← Techstars Blog

Imagine uma rede absurdamente grande de coisas conectadas à internet, com acesso às suas informações e preferências. Carros, lâmpadas, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e tudo o que você utiliza no seu dia a dia, interagindo com seus dados e entregando soluções totalmente personalizadas para você, com base nas suas informações. Não, não estamos falando de futuro. Isso já é realidade!

Enquanto você lê este artigo, mais de 4,8 bilhões de objetos funcionam conectados à internet e a previsão é de que até 2020, esse número chegue a 50 bilhões, segundo a gigante Cisco.

A Internet das Coisas (IoT) extrapolou os limites da tecnologia tradicional – computador, smartphone, tablet – e ampliou o alcance da conectividade para além destes dispositivos. Agora, objetos físicos se comunicam com o ambiente externo por meio da internet e da conectividade com as nuvens.

No transporte, a Internet das Coisas poderá acelerar o fluxo de tráfego, reduzir o consumo de combustível, programar automaticamente o reparo de veículos, além de outras inúmeras possibilidades. Nas redes elétricas, a IoT tem a capacidade de melhorar a confiabilidade do sistema, uma vez que seus consumidores são cobrados com base na eficiência da operação que pode ser monitorada em tempo real.

Grandes marcas como Samsung, Dell, BMW, Nike, entre outras, já estão investindo muito na IoT que promete revolucionar o modo como vivemos hoje e, por isso, os empreendedores devem estar ligados nesse conceito.

Resumidamente, ”Internet of Things” (ou “Internet das coisas”, em português) é o termo utilizado para uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar itens que utilizamos em nosso dia a dia à internet (eletrodomésticos, relógios, automóveis, roupas, entre outros).

Quer saber mais?

Clique aqui e assista ao vídeo feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que explica o conceito de Internet of Things.

Luis Fernando Franzoi Luis Fernando Franzoi
(@luis_franzoi) Formado em Produção Publicitária pela Universidade do Vale do Itajaí com experiência em Comunicação, Marketing e Design. Especialista na criação e concepção de layouts, desenvolvimento de marcas, edição de imagens, produção de materiais gráficos, animações e peças publicitárias. Atualmente coordena a área de Marketing e Comunicação de uma empresa de tecnologia. Além disso, é aspirante a empreendedor, apaixonado por inovação e integrante de dois projetos vencedores de Startup Weekends realizados em Florianópolis – Santa Catarina.



  • Leandro M Costa

    TOP!! Parabéns pelo artigo Luis!