← Techstars Blog

Das dúvidas as idéias!

Se jogue

Ao chegar no Startup Weekend você vai encontrar muita gente desconhecida, não perca muito tempo, quebre o gelo e converse, diga por que você está ali. Aproveite a música, a comida e relaxe!

Você a chance de, em 1 MINUTO, apresentar uma ideia totalmente nova para você, inclusive. Mas, como apresentar essa ideia em tão pouco tempo?

Existem algumas dicas de como utilizar bem o tempo do seu pitch:

  1. Quem é você — 10 segundos
  2. Que problema você quer resolver — 20 segundos
  3. Qual a proposta de solução — 20 segundos
  4. O que você precisa — 10 segundos

Lembre-se, você já “comprou” sua ideia, este minuto é para fazer com que todos comprem-na também!

Um super time

Você conhece os perfis que compõem um Startup Weekend?

  1. Desenvolvedores: Engenheiros de software ou hardware, esta é a galera dos códigos, eles são muitos importantes não só na construção dos produtos, mas no julgamento da viabilidade tecnológica deste produto.
  2. Criativos: Designers, UX, Front-ends, etc… esta é a turma da experiência do usuário e que dá a “cara” do produto. Além da consepção de imagem, os criativos são ótimos em causar impacto nos clientes.
  3. Business: Desenvolvedores de negócio, Marketing, Vendas, Gestão, Estratégia. Essa galera é fera em entender sobre viabilidade de negócio, captação de clientes e validação de hipóteses. Quando bem sincronizados com os Desenvolvedores e Designers constroem coisas incríveis num final de semana!

Estes são os três perfis básicos de todo Startup Weekend, mas existem alguns eventos verticais como o Startup Weekend Education, Startup Weekend University, Startup Weekend Women, Startup Weekend Health, Startup Weekend Finance, Startup Weekend Games, Startup WeekendMakers, Startup Weekend Youth, etc… Nestes verticais é comum um 4º perfil focado nesta área de atuação.

No caso do University, Women e Youth são necessários aproximadamente 75% dos participantes que atendam o vertical, mas mesmo estes 75% são distribuídos nos três perfis básicos.

Como posso construir um bom time no Startup Weekend? Boas práticas, escolha pessoas com:

  1. Habilidades complementares: Divergência é uma das melhores armas da inovação. Pessoas com pensamentos diferentes vêem oportunidades diferentes num mesmo contexto, isto será super importante no fim de semana!
  2. Interesses claros e alinhados: Divergência é bom, mas sinergia é fundamental, serão 54 horas juntos, não esqueça de que ninguém joga sozinho quando está num time!
  3. Energia e entusiasmo: Você está empreendendo num final de semana, ter pessoas no time que prefeririam estar em casa deitado no sofá não adianta nada. Mantenha o ambiente de trabalho animado e propício à criatividade… work hard PLAY HARD!

Esteja disposto à trabalhar em equipe, seu time é tudo!

Controle seu projeto

  1. Brainstorm: Se o problema estiver identificado jogue todas as ideias sobre a mesa, sem restrições e sem absurdos, tudo pode ser usado na criação de algo incrível.
  2. Priorize: Ok tudo é válido, mas depois priorize o que é possível ser feito num final de semana! Você vai precisar mostrar um MVP (minimum viable product), ou seja, o mínimo necessário para você ter um modelo de negócio sustentável.
  3. Organize: Use técnica de resolução de “to-do lists” com frameworks como o Kanban. Mantenha sob controle o que está sendo feito no fim de semana!

Não perca tempo, faça o que tem que ser feito!

Que ferramentas devem ser utilizadas?

Durante as 54 horas você precisará cumprir alguns passos para alcançar um bom resultado, por exemplo, você vai precisar levantar hipóteses do seu negócio para validar com os potenciais clientes; sem isso você construirá algo que não tem aderência ao mercado. Algumas ferramentas são:

