← Techstars Blog

FAQ3

Hello, startupers!

Estamos recebendo muitas perguntas na fanpage e no Sympla e, por isso, resolvemos responder aqui as dúvidas que mais comuns sobre tudo o que vai rolar nos três dias de Startup Weekend Floripa IoT.

Caso sua dúvida não esteja aqui, pode entrar em contato com a gente na fanpage do Facebook que iremos te responder assim que possível.

Que tipos de projetos são aceitos?

O Startup Weekend Floripa IoT incentiva que seus participantes criem startups voltadas para o mercado de Internet das Coisas e que conectem dispositivos à internet. Outro requisito é que os projetos estejam no estágio de ideia, pois o evento é voltado para novas ideias. Não serão aceitos projetos já iniciados.

Quem pode participar do Startup Weekend Floripa IoT?

O evento tem quatro perfis principais: desenvolvedores, makers, designers e negócios.

Desenvolvedores: São os desenvolvedores, engenheiros de softwares ou programadores. Eles têm o conhecimento para escrever códigos para construir aplicações, sites, sistemas, etc. Eles programam, codificam e testam as linguagens de programação.

Designers: São aquelas pessoas que vão fazer a comunicação da ideia por meio de imagens, textos, desenhos e apresentações. Eles têm habilidades técnicas em artes visuais, programas de edição de imagens, diagramação e, acima de tudo,eles têm muita criatividade.

Makers: São aqueles que colocam a mão na massa. No caso de Internet of Things, eles é que vão criar o objeto que será conectado à internet. Eles têm conhecimento técnico para trabalhar com Arduino, impressoras 3D, entre outros.

Negócios: No perfil de Negócios se encaixam profissionais de diversas áreas que desejam conhecer mais sobre o mundo das startups, tecnologia e da Internet das Coisas. Além disso, aqueles que queiram contribuir com as ideias e investir nelas também.

Essa divisão é feita para que as equipes de trabalho sejam mescladas com os diferentes perfis de participantes.

Qual é o formato do evento?

O SW Floripa IoT começará na sexta-feira (27/5) e os potenciais empreendedores apresentam as suas ideias de negócio e depois são formados times para trabalhar durante todo o fim de semana para criarem uma nova startup. No sábado o evento começa às 8h da manhã e as equipes terão apoio de mentores, especialistas e empreendedores de sucesso o dia todo. A ideia de negócio será apresentada aos jurados, no domingo, que darão feedbacks e sugestões aos empreendedores. Ganha quem conseguir desenvolver uma ideia com um modelo de negócio interessante e criar mais durante as 54 horas. A programação completa está publicada em nosso site oficial: bit.ly/SWFloripaIoT

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Quem serão os mentores e jurados?

Todos os mentores e jurados serão apresentados antes do evento na nossa fanpage do Facebook e no site oficial. Fique ligado!

Será fornecida alimentação?

O evento fornecerá um coffee break na sexta; café da manhã, almoço, coffee break e jantar no sábado e café da manhã, almoço e coffee break no domingo. Para aproveitarmos melhor o tempo, todas as refeições serão feitas no próprio local.

O que preciso levar para o evento?

Ingresso impresso, notebook, cartões de visita, modem 3G (caso possua), cabos de rede, extensões de tomada e multiplicadores, adaptadores de pinos para tomada e muita criatividade!

Quais os hotéis mais próximos do local do evento?

  1. Hotel Maria do Mar – 2,5km do local
  2. Hotel Sesc de Cacupé – 3km do local

Até o evento, o que devo fazer?

  • Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.
  • Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation, Business Model Canvas, Lean Startup e Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia.
  • Faça networking!

Temos uma página no Facebook (www.facebook.com/swfloripa), onde incentivamos a integração prévia entre os participantes. Acompanhe também nosso blog na página oficial do evento (bit.ly/SWFloripaIoT).

Luis Fernando Franzoi Luis Fernando Franzoi
(@luis_franzoi) Formado em Produção Publicitária pela Universidade do Vale do Itajaí com experiência em Comunicação, Marketing e Design. Especialista na criação e concepção de layouts, desenvolvimento de marcas, edição de imagens, produção de materiais gráficos, animações e peças publicitárias. Atualmente coordena a área de Marketing e Comunicação de uma empresa de tecnologia. Além disso, é aspirante a empreendedor, apaixonado por inovação e integrante de dois projetos vencedores de Startup Weekends realizados em Florianópolis – Santa Catarina.