← Techstars Blog

Existem motivos que devem ser levados em conta para você passar um final de semana fora da sua “vida normal”, ainda mais quando se trata de um evento pago e com um formato que você não conhece. Vamos listar alguns destes motivos:

1 – Sair da zona de conforto

Durante o Startup Weekend você vai realizar atividades que não está acostumado, coisas como apresentar uma ideia em público, parar pessoas no meio da rua para validar um conceito, ou testar uma solução. Além disto, vai  precisar fazer atividades como ajudar pensar layout, definir cores, ou em que lugar fica melhor um botão no app, decidir se aquela sequência de tela é melhor que está, mesmo você não tendo nada de afinidade com este tipo de vivência. E em outra hora você vai pensar no modelo de negócio, ou na melhor forma de apresentar o resultado final.

2 – Networking

Você vai encontrar pessoas que estão iniciando negócios, outros que já tem negócios bem sucedidos. Algumas destas pessoas vão passar a fazer parte de sua rede, e com algumas delas você vai criar parcerias e, em alguns casos, até sociedades. Os mentores e organizadores, mesmo depois do evento, vão estar sempre próximos e disponíveis para um café e um bate-papo.

3 – Inspiração

Você vai ouvir histórias e viver fatos que vão te inspirar a querer fazer um pouquinho mais que o que você faz em um dia normal. E para algumas pessoas, a inspiração vai estar em você!
Histórias como a de Tallis Gomes, que ao se encaminhar para o Startup Weekend RJ em 2011, teve dificuldades em conseguir um taxi e daí surgiu a ideia do Easy Taxi, que ficou em quarto lugar no evento e hoje está em mais de 40 países.

4 – Competição

Rola uma competição, todos vão querer ganhar, isto faz parte da dinâmica, mas não ganhar não limita o que sua equipe pode fazer quando as 54 horas acabarem. Há vários cases de sucesso de startups que nasceram no Startup Weekend e que não ganharam em sua edição.

5 – Perks, muitos perks

Perks são brindes que você ganha por participar do Startup Weekend, são mais de 70 perks, só pra citar alguns: Domínio e hospedagem de um site, $ para aquisição de alguns serviços como logo, video de apresentação da startup, e uma infinidade de serviços que podem ser utilizados durante o evento, ou mesmo depois dele.

perks

6 – Visibilidade

Durante o Startup Weekend sua startup, com todos seus sócios, é cadastrada em uma plataforma mundial, nesta plataforma, além das startups estão presentes aceleradoras, mentores e investidores, que podem ter interesse pelo problema que você resolve e em algum momento de contactar. Sua startup continuando, é natural que ela apareça em mídias e eventos.

f6s
E depois do evento a gente te envia o link de mais algumas plataformas.

7 – Ecossistema

Você passa a fazer parte de um ecossistema de empreendedorismo, neste ecossistema você vai acessar eventos em que você pode apresentar sua startup, parceiros, possíveis investimentos, etc. Uma vez parte do ecossistema, você pode também organizar eventos como o Startup Weekend em sua região, colaborando para a melhora deste ambiente.
ecossistema
Agora é só você conferir se tem mais algum outro motivo! Depois me conta, ok?!

Robson Gomes