← Techstars Blog

Jaraguá do Sul abre inscrições para primeiro Startup Weekend brasileiro sobre Smart Cities

Evento disseminado em todo o mundo para prototipar negócios inovadores recebe novas ideias de 13 a 15 de maio na edição do Norte catarinense

Com apenas seis meses do sucesso da primeira experiência de imersão em criação de startups, o Startup Weekend Jaraguá está de volta e com inscrições abertas para lapidar negócios inovadores. Em sua segunda edição, de 13 a 15 de maio de 2016, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS), o Startup Weekend Jaraguá será o primeiro evento da série no Brasil com o tema Smart Cities (Cidades Inteligentes). As inscrições estão em http://bit.ly/swjaragua2016.

Ao longo de um fim de semana, empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas terão 54 horas para formar equipes, compartilhar ideias e projetar startups em torno de estruturas e negócios para cidades inteligentes. A primeira edição do Startup Weekend Jaraguá foi realizada em novembro de 2015, com 40 participantes.

A expectativa dos organizadores em 2016 é atrair projetos alinhados com o tema em áreas afins, como mobilidade, acessibilidade, sustentabilidade, redes de energia inteligentes, controles meteorológicos, prevenção de catástrofes e outras que possam virar iniciativas empreendedoras. Entre os organizadores, o empresário Benyamin Fard diz que a escolha da temática Smart Cities integra o planejamento econômico e urbano de Jaraguá do Sul para os próximos anos, tendo a inovação tecnológica e a economia criativa como vetores de desenvolvimento sustentável para a cidade industrial do Norte catarinense.

“Jaraguá do Sul conta com muitas empresas especialistas em áreas como automação, TIC, hardware para a indústria, produção de energia e tecnologias sustentáveis. É um leque de vocações para desenvolver uma economia de alto valor agregado, para o território ser um provedor de soluções para cidades inteligentes e tornar-se, ele mesmo, uma delas”, ressalta o empreendedor.

Os participantes do Startup Weekend Jaraguá terão a oportunidade de apresentar seus projetos ao grande grupo, incluindo mentores especializados na temática principal, e deverão selecionar as melhores ideias para, em equipes, prototipá-las como startups.

O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em mais de 700 cidades em todos os continentes. Sem fins lucrativos, é realizado por voluntários e conta com patrocínio institucional global de gigantes como a Google, Amazon, IBM, Microsoft, Techstars, Coca-Cola, Fundação Kauffman e outras empresas.

Saiba mais na página SWJaraguá, no Facebook. Curta e compartilhe!Post Startup smart cities RGB

Benyamin Fard Benyamin Fard
(@benyfard) Entrepreneur, Specialist & Enthusiast on Sustainability & Innovation