Faça parte do ecossistema de SP

URGENTE!!! Coloque sua startup no mapa da inovação de São Paulo!

Lançamos hoje o mapa do Ecossistema de Startups, Empreendedorismo e Inovação da cidade de São Paulo. Ele fará parte de um portal que lançaremos ainda este ano, com o objetivo de ajudar empreendedores e startups a descobrirem tudo que a cidade oferece para quem deseja empreender.

~ Precisamos da sua ajuda para povoar o mapa ~
Coloque sua startup no mapa e copie seus amigos fundadores nos comentários!

Vamos mostrar que São Paulo tem uma comunidade forte! Vamos mostrar a cara da cidade que não para de crescer! Essa iniciativa é para vocês, é para a cidade que não é conduzida, que conduz!

#sampahub #saopaulostartups #founder2founder #011

https://mapme.com/startupsampa




StartUp Weekend Rondonópolis – Melhores momentos do evento

 




7 motivos para ir ao Startup Weekend

Existem motivos que devem ser levados em conta para você passar um final de semana fora da sua “vida normal”, ainda mais quando se trata de um evento pago e com um formato que você não conhece. Vamos listar alguns destes motivos:

1 – Sair da zona de conforto

Durante o Startup Weekend você vai realizar atividades que não está acostumado, coisas como apresentar uma ideia em público, parar pessoas no meio da rua para validar um conceito, ou testar uma solução. Além disto, vai  precisar fazer atividades como ajudar pensar layout, definir cores, ou em que lugar fica melhor um botão no app, decidir se aquela sequência de tela é melhor que está, mesmo você não tendo nada de afinidade com este tipo de vivência. E em outra hora você vai pensar no modelo de negócio, ou na melhor forma de apresentar o resultado final.

2 – Networking

Você vai encontrar pessoas que estão iniciando negócios, outros que já tem negócios bem sucedidos. Algumas destas pessoas vão passar a fazer parte de sua rede, e com algumas delas você vai criar parcerias e, em alguns casos, até sociedades. Os mentores e organizadores, mesmo depois do evento, vão estar sempre próximos e disponíveis para um café e um bate-papo.

3 – Inspiração

Você vai ouvir histórias e viver fatos que vão te inspirar a querer fazer um pouquinho mais que o que você faz em um dia normal. E para algumas pessoas, a inspiração vai estar em você!
Histórias como a de Tallis Gomes, que ao se encaminhar para o Startup Weekend RJ em 2011, teve dificuldades em conseguir um taxi e daí surgiu a ideia do Easy Taxi, que ficou em quarto lugar no evento e hoje está em mais de 40 países.

4 – Competição

Rola uma competição, todos vão querer ganhar, isto faz parte da dinâmica, mas não ganhar não limita o que sua equipe pode fazer quando as 54 horas acabarem. Há vários cases de sucesso de startups que nasceram no Startup Weekend e que não ganharam em sua edição.

5 – Perks, muitos perks

Perks são brindes que você ganha por participar do Startup Weekend, são mais de 70 perks, só pra citar alguns: Domínio e hospedagem de um site, $ para aquisição de alguns serviços como logo, video de apresentação da startup, e uma infinidade de serviços que podem ser utilizados durante o evento, ou mesmo depois dele.

perks

6 – Visibilidade

Durante o Startup Weekend sua startup, com todos seus sócios, é cadastrada em uma plataforma mundial, nesta plataforma, além das startups estão presentes aceleradoras, mentores e investidores, que podem ter interesse pelo problema que você resolve e em algum momento de contactar. Sua startup continuando, é natural que ela apareça em mídias e eventos.

f6s
E depois do evento a gente te envia o link de mais algumas plataformas.

7 – Ecossistema

Você passa a fazer parte de um ecossistema de empreendedorismo, neste ecossistema você vai acessar eventos em que você pode apresentar sua startup, parceiros, possíveis investimentos, etc. Uma vez parte do ecossistema, você pode também organizar eventos como o Startup Weekend em sua região, colaborando para a melhora deste ambiente.
ecossistema
Agora é só você conferir se tem mais algum outro motivo! Depois me conta, ok?!




Perguntas Frequentes – Startup Weekend Feira de Santana

Para você que vai participar do Startup Weekend Feira de Santana, postamos aqui algumas perguntas e respostas que podem lhe ajudar.

