← Techstars Blog

1)  Que tipos de projetos são aceitos?
Projetos que estejam no estágio de ideia. O evento é para novas ideias… Por isso não serão aceitos projetos já iniciados. Como um dos objetivos do Startup Weekend é aprender a desenvolver bons modelos de negócios, não recomendamos projetos for fun ou filantrópicos.

2) Qual a diferença de um Startup Weekend Maker para um Startup Weekend convencional? 

A principal diferença é que em um Startup Weekend Maker só são aceitas ideias que envolvam hardware, eletrônica e robótica. A proposta do evento é que ao longo do final de semana seja desenvolvido um protótipo de hardware e seu modelo de negócios.

3) Quem pode participar do Startup Weekend UNIFEI?
Internacionalmente, o evento tem três públicos principais: desenvolvedores (qualquer pessoa apta a escrever código), designers (pessoas que consigam desenhar interfaces), audiência de não-tecnicos (gerentes, administradores, especialistas em finanças, engenheiros, arquitetos etc.) e pela primeira vez no Brasil os Makers (pessoas com conhecimento em arduino, robótica e desenvolvimento de hardware). Esta divisão tem o principal objetivo de misturar perfis e formar grupos com pessoas de perfis diferentes e complementares. *O bacana é que no Sul de Minas temos um perfil híbrido, isso quer dizer que muitos dos participantes têm o perfil técnico e de negócios ao mesmo tempo. Viva a rota tecnológica!

4) Posso levar minha atual startup para o Startup Weekend Maker UNIFEI?
Se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos. Lembramos que o evento é para novos projetos, isso significa que as pessoas não vêm representando um negócio em si, mas novas ideias.

5) Já tenho um protótipo da minha ideia, posso levá-la para o Startup Weekend Maker UNIFEI?

Não, todos os protótipos devem ser iniciados no final de semana do Startup Weekend. Mas recomendamos fortemente que você participe do evento para ter novas ideias, conhecer novas pessoas e começar novos projetos.

6) Como funciona propriedade intelectual no evento?
Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro.

7) Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?
Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

8) Não conheço ninguém que irá no evento. Ficarei sem equipe? 

Não, nós garantimos que todos os participantes do evento estarão em equipes desde a sexta-feira, primeiro dia do Startup Weekend. E que bom que estará vindo sozinho, essa será uma oportunidade impar de interagir com novas pessoas. =)

9) Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?
Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time com perfil complementar. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

9) Será fornecida alimentação?
Toda a alimentação ao longo dos três dias estão inclusas no preço do ingresso.

O evento fornecerá um welcome coffee na sexta; café da manhã, almoço e jantar no sábado e café da manhã, almoço no domingo. Todas as refeições serão realizadas na praça de alimentação que organizamos para vocês.

10) O que preciso levar para o evento?
– Notebook (essencial para trabalhar)
– Cartões de visita (networking!) – se tiver…
– Extensões de tomada/multiplicadores (aka “T”)
– Adaptadores de pinos para tomada
– Se você é um Maker e possui arduinos e componentes, recomendamos que traga para o evento tudo o que possuir para que assim tenha maiores possibilidades. (Disponibilizaremos Arduinos e componentes, porém caso você possua recomendamos que traga)

11) O que será disponibilizado para os Makers? 

A lista completa de tudo o que disponibilizaremos para a construção dos protótipos pode ser encontrada nesse link:

Se você tem alguma outra dúvida que não foi respondida aqui, nos procure pelo facebook através da página do Centro de Empreendedorismo UNIFEI (https://www.facebook.com/ceuunifei) ou então pelo email ceu.unifei@gmail.com  

Um grande abraço!

Equipe Startup Weekend Maker UNIFEI. 



Gabriella Sant Anna