← Techstars Blog
Você sabe o que é uma Startup
Você sabe o que é uma Startup? #swcuiaba

O conceito mais clássico e literal de uma Startup seria: “grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza“.

Mais podemos simplificar é dizer que são “empresas ou negócios nascentes e inovadores, geralmente de base tecnológica“.

As Startups, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador.

Este modelo de negócios é a maneira como a Startup gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro.

Geralmente as Startups criam modelos de negócio altamente escaláveis, a baixos custos e que podem trabalhar em escala mundial.

Startups não são somente negócios de internet. Elas só são mais frequentes na internet porque é bem mais barato criar negócios online, do que empresas físicas como uma indústria.

Podemos citar como exemplos de Startups de sucesso no Brasil:

  • ZeroPaper
  • TruckPad
  • Conta Azul
  • Hand Talk
  • Easy Taxi
  • iFood
  • Entre outras.

Em Startups outra palavra que surge com frequência é investimento. Devido ao ambiente de incerteza em que é desenvolvido o negócio, até que o modelo certo seja encontrado, o investimento utilizado é de risco.

Mas existe uma série de investidores que buscam por empresas Startups para investirem, por isso o empreendimento que desenvolve uma boa ideia inicial possuiu mais chances de sucesso em encontrar investidores.

As Startups enfrentam vários desafios, pois se encontram em um campo de negócios arriscado e incerto, especificamente na sua fase inicial e por isso precisam ser financiadas de modos diferentes em cada fase do seu desenvolvimento.

Rodrigo Louzich