O que o Startup Wekend?

Startup Weekend é um evento de imersão, uma experiência incrível de tornar ideias em soluções. Os participantes trazem ideias, compartilham com os participantes, selecionam ideias, constroem equipes, trabalham para validar ideias e transformá-la em soluções para clientes, recebem orientações de mentores experientes e apresentam seus resultados para avaliadores. Depois é comemorar!

Que tipos de projetos de negócio são aceitos?

O Startup Weekend incentiva a criação de negócios de Startup, focados em solucionar problemas reais. Mas o que é uma Startup?

É um requisito também que os projetos estejam no estágio de ideia. Não serão aceitos projetos já iniciados. Como um dos objetivos é aprender a desenvolver bons modelos de negócio, você precisar provar que seu negócio pode gerar receitas e cobrir seus custos. Vale a criatividade para criar um modelo de negócios inovador, escalável e que resolva um problema real!

Quem pode participar do Startup Weekend?

O evento é destinado a empreendedores e entusiastas que objetivam mudar a realidade por meio de projetos inovadores. Os participantes são divididos em três categorias:

Desenvolvedor: Desenvolvedores, engenheiros de software, programadores, etc.

Designer: Designers de UX, UI, ilustradores, etc.

Negócios: Administradores, marketing, relações públicas e qualquer outro perfil não-técnico 

Esta divisão tem o principal objetivo de que os times que serão formados sejam homogêneos em termos de perfil de participantes.

Preciso ter uma ideia de negócio para participar do Startup Weekend?

Pedimos a todos os participantes que tragam novas ideias de negócios para startups. Se você tiver uma ideia, ótimo! Mas se você não tiver uma ideia, sua experiência será tão incrível quanto. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

 

Posso levar a ideia da minha atual startup para o Startup Weekend?

Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

Como funciona propriedade intelectual no evento? E se alguém roubar minha ideia?

Sua ideia nunca será um negócio de sucesso se você não vencer o medo de contá-la. Ao falar sobre sua ideia você recebe feedbacks, encontra pessoas que podem te ajudar e novas oportunidades que levam-na ao próximo estágio.

Algumas ideias similares a sua já podem estar em aplicação no mercado, nacional ou internacional. Não se esqueça de identificar outras iniciativas, eventualmente concorrentes ou parceiras, e já pensar em um diferencial competitivo.

No evento você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro.

Não tenho um time formado. Posso participar?

Claro, melhor ainda! A gente não só permite, como também incentiva que você participe do evento em uma equipe repleta de desconhecidos.

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?

Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

Será fornecida alimentação?

O evento fornecerá 7 refeições já inclusas no valor do ingresso, como café da manhã, almoço e coffee break. Não precisa sair para se alimentar, mantenha o foco no trabalho com sua equipe!

O que preciso levar para o evento?

Primeiro, muita disposição, entusiasmo e energia para fazer coisas incríveis. Mas traga outros itens também:

  • Ingresso impresso e documento de identificação com foto.
  • Notebook (essencial para trabalhar).
  • Cartões de visita (networking!).
  • Material para trabalho (papel, caneta, lápis, e o que for ajudar você a executar)

Caso leve seu notebook, garanta levar o que for precisar para sua utilização, como extensões, adaptadores de tomada, etc.

Como devo apresentar minha ideia?

Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto para apresentar uma ideia de negócio. De forma prática, recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch (mas não se restrinja a este formato, chame a atenção, seja você mesmo e faça o melhor pitch que puder):

  • 5-10s – Quem é você?
  • 10-20s – Qual o problema que você tenta resolver?
  • 10-20s – Qual a solução que você propõe para este problema?
  • 5-10s – Quem você precisa para se juntar a você?

A apresentação deste pitch é apenas oral, você não poderá utilizar nenhum tipo de apresentação.

Qual a programação do evento? Que hora começa? Que hora termina? Tenho que estar no evento o tempo todo

O credenciamento tem início às 18h00 no dia 25/11 (sexta-feira), chegue com pelo menos 10 minutos de antecedência. O evento termina às 21h00 no dia 27/11 (domingo). Este é um evento de imersão, de foco completo em tornar ideias em soluções, não agende outros compromissos durante dos dias do evento!

E confira a nossa programação!

