← Techstars Blog

Olá pessoal!

Muitas pessoas estão com dúvidas sobre o formato do Startup Weekend Vale do Aço e como tudo vai acontecer nos três dias de evento. Esse F.A.Q será uma boa oportunidade para você ficar por dentro e se preparar para um dos melhores finais de semana da sua vida.

Se sua dúvida não foi respondida aqui fale conosco pelo valedoaco@startupweekend.org

Para começar, que raios é uma STARTUP?
Existem vários termos por aí. Se você der um Google vai se deparar com vários, porém, para o Startup Weekend, um conceito legal e que utilizamos é esse abaixo:

Um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Que tipos de projetos são aceitos?
O Startup Weekend Vale do Aço incentiva seus participantes a criarem novos modelos de negócio. A tecnologia deve estar presente no seu projeto, o que vai facilitar que sua startup tenha escala, por isso não vale ser uma empresa tradicional. É um requisito também que os projetos estejam no estágio de ideia. O evento é para novas ideias. Não serão aceitos projetos já iniciados. Como um dos objetivos é aprender a desenvolver bons modelos de negócio, não recomendamos também projetos filantrópicos.

Quem pode participar do Startup Weekend Vale do Aço?
O evento tem três públicos principais: desenvolvedores (qualquer pessoa apta a escrever código), designers (pessoas que consigam desenhar interfaces) e audiência de negócios (gerentes, administradores, especialistas em finanças). Esta divisão tem o principal objetivo de tornar os times que serão formados homogêneos em termos de perfil de participantes.

Não sou empreendedor, posso participar mesmo assim?
Claro, e quem sabe ao final do evento você descubra que você tem sim um lado empreendedor? Acreditamos que empreendedores vai muito além de criar empresas.

Posso levar minha atual startup para o Startup Weekend Vale do Aço?
Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

Como funciona propriedade intelectual no evento?
Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como empresa no futuro.

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?
Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?
Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

O evento possui estacionamento?
Até então não. Como vamos para uma Faculdade, o espaço de estacionamento está reservado para os alunos. Mas faremos o possível para que no sábado e domingo esse estacionamento seja liberado para todos.

Podemos virar a noite na Faculdade Única?
Até então não. O horário oficial de término é às 22h (sala oficial de trabalho) e 23h (salas de aula) na sexta-feira e sábado. Porém, se o espaço for liberado para ficarmos até mais tarde, iremos anunciar no próprio dia.

Será fornecida alimentação?
O evento fornecerá um coffee break na sexta; café da manhã, almoço e lanche reforçado no sábado e café da manhã, almoço e coffee break no domingo. Para aproveitarmos melhor o tempo, todas as refeições serão feitas no próprio local do evento nos horários estabelecidos em nossa programação.

O que preciso levar para o evento?
– Ingresso (pode ser no celular mesmo)
– Laptop (essencial para trabalhar, caso possua)
– Cartões de visita (networking!)
– Modem 3G (caso possua)
– Extensões de tomada/multiplicadores (aka “T”) (caso possua)
– Adaptadores de pinos para tomada (caso possua)

O evento tem premiação? O que é?
Isso será uma surpresa a ser divulgada no domingo. O que eu posso dizer é que neste ano essa premiação está SENSACIONAL!

Como devo apresentar minha ideia?
Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto (um minuto!) para apresentar uma ideia de negócio. Recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

5-10s – Quem é você?
10-20s – Qual o problema que você tenta resolver?
10-20s – Qual a solução que você propõe para este problema?
5-10s – Quem você precisa para se juntar a você?
Qual a programação do evento? Que hora começa? Que hora devo chegar?
O credenciamento tem início às 18h00 no dia 21/02 e o evento tem início às 18h45. Seguiremos rigidamente estes horários.

Até o evento, o que devo fazer?
Recomendamos que você:
– Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.
– Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.

Quem apoia e patrocina o Startup Weekend Vale do Aço 2017?
Essa é bem legal de responder! São empresas e instituições inovadoras da nossa região, veja só:

  • Patrocínio
    Usiminas
    Fomedemais
  • Apoio
    Sebrae
    SEDECTES (Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior )
    Minas Digital
    Aciati CDL Timóteo
    CEFET-MG
    Faculdade Única
    Rede Doctum de Ensino
    Unileste
    Quem realiza o Startup Weekend Vale do Aço 2017?
    A comunidade de empreendedores/Startups da região do Vale do Aço, Compartilhar.Bootcamp Startup Weekend
    Essa é uma novidade especial que estou falando aqui em primeira mão. Em breve vamos divulgar um Bootcamp bem legal, para conversarmos pessoalmente e apresentar alguns conceitos básicos do Startup Weekend. Será uma manhã no Unileste. A data certinha vamos divulgar EM BREVE! E não se preocupe, se você já comprou ingresso para o SW, seu ingresso do Bootcamp não será cobrado.
Luciano Leão