← Techstars Blog

O que eu preciso levar no Weekend?

  • Notebook com carregador, extensões e adaptadores
  • Cartão de visitas
  • Caderno para tomar notas
  • Energia (acredite, você vai precisar)
  • Ideias originais
  • Muita vontade de empreender

Quem pode participar do Startup Weekend Cajazeiras?

O evento tem três públicos principais: desenvolvedores (qualquer pessoa apta a escrever código), designers (pessoas que consigam desenhar interfaces) e audiência de negócios (gerentes, administradores, especialistas em finanças). Esta divisão tem o principal objetivo de tornar os times que serão formados homogêneos em termos de perfil de participantes.

Como funciona o Startup Weekend Cajazeiras?

O primeiro dia do Startup Weekend Cajazeiras (sexta-feira) está reservado para o “pitch-fire”, sessão rápida de pitch em que você terá 60 segundos para chamar a atenção com sua ideia.  Você não vai ter tempo para fazer uma apresentação formal com slides, então foque na sua ideia e tente recrutar as pessoas com sua ideia original e sua energia.

O formato recomendado para o pitch é o seguinte:

  • Apresentar-se e contar um pouco da sua história (5-10 segundos)
  • Identificar o problema que você pretende resolver (10-20 segundos)
  • Explicar o produto e como ele resolve o problema (10-20 segundos)
  • Identificar quem você precisa na sua equipe (desenvolvedor, designer, etc.) (5-10 segundos)
  • Inventar um nome para a sua startup para que os participantes e os organizadores possam anotar

Após os pitches, haverá um tempo para trocar ideias e os participantes votarem nas que mais chamaram sua atenção, as mais votadas serão implementadas durante o Weekend. Se você apresentou um pitch recomendamos monte sua equipe com pessoas que possuem as mais variadas habilidades. Se você não apresentou nenhuma ideia ou teve problemas em recrutar pessoas para sua ideia, procure outras pessoas que apresentaram um pitch que você achou interessante.

Haverá duas sessões de mentoria, uma no sábado e outra no domingo de com mentores experientes.  Esses mentores estarão presentes para ajudar você e o seu time tirar a ideia do papel.

No domingo à tarde todas as equipes apresentarão o projeto final para uma banca de jurados.  As três equipes que convencerem os jurados do potencial de sua startup vence.

Vi que haverá atividades em equipe. Precisamos levar amigos ou as equipes serão formadas no dia?

As formações de equipes e ideias acontecem no local, venha com o seu computador e muita sede de fazer novas startups. Após os pitches, cada participante vota nas 3 ideias que mais gostou. As ideias mais bem votadas são selecionadas para a formação de equipes. Se a sua ideia não for selecionada, tudo bem. Você deverá procurar uma equipe para fazer parte. Se a sua ideia for selecionada, você terá de recrutar outros participantes que querem participar no desenvolvimento e querem ver o seu produto no ar. Esta é uma maneira ágil de formar times. Ou seja, não é uma forma de excluir participantes. A partir disso, os times estão formados e é hora da mão na massa!

Já tenho uma startup, posso levar para o Weekend?

Não é permitido “inscrever” startups já existentes no Weekend, porém encorajamos você a trazer novas ideias para o Weekend.  Se você quiser conhecer gente nova, trocar ideias e trabalhar em equipe para montar uma startup em um fim de semana, então o Startup Weekend Cajazeiras é o evento ideal para você!

Não tenho time, conseguirei encontrar um no Startup Weekend?

Sim, essa é a ideia do Startup Weekend. Pessoas que não se conhecem formam um grupo para desenvolver a ideia que mais gostaram durante o pitch fire. Não se preocupe, você não estará sozinho!

Até o evento, o que devo fazer?

  • Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.
  • Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.
  • Faça networking! Temos uma página no Facebook (http://www.facebook.com/swcajazeiras), onde incentivamos a integração prévia entre os participantes.

Por que devo pagar para participar do Startup Weekend?

Os organizadores, staffs, mentores e juízes fazem um trabalho voluntário, mais ainda assim há custos. Precisamos pagar a alimentação do evento, material gráfico para divulgação, crachá, custos com material a ser utilizado no evento, limpeza,  transporte e hospedagens dos mentores e apoiadores que vêm de fora, entre outros. A inscrição no Startup Weekend não é quase nada. Afinal, quanto vale a sua ideia?

Robson Lins