← Techstars Blog

O que é Startup Weekend, pra começar?

Startup Weekend é um evento de 54 horas que mostra, na pele, como é criar e rodar uma ideia de startup. Ele acontece em mais de 100 países pelo mundo toda semana. Cerca de 100 pessoas da comunidade local de startups se juntam para expor suas ideias, formar times e colocar tudo isso para funcionar.

Por que realizamos o Startup Weekend?

O objetivo de inovar o modelo de empreendedorismo é colocar as pessoas em contato com métodos que podem ajudá-las a serem mais inovadoras e agirem como “donos” todos os dias. Na maior parte do tempo isso significa ter a atitude para começar algo, explorar uma ideia sem pedir permissão e construir coisas que as pessoas realmente querem.

O que as pessoas aprendem em um Startup Weekend?

Eu posso fazer qualquer coisa em 3 dias.

A experiência de criar algo novo em apenas três dias ajuda os participantes a perceberem o quanto é possível ser feito com tempo e recursos limitados. Os prazos curtos impulsionam a ação e colocam o foco em construir, medir e aprender, diferentemente de uma sessão típica de “brainstorming” ou uma reunião de planejamento. “Os participantes saem surpresos com o quanto eles foram capazes de alcançar dentro das limitações de tempo e dinheiro comparado com a forma usual de lançamento de novos projetos em suas empresas”, disse o co-facilitador e colaborador da Coca-Cola, Shane Reiser.

Precisamos priorizar mais o desenvolvimento do cliente do que o desenvolvimento de produto.

O conceito de validação de clientes é bastante reforçado durante o Startup Weekend. É importante validar um problema com os clientes antes de construir soluções, e os participantes são forçados a ter essa experiência em primeira mão tendo que ir para a rua e conversar com seus clientes. Após a validação do problema, os times rodam experimentos para provar ou refutar as maiores suposições. Muitos times descobrem a necessidade de pivotar para uma solução ou uma ideia totalmente nova depois de terem conversas com seus clientes e aprenderem por meio de experiências rápidas.

Há pessoas bem inteligentes por aí!

Também é poderosa a oportunidade de pessoas trabalharem em algo fora do escopo do seu trabalho diário e junto de pessoas com a mesma motivação, muitas das quais eles nunca viram antes. É criado um ambiente rico para que as ideias floresçam. O formato, ao mesmo tempo que competitivo, também é um espaço seguro onde as pessoas são livres para compartilhar ideias, explorar oportunidades e arriscarem. Todos estão focados em aprender e realizar algo, livres de uma agenda. Os talentos das pessoas emergem, não baseados na sua função ou cargo, mas nas habilidades e interesses, muitos dos quais abrangem muito mais do que usam em seu trabalho diário.

Albi Kohen foi ao seu primeiro Startup Weekend na Coca e viu vários benefícios que as técnicas do Startup Weekend podem trazer à maneira que as pessoas trabalham no dia-a-dia. “Nós devemos ser mais ágeis e flexíveis nas decisões que tomamos como companhia, focando não apenas em estratégia, mas em ações decisivas, e estarmos mais dispostos a tentar coisas e aprender com nossos erros”, diz Albi.

E depois?

Muitos dos times continuam a trabalhar em suas ideias. Mas o mais importante é que eles desenvolveram habilidades e novas conexões que, de uma forma ou de outra, vão levar para seus trabalhos. O potencial para novas ideias aumenta exponencialmente, propiciando um ecossistema favorável naquela comunidade.

Como você pode participar?

A edição de Maringá do Startup Weekend, o #SWMaringá, acontecerá de 10 a 12 de Julho, no Sebrae-Maringá/PR. Para se inscrever é fácil, clique aqui.

Texto traduzido e adaptado da postagem no blog da Coca-Cola: “What is Startup Weekend e How Can I Participate?



Tainan Fidelis