← Techstars Blog

Mão na massa

Alguma vez você já desmontou alguma coisa e ficou tentando montar? Acho que todo mundo já fez isso pelo menos uma vez na vida, tentando montar um brinquedo, arrumar um aparelho eletrônico ou só para entender como funciona.

Então, de alguma forma, todos nós temos um pouquinho do espírito do Movimento Maker que nasceu nos Estados Unidos, em meados de 2005, quando a Make Magazine publicou a ‘Bíblia do Movimento Maker’.

O movimento é uma extensão mais tecnológica e técnica da cultura Faça-Você-Mesmo – ou Do-It-Yourself (DIY, em inglês). Ou seja, eles acreditam que todo mundo pode construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos com suas próprias mãos. E, com tanta tecnologia disponível no mundo todo, fica cada vez mais fácil se tornar um Maker.

Atualmente, milhares de pessoas já fazem parte do Movimento Maker e muitas empresas já adotaram esse novo jeito de trabalhar. No mercado do empreendedorismo os makers estão ganhando cada vez mais espaço, pois as pessoas estão criando novas empresas a partir de produtos que nasceram de seus projetos pessoais.

Um dos grandes exemplos da cultura Maker é a indústria dos computadores pessoais que teve sua origem no Homebrew Computer Club (Clube dos Computadores Caseiros) onde Steve Jobs e Steve Wozniak apresentaram, pela primeira vez, o Apple I.

Muitos estudiosos e pesquisadores acreditam que o Movimento Maker será responsável pela próxima Revolução Industrial e, por isso, vem ganhando cada vez mais espaço. No Brasil, já existem vários grupos de Makers e a tendência é que isso só aumente. Agora as pessoas, as startups e as pequenas empresas não estão mais limitados a produção em pequena escala e de distribuição local.

Por esse motivo, os Makers são essenciais no Startup Weekend Floripa Internet of Things. Eles vão pôr a mão na massa para fazer as ideias inovadoras virarem realidade!

Quer saber mais? Clique aqui e aqui e fique por dentro do Movimento Maker.

Luis Fernando Franzoi Luis Fernando Franzoi
(@luis_franzoi) Formado em Produção Publicitária pela Universidade do Vale do Itajaí com experiência em Comunicação, Marketing e Design. Especialista na criação e concepção de layouts, desenvolvimento de marcas, edição de imagens, produção de materiais gráficos, animações e peças publicitárias. Atualmente coordena a área de Marketing e Comunicação de uma empresa de tecnologia. Além disso, é aspirante a empreendedor, apaixonado por inovação e integrante de dois projetos vencedores de Startup Weekends realizados em Florianópolis – Santa Catarina.