  1. Cronômetro: Marque tempo para todas as tomadas e decisão, evite discussões intermináveis. Você vai precisar trabalhar com performance, aprenda, construa, valide e mude rápido!
  2. Matriz: Tem uma matriz que é bem interessante para tratar urgências e importâncias. Faça uma matriz 2×2 (duas linhas e duas colunas) cruzando as informações Não-Urgente, Urgente vs. Não-Importante, Importante. Desta forma tudo que for feito será categorizado com duas destas informações, obviamente o que for (Não-Urgente, Não-Importante) é menos relevanta do que o (Urgente, Importante).
  3. Scrum: Se você conhece a metodologia scrum sabe que sua base são as entregas de valor, logo você pode transformar suas 54 horas numa Sprint. Cuidado para não burocratizar o processo; se ficar complicado fique com o quadro de “to-dos”.
  4. Voto: Use a técnica do voto romano, ou seja, “quem é à favor levanta a mão”. Se der a maioria, ok, se não, muda!
  5. Canvas: Você pode utilizar o Lean Canvas ou o Business Model Canvas, mas lembre-se, o Canvas não pode ser um impedimento para a evolução do negócio nas 54 horas. Use-o com moderação! Existe alguns canvas online que podem facilitar no preenchimento, eu sugiro o BMFiddle.
  6. Ferramentas da Global Startup Battle.
  7. Cursos do Startup Weekend: Lean Customer Development Parte 1Lean Customer Development Parte 2Lean Customer Development Parte 3 eLean Customer Development Parte 4
  8. Outras ferramentas disponíveis.

Não deixe de olhar para essas ferramentas, elas não são obrigatória, mas ajudam muito durante todo o Startup Weekend.

Valide todas as suas idéias

Precisa construir ou refinar um MVP?

Você acha que não, SIM, VOCÊ PRECISA, mas não sabe ainda!

Capte ideias por diversos meios:

  1. No time: Faça brainstorms, o seu time tem muitas respostas que o negócio precisa.
  2. Entrevistas: Aqui você pode fazer testes A/B com potenciais clientes, usar redes como facebook e twitter, benchmarking para descobrir o que tem sido feito de forma semelhante ou através de captação de contatos de potenciais clientes que pagariam pelo seu produto.
  3. Outros times: Utilize todo network que o evento dispõe para validar hipóteses e adquirir feedback de outros times.

Só assim você poderá criar ou refinar seu MVP!

O roadmap do Startup Weekend

O que você pode fazer para obter sucesso no evento?

Sexta-Feira

  1. Levante informações do que será seu MVP
  2. Identifique potenciais clientes
  3. Defina metas para algumas entregas no final de semana

Sábado

  1. Refine o MVP
  2. Obtenha informações do seu mercado
  3. Inicie o desenvolvimento, comece pelos protótipos
  4. Vá para a rua validar hipóteses com seus clientes
  5. Faça gráficos com as informações obtidas e como seu negócio se torna sustentável
  6. Continue aprendendo, mudando e construindo

Domingo

  1. Inscreva-se no survey, não esqueça!
  2. Consolide suas validações
  3. Obteve fãs ou clientes?
  4. Analise suas estratégias
  5. Finalize o modelo de negócio
  6. Construa e pratique seu Pitch
  7. Finalize o desenvolvimento
  8. Faça os últimos testes
  9. PITCH TIME!

Apresentações do Domingo

Você será avaliado nos seguintes critérios:

  1. Execução: O que você fez como MVP?
  2. Validação e Modelo de Negócio: A estratégia de captação de cliente, aderência ao mercado e crescimento sustentável fazem sentido? Quantas pessoas se interessaram pelo produto? Quantas estão dispostas a pagar?
  3. Experiência do Usuário: O que foi construído atende a proposta? Como se dá a interação do usuário com o produto?

Dicas úteis

  1. Foque no seu MVP, não só no produto, mas no negócio em volta dele!
  2. Todo número precisa ser justificado, ninguém tem o mundo como mercado!
  3. Toda demonstração offline, não dependa da internet!
  4. Teste a tecnologia, aprenda rápido e corra contra o tempo!
  5. Tenha no máximo dois apresentadores!

QUER PARTICIPAR DE UM STARTUP WEEKEND?

Esta é sua chance!

Obrigado por se inscreverem e participarem! Sejam bem-vindos à família do Startup Weekend, espero que esta experiência mude sua vida como mudou a minha e que contribuam de alguma forma na conquista dos seus objetivos. Espero vê-los em algum Startup Weekend, como participante, organizador, mentor, juiz ou facilitador!

Saiba Mais

 

Texto escrito por em 22 de março.


,


Tainan Fidelis