← Techstars Blog

Essa é a pergunta campeã dos participantes do Startup Weekend.

Mas eu vou falar da minha ideia genial para um grupo enorme de pessoas. Que garantia eu tenho de que ninguém vai roubar minha ideia?

Nenhuma!

Essa é a resposta mais sincera que podemos te dar.

electric-light-bulb-things-1271

Sua ideia nunca será um negócio de sucesso se você não vencer o medo de contá-la. Ao falar sobre sua ideia você recebe feedbacks, encontra pessoas que podem te ajudar e novas oportunidades que levam-na ao próximo estágio.

Como saber se ela realmente é boa se ninguém a ouviu e deu palpites? Por mais que seja sua ideia, sugestões externas são excelentes para você pensar em coisas diferentes e obter a primeira (in)validação.

É extremamente provável que já exista no mercado ideias similares em prática, tanto no Brasil quanto fora. Mas isso não é motivo para você desistir dela e pensar em outra. Na verdade, ideias similares já no mercado são o primeiro passo de sua validação. Mas o que vai garantir que você tenha sucesso sobre ela e outras que venham a aparecer (seja “roubada” de você ou não) é a execução. Esse é o principal diferencial. A forma como você vai desenvolver o modelo de negócio, ativar parcerias e disponibilizá-la ao mercado é o que vai fazer com que sua ideia alcance e até mesmo passe os concorrentes.

Se sua ideia realmente for a única do mercado é possível que tenha algo muito errado com ela, ou então seu espírito inovador é sensacional 🙂

No evento você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia, permitindo esse diferencial competitivo que as startups precisam. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro. É possível também após o evento o grupo se desfazer e as duas partes desejarem tocar a ideia simultaneamente porque ela realmente é muito boa!

Nossa dica para isso? Dedique-se muito para que sua execução seja melhor que a dos outros, busque conhecimento e desenvolvimento rápido e sustentável de sua ideia, tornando-a uma startup de sucesso!

Já se você não tem uma ideia de negócio mas tem muita vontade de empreender, aprender como criar uma startup e se inserir nesse ecossistema, não deixe de comparecer! O Startup Weekend não busca apenas ideias, mas sim grandes equipes para executá-las. Se você é fera em desenvolvimento, designer, comunicação ou qualquer outra área, participe e escolha a ideia que mais te agrada para trabalhar ao longo do final de semana.

Para empreender, mais importante que uma boa ideia é a vontade! Se você já tem a vontade, bora fazer dar certo!!

apple-bag-collaboration-154
Apresente sua ideia a amigos, familiares e desconhecidos. Desenvolva e apresente-a no Startup Weekend
Mariana Giorgiani