhou com um dos fundadores cuja empresa foi adquirida. Quando essa pessoa te apresenta aos seus investidores, os investidores estarão prestando atenção.

De certa forma, essa dinâmica não é muito diferente de se formar de uma escola de nível superior. Você se inclina em uma forte rede e alavanca as suas conexões para obter uma introdução aos investidores.

5. Orientados pela missão, Founders intelectualmente honestos

Alguns fundadores claramente destacam do resto. Você pode perceber o quão fixados eles são. Estes fundadores não vão embora e não vão desistir, não importa o quê. Os investidores muitas vezes se referem a esses fundadores como Conduzido pela missão.

Além de ser orientados pela missão, estes fundadores estão profundamente autoconscientes e intelectualmente honestos. Eles são socráticos e introspectivos.

Fundadores orientados a sua missão estão em uma viagem de descoberta. Eles têm um norte verdadeiro, mas são flexíveis sobre o caminho específico que manda eles lá.

Eles irradiam poder e grandiosidade, e fora que possam ser jovens e inexperientes e precoces, eles conseguem convencer os investidores com sua mistura de entusiasmo e conhecimento. Fundadores orientados com a missão tem energia contagiante que atrai investidores. Os investidores decidem lançar os dados juntamente com estes fundadores.

Ao levantar capital, pensa sobre os tipos de fundadores que tendem a obter financiamento. Qual desses fundadores é você?

Este blog foi traduzido por @SamyRusso


, ,


Alex Iskold
(@alexiskold) Managing Director of Techstars in New York City. Serial entrepreneur, founder of Information Laboratory and GetGlue. Engineer, geek, complex systems addict, lover of running and yoga. Invest and help tech startups. He actively blogs about startups and venture capital at http://alexiskold.net.