← Techstars Blog

Até o final da noite desta quinta-feira (20), a organização do evento Startup Weekend recebe as últimas inscrições de desenvolvedores, engenheiros de software, programadores, designers e ilustradores que pretendem participar do evento realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro no Centro Integrado de Ensino (CIE) da Vila Aurora. O valor da inscrição é R$ 140 e a compra pode ser feita por débito online ou cartão de crédito neste link goo.gl/QTEzWz.

Segundo a gerente do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ângela Márcia de Souza, o evento, que conta com o apoio da gestão municipal, vai ter a presença de figuras importantes do cenário nacional. “A facilitadora que vai comandar o evento é treinada pela Google, o nome dela é Mycaelle Beza e vai trabalhar junto ao nosso time de mentores voluntários”, diz.

A Startup Weekend oferece a oportunidade dos participantes criarem empresas com base em ideias que partam de um problema que a sociedade ou comunidade possui. A partir do problema, os participantes precisam criar soluções em forma de negócios. Para isso, precisam da consultoria dos mentores e do aval da banca avaliadora.

“O trabalho de todos os envolvidos é ficar o tempo inteiro à disposição das equipes, orientando o desenvolvimento das ideias, ajudando a criação de empresas inovadoras durante os três dias de evento”, completa Ângela.

De acordo com a gerente, números divulgados pela Google estimam que 12% das ideias trabalhadas durante a Startup Weekend dão origem a empresas de sucesso.

Stefânia Pasqualotto, secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, ressalta a importância da Startup Weekend para o fomento da ciência, tecnologia e inovação no município e para a capacitação dos empreendedores. “Esse evento vai fortalecer ainda mais esse sistema e possibilitar que os empreendedores possam expor suas ideias e trabalhá-las junto aos mentores. Assim, nós teremos quase 100 pessoas altamente qualificadas em negócios de impacto. Outro ganho é o próprio networking, os participantes vão conhecer muita gente da área, da cidade e de fora”.

Além do envolvimento da Prefeitura e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti), a 1ª Startup Weekend de Rondonópolis conta com o patrocínio de 33 empresas e o trabalho de 30 mentores e organizadores voluntários.

Sidney Bernardo