Até o evento, o que devo fazer?

Recomendamos que você:

Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.

Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas (Canvas ou Tela de Modelo de Negócio) e Lean Startup/Running Lean (Startup Enxuta). Busque também informações sobre Validação de Negócios de Startups e Apresentação de Pitchs. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil. 




CHAMANDO TODOS OS EMPREENDEDORES! O que é Startup Weekend e como você pode participar

 

Primeiro, o que é Startup Weekend?

Startup Weekend já ocorreu em mais de 150 países ao redor do mundo, e acontece em vários finais de semanas ao longo do ano. É um evento de 54 horas para experimentar o como é para criar e lançar uma ideia de inicialização, colaborando em equipe e aprendendo com a experiência de realizar. Tudo em um final de semana de sexta a noite até domingo, uma experiência de imersão única com muita ação. Eles

O que as pessoas aprendem em um Startup Weekend?

Posso fazer qualquer coisa em 3 dias!

A experiência de criar algo novo em apenas três dias ajuda os participantes a perceber o quanto é possível com tempo e recursos limitados. O prazo apertado impulsiona ação e coloca o foco na construção, medição e aprendizagem, ao contrário de uma típica reunião de sessão de brainstorming ou de planejamento. No mínimo, os participantes ficarão surpresos com o quanto eles serão capazes de alcançar dentro das limitações de tempo e dinheiro em comparação com a maneira típica de novos projetos são iniciados. Permitir este empoderamento dos participantes em fazer muito com pouco, trabalhando em equipe, é um dos objetivos do Startup Weekend.

Temos de dar prioridade ao desenvolvimento do cliente ao longo do desenvolvimento do produto.

O conceito de validação com o cliente é enfatizada durante Startup Weekend. É importante validar um problema com os clientes antes de construir soluções, e os participantes são empurrados para esta experiência em primeira mão ao sair do local e conversar com seus clientes. Após a validação do problema, as equipes lançam experimentos para provar ou refutar as principais hipóteses. Muitas equipes descobrem a necessidade de pivotar para uma nova solução ou uma idéia completamente nova depois de ter conversas com seus clientes e de aprender através da experimentação rápida.

Tem pessoas muito inteligentes e empreendedoras por aí.

Também de grande poder é a oportunidade para as pessoas trabalharem em algo fora do seu dia-a-dia com pessoas de perfil empreendedor, muitos das quais não conhecem (ainda). Os participantes criam um ambiente rico de idéias para florescer. O formato, embora competitivo, é um ambiente seguro no qual as pessoas são livres para compartilhar ideias, explorar oportunidades e assumir riscos. Todo mundo está focado em aprender e realizar algo, livre de agendas. E ainda tem ajuda e orientação de mentores, pessoas com experiências técnicas e empreendedoras, que sentam com as equipes para debater os direcionamentos e provocar o pensamento inovador.

Como você pode participar?

Se inscreva no Startup Weekend FEIRA DE SANTANA !!!
Acesse https://www.facebook.com/StartupWeekendFeiraDeSantana/ ou http://feira-de-santana.up.co

(adaptado de http://www.coca-colacompany.com/coca-cola-unbottled/calling-all-entrepreneurs-what-is-startup-weekend-and-how-can-you-participate)




Vem aí o I Startup Weekend Feira de Santana

O Startup Weekend é um evento de imersão, uma experiência única para os participantes compartilharem ideias, formarem equipes e lançarem startups. Empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas são envolvidos em uma competição de startups que ocorre em 54 horas de muita ação e mão na massa.

Ao longo dos 3 dias de trabalho no final de semana, os participantes selecionam ideias, formam equipes, recebem apoio de mentores, criam e validam seu negócio, desenvolvem um protótipo e apresentam para uma banca de avaliadores. É o ambiente para aprender e vivenciar a experiência de criar seu negócio.

O Startup Weekend é um evento mundial que ocorre em mais de 150 países envolvendo quase 200 mil pessoas, cujo objetivo é criar um ambiente onde pessoas podem criar soluções de forma colaborativa e impactar localmente ou globalmente o mercado e a vida de pessoa

Esta é a primeira vez que o Startup Weekend vai acontecer  no interior da Bahia, e será na cidade de Feira de Santana.

Participe e vamos impactar nossa comunidade!

