← Techstars Blog

O mercado brasileiro de startups está ficando cada vez mais maduro. Hoje em dia temos vários exemplos de startups brasileiras que receberam investimento significativo de fundos locais ou gringos, e pelo jeito esta tendência vai continuar. Uma grande tendência que também está bastante presente no mercado brasileiro são as competições de startups. São várias delas, algumas oferecendo apoio financeiro e benefícios em serviços como prêmios, outras investimento. Mas será que vale mesmo a pena participar desses eventos? Claro que sim!

São vários os modelos de competições: de startups, aplicativos, hackathons, competições de elevator pitch, de programação, etc. Mas, além do prêmio, o que uma startup ganha ao participar desses eventos?

TESTE O POTENCIAL E DÊ VISIBILIDADE PARA SUA IDEIA

Um evento de startups é um ótimo lugar para testar o potencial do seu produto, e seu próprio potencial, já que terá que apresentar seu pitch diante do júri e dos participantes. Após a apresentação, não deixe de conversar com cada membro do júri para ter um feedback pessoal sobre seu produto e apresentação.

Ao se apresentar em uma competição você estará expondo sua ideia para o mundo. Aproveite para analisar a reação das pessoas perante seu pitch. Seu produto atraiu olhares? Como foi a recepção com o público após a apresentação? Utilize essas informações para melhorar seu produto, pitch e slide deck.

COMO APROVEITAR A EXPOSIÇÃO?

Os prêmios dessas competições geralmente não são o suficiente para sustentar sua startup por 5 meses, mas ele vem com benefícios que podem durar muito mais. Caso seja vencedor em uma competição, sua startup será exposta à mídia. Aproveite este momento para divulgar seu produto e seus planos de investimento, entre imediatamente em contato com os principais blogs do segmento e ofereça disponibilidade para entrevistas. Aproveite o bom momento para realizar parcerias e não deixe de divulgar o novo prêmio em seu site.

NETWORKING COM AS PESSOAS CERTAS

Muitos empreendedores menosprezam o real valor dessas competições, mas eles não se lembram de sua arma mais forte, o networking. Aproveite o tempo e exposição que você terá durante o evento para fazer o networking com as pessoas certas. A competição real está lá fora, e o networking inteligente pode gerar muitos benefícios para sua startup, mesmo se não ganhar a competição. Vença a timidez, certifique-se de que você conversou com o máximo de pessoas possível e seus contatos durarão mais que o prêmio.

ENCONTRE SEU PRÓXIMO FUNCIONÁRIO

Como está a sua equipe? Será que seu time atual é o ideal para sua startup? Independente da sua resposta, participar de competições de startups é ótimo para conhecer pessoas interessadas no ecossistema empreendedor. Siga nossa dica acima de networking, mas também pratique o networking específico, conhecendo profissionais competentes que podem um dia se juntar a sua equipe. Se durante o evento existir também uma competição de programação, melhor ainda! Participe ou fique por perto para conhecer os mais qualificados para seu negócio.

Então não conseguiu ganhar o prêmio? Não fique triste, você certamente aprendeu bastante só de subir no palco e apresentar seu produto. O fracasso está presente na vida de todos os empreendedores, lado a lado com o aprendizado. Lembre-se de seguir os passos acima para que o verdadeiro prêmio não seja apenas o dinheiro oferecido. Outra dica importante é para os tímidos: pratique bastante seu pitch e fique preparado para as perguntas. A timidez pode matar sua apresentação e prejudicar seu networking.

Boa sorte!

Fonte: Webholic.com.br

Tainan Fidelis