Para todos os detalhes do evento, visite facebook.com/StartupWeekendFeiraDeSantana/




Dúvidas frequentes (FAQ) – Startup Weekend Cajazeiras

Preparamos um FAQ para te auxiliar nas dúvidas sobre o evento e tentar ajudar você a ter sucesso e aproveitá-lo o máximo. Se sua dúvida não foi respondida aqui fale conosco por nossa página no facebook que iremos responder o mais breve possível.

www.facebook.com/SWCajazeiras

Vamos às perguntas:

Que tipos de projetos são aceitos?

Projetos que estejam no estágio de ideia. O evento é para novas idéias. Por isso não serão aceitos projetos já iniciados. Como um dos objetivos do Startup Weekend é aprender a desenvolver bons modelos de negócios, não recomendamos projetos for fun ou filantrópicos.

Posso levar minha Startup para o Startup Weekend Cajazeiras?

Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

Como funciona propriedade intelectual no evento?

Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro.

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Como devo apresentar minha ideia?

Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto (um minuto!) para apresentar uma ideia de negócio. Recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

  • 5 a 10 segundos – Quem é você?
  • 10 a 20 segundos – Qual o problema que você tenta resolver?
  • 10 a 20 segundos – Qual a solução que você propõe para este problema?
  • 5 a 10 segundos – Quem você precisa para se juntar a você?

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?

Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

O valor do ingresso dá direito a entrada em todos os dias de evento?

Sim.

Se eu quiser posso continuar a empresa que comecei no Startup Weekend?

Com certeza! Existem outros programas que podem te ajudar a dar continuidade ao seu projeto. Mas combine com seus parceiros de equipe do evento. Vocês são todos sócios.

Não sou empreendedor, nem designer, nem desenvolvedor. Eu posso participar mesmo assim?

Claro. O Startup Weekend é um espaço para descobrir suas aptidões. Caso não se identifique com nenhum dos 3 perfis de participantes (desenvolvedor, empreendedor e designer), sugiro se inscrever como empreendedor. Essa escolha não prejudicará sua participação no evento.

Qual modalidade meu perfil de inscrição se encaixa (empreendedor, desenvolvedor ou design), tendo em vista não possuir uma ideia de negócio?

Isso depende do seu know-how. Se você tem mais competências ou gostaria de contribuir com gerência, organização, definição de modelo de negócio, faça sua inscrição como empreendedor. Se tiver mais competências em desenvolvimento de códigos faça como desenvolvedor e assim por diante. Caso não se identifique com nenhuma das 3, sugiro se inscrever como empreendedor. Essa escolha não prejudicará sua participação no evento.

Como serão formadas as equipes, como poderei expor meu Know-how?

As equipes são formadas no final da primeira dinâmica de escolha das ideias a serem desenvolvidas. Várias ideias serão apresentadas pelos participantes que quiserem. Essas ideias serão coladas na parede e votadas por todos os participantes. As mais votadas serão as desenvolvidas. O ideal é que sejam desenvolvidas até 20 ideias. O “dono” da ideia é responsável por compor uma equipe. Você poderá escolher a equipe e a ideia que quiser acompanhar. Não haverá momento para expor seu Know-how, mas ele será super importante para o desenvolvimento do projeto que você acompanhar.

Todos os participantes participarão e serão alocados em equipes?

Sim.

Existe possibilidade de alguém ficar sem equipe?

Não. Todos os participantes devem entrar em alguma equipe.

Em média, em outros eventos, a premiação para os vendedores girou em torno de quanto? Quantos foram premiados?

São premiados os 3 primeiros colocados. Pelos princípios do evento, não são distribuídos prêmios em dinheiro. Os prêmios são para o grupo todo e geralmente focado em desenvolvimento dos negócios.

Normalmente existe algum tipo de parceria com hotéis ou albergues?

Se você vier de longe podemos indicar algumas redes de hotéis. Porém o pagamento é por sua conta.

O domínio fluente da língua inglesa é um dos pré-requisitos?

Não.

Será fornecida alimentação?

O evento fornecerá um coffebreak na sexta; café da manhã, almoço, coffee break e jantar no sábado e café da manhã e almoço no domingo. Para aproveitarmos melhor o tempo, todas as refeições serão feitas no próprio local do evento.

O evento emite certificado?

Sim, o evento tem 54hs de duração, mas vamos emitir o certificado de participação do Startup Weekend Cajazeiras com apenas 30h, pois é o tempo de permanência no local do evento, esses certificados serão enviados para o email do participante registrado na plataforma Sympla.

Não vou poder comparecer na sexta. Posso participar de um time mesmo assim?

Imprima seu ingresso e deixe com um amigo. Ele receberá sua credencial e as cédulas de votação em projetos e escolherá um time para você participar.

O que preciso levar para o evento?

  • Ingresso impresso
  • Laptop (essencial para trabalhar)
  • Cartões de visita (networking!)
  • Extensões de tomada/multiplicadores (aka “T”)
  • Adaptadores de pinos para tomada

Qual a programação do evento? Que hora começa? Que hora devo chegar?

O credenciamento tem início às 18h30 no dia 21/10 e o evento tem início às 19h00. Seguiremos rigidamente estes horários.

Confira a nossa programação: http://www.up.co/communities/brazil/cajazeiras/startup-weekend/9746

Até o evento, o que devo fazer?

Recomendamos que você:

  • Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.
  • Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.

Temos uma página no Facebook (https://www.facebook.com/SWCajazeiras), onde incentivamos a integração prévia entre os participantes. Acompanhe também nosso blog na página oficial do evento http://www.up.co/communities/brazil/cajazeiras/startup-weekend/9746

Aguardamos sua participação no #SWCajazeiras




A primeira vez que o Startup Weekend é realizado no sertão paraibano.

O sertão paraibano recebe pela primeira vez a Startup Weekend, evento mundial de empreendedorismo que será realizado na cidade de Cajazeiras, onde são esperados 120 participantes, entre universitários, desenvolvedores, designers, profissionais do setor educacional e empreendedores.

O Brasil é o segundo país com o maior número de eventos de Startup Weekend, atrás apenas dos Estados Unidos, este ano ocorrerá em torno de 120 eventos no país, no mundo, de janeiro a setembro, foram mais de 1,2 mil eventos. O Startup Weekend passou por 150 países e mais de 13 mil startups foram criadas.

Um dos organizadores, Robson Martins, afirma que o evento não tem a intenção principal de produzir startups, mas de auxiliar no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e fomentar o empreendedorismo e a tecnologia na cidade de Cajazeiras e região.

“O Startup Weekend tem a finalidade de proporcionar aos participantes a experiência que é trabalhar em equipe com o foco no objetivo, já que em apenas 54h o projeto do produto ou serviço deve ser desenvolvido, validado e apresentado ao mercado. Ou objetivo é criar uma rede local de cultura empreendedora e inovação. Então esperamos que essa oportunidade proporcione a cidade de Cajazeiras uma nova visão com os modelos de startups” – Robson Martins, um dos organizadores do Startup Weekend Cajazeiras.

O evento ocorrerá nos dias 21 a 23 de Outubro no Núcleo Jurídico da FASP – Faculdade São Francisco da Paraíba. Para participar é necessário fazer sua inscrição no site do evento e possuem vagas limitadas. O participante deve escolher o papel que deseja assumir: Designer, Desenvolvedor e Pessoas de Negócios, onde é possível conhecer cada função no site do evento.

O evento inicia na noite da sexta-feira (21), cada participante terá um minuto para vender a própria ideia aos demais participantes. Não serão aceitos projetos em andamento ou já concluídos. Depois, segue para votação. Entre 10 e 15 ideias serão escolhidas para a formação de equipes, que terão os dois dias seguintes para desenvolver um modelo de negócio.

Para saber mais informações acesse o site do evento e também acompanhem a página no Facebook.

www.facebook.com/SWCajazeiras
http://www.up.co/communities/brazil/cajazeiras/startup-weekend/9746




Perguntas frequentes – Startup Weekend Cajazeiras

O que eu preciso levar no Weekend?

  • Notebook com carregador, extensões e adaptadores
  • Cartão de visitas
  • Caderno para tomar notas
  • Energia (acredite, você vai precisar)
  • Ideias originais
  • Muita vontade de empreender

Quem pode participar do Startup Weekend Cajazeiras?

O evento tem três públicos principais: desenvolvedores (qualquer pessoa apta a escrever código), designers (pessoas que consigam desenhar interfaces) e audiência de negócios (gerentes, administradores, especialistas em finanças). Esta divisão tem o principal objetivo de tornar os times que serão formados homogêneos em termos de perfil de participantes.

Como funciona o Startup Weekend Cajazeiras?

O primeiro dia do Startup Weekend Cajazeiras (sexta-feira) está reservado para o “pitch-fire”, sessão rápida de pitch em que você terá 60 segundos para chamar a atenção com sua ideia.  Você não vai ter tempo para fazer uma apresentação formal com slides, então foque na sua ideia e tente recrutar as pessoas com sua ideia original e sua energia.

O formato recomendado para o pitch é o seguinte:

  • Apresentar-se e contar um pouco da sua história (5-10 segundos)
  • Identificar o problema que você pretende resolver (10-20 segundos)
  • Explicar o produto e como ele resolve o problema (10-20 segundos)
  • Identificar quem você precisa na sua equipe (desenvolvedor, designer, etc.) (5-10 segundos)
  • Inventar um nome para a sua startup para que os participantes e os organizadores possam anotar

Após os pitches, haverá um tempo para trocar ideias e os participantes votarem nas que mais chamaram sua atenção, as mais votadas serão implementadas durante o Weekend. Se você apresentou um pitch recomendamos monte sua equipe com pessoas que possuem as mais variadas habilidades. Se você não apresentou nenhuma ideia ou teve problemas em recrutar pessoas para sua ideia, procure outras pessoas que apresentaram um pitch que você achou interessante.

Haverá duas sessões de mentoria, uma no sábado e outra no domingo de com mentores experientes.  Esses mentores estarão presentes para ajudar você e o seu time tirar a ideia do papel.

No domingo à tarde todas as equipes apresentarão o projeto final para uma banca de jurados.  As três equipes que convencerem os jurados do potencial de sua startup vence.

Vi que haverá atividades em equipe. Precisamos levar amigos ou as equipes serão formadas no dia?

As formações de equipes e ideias acontecem no local, venha com o seu computador e muita sede de fazer novas startups. Após os pitches, cada participante vota nas 3 ideias que mais gostou. As ideias mais bem votadas são selecionadas para a formação de equipes. Se a sua ideia não for selecionada, tudo bem. Você deverá procurar uma equipe para fazer parte. Se a sua ideia for selecionada, você terá de recrutar outros participantes que querem participar no desenvolvimento e querem ver o seu produto no ar. Esta é uma maneira ágil de formar times. Ou seja, não é uma forma de excluir participantes. A partir disso, os times estão formados e é hora da mão na massa!

Já tenho uma startup, posso levar para o Weekend?

Não é permitido “inscrever” startups já existentes no Weekend, porém encorajamos você a trazer novas ideias para o Weekend.  Se você quiser conhecer gente nova, trocar ideias e trabalhar em equipe para montar uma startup em um fim de semana, então o Startup Weekend Cajazeiras é o evento ideal para você!

Não tenho time, conseguirei encontrar um no Startup Weekend?

Sim, essa é a ideia do Startup Weekend. Pessoas que não se conhecem formam um grupo para desenvolver a ideia que mais gostaram durante o pitch fire. Não se preocupe, você não estará sozinho!

Até o evento, o que devo fazer?

  • Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.
  • Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.
  • Faça networking! Temos uma página no Facebook (http://www.facebook.com/swcajazeiras), onde incentivamos a integração prévia entre os participantes.

Por que devo pagar para participar do Startup Weekend?

Os organizadores, staffs, mentores e juízes fazem um trabalho voluntário, mais ainda assim há custos. Precisamos pagar a alimentação do evento, material gráfico para divulgação, crachá, custos com material a ser utilizado no evento, limpeza,  transporte e hospedagens dos mentores e apoiadores que vêm de fora, entre outros. A inscrição no Startup Weekend não é quase nada. Afinal, quanto vale a sua ideia?




Copel Telecom 2016

logo-copel

A Copel Telecom tem produtos de referência no mercado de telecomunicações, reconhecidos pela qualidade e alta disponibilidade. Hoje, a empresa atende com fibra óptica todos os 399 municípios do Paraná. O Estado é o primeiro e único do país a se tornar 100% digital, com estrutura de fibra óptica de 30 mil quilômetros de extensão – quase a distância de uma volta na Terra.

Além de atender os 399 municípios paranaenses com serviços de rede e internet de alta performance para empresas, operadoras e governo, a Copel Telecom atende 63 municípios no Paraná com internet residencial igualmente em fibra óptica, com um dos melhores desempenhos do mercado. Uma parte de Porto União, em Santa Catarina, também é atendida.

A rede que atende os consumidores residenciais e pequenas e médias empresas é uma das maiores do país do modelo GPON (Gigabit Passive Optical Network), tecnologia usada em países que provém os melhores índices de velocidade de internet, como Estados Unidos e Japão.

A internet da Copel Telecom é instalada totalmente em fibra óptica, em sistema fiber-to-the-home (FTTH) ou fiber-to-the-office (FTTO), ou seja, em que o cabo de fibra vai até a casa ou o escritório do consumidor, sem qualquer outro tipo de material no caminho. Esse sistema é o que garante a alta performance da conexão da empresa.

Hoje, entre planos corporativos e de varejo, são 48 mil clientes atendidos pela Copel Telecom.

Por que um Paraná 100% digital?

Por determinação do governador Beto Richa, em 2011 a Copel Telecom encarou o desafio de expandir sua infraestrutura de rede a todos os 399 municípios do Paraná em um prazo de dois anos. A estratégia permitiria disponibilizar um sistema de telecomunicações de qualidade, estabelecendo oportunidades de desenvolvimento regional e inclusão digital aos paranaenses.

A malha de fibras passou, assim, a cobrir todo o território paranaense em 2012, tornando-o primeiro Estado 100% digital do Brasil, com uma rede que hoje alcança 28,8 mil quilômetros de extensão, sendo 18,3 mil quilômetros em redes de acesso e 10,5 mil quilômetros de backbone.

Todas as escolas da rede estadual estão conectadas pela rede de fibra óptica da Copel Telecom, que também é responsável pela comunicação da maior parte dos órgãos públicos do Paraná. São 5 mil pontos de acesso atendendo o setor público, sendo 2 mil na rede de ensino.

Paraná Conectado

A Copel Telecom mantém, ainda, o programa Paraná Conectado, que oferece internet com velocidade de 1 Mbps (megabits por segundo) a preços populares. Foram investidos R$ 4,4 milhões para a construção de 325 km de rede de fibra óptica em 25 municípios do Estado, todos com até dez mil habitantes.

Maringá Vôlei

Outra ação de destaque é a presença da marca Copel Telecom nos jogos do Maringá Vôlei, time fundado pelo levantador e ex-capitão da seleção brasileira, Ricardinho, e patrocinado pela Copel Telecom. O time é o único representante paranaense na Superliga Masculina, principal competição de vôlei do país. É uma forma de divulgar a marca da empresa pelo país e também incentivar o esporte paranaense.

Projeto wi-fi no Litoral

Na temporada 2016, a Copel Telecom disponibilizou mais uma vez internet sem fio gratuita no litoral paranaense. Foram 100 pontos de acesso – o dobro que no ano passado – espalhados por Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Pontal do Paraná (Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shagri-lá e Pontal do Sul) e Ilha do Mel. A novidade deste ano foram os pontos instalados em Paranaguá, Antonina e Morretes. Foi o quinto ano consecutivo que a Copel Telecom forneceu esse serviço nas praias do Paraná.

Gestão

A Copel Telecom incorporou, há pouco mais de um ano, mais de cem funcionários da área de Tecnologia da Informação que pertenciam à Copel holding, como parte da reestruturação feita em toda a Companhia. A chegada do corpo técnico à empresa abriu oportunidades de oferta de serviços de TI aliados aos produtos de telecomunicações.

Em 2015, a empresa promoveu uma reestruturação que diminuiu a hierarquia dos cargos e tornou a gestão mais horizontal, aproximando funcionários de base da diretoria, o que fortaleceu os processos internos e ampliou a produtividade.

Modelo de comercialização: Santa Felicidade e Boqueirão

Em algumas localidades, a Copel Telecom está usando uma estratégia inovadora para a ampliação de atendimento nos bairros de Santa Felicidade e Boqueirão, em Curitiba. O objetivo é ampliar o número de clientes de forma mais ágil e com melhor aproveitamento dos investimentos.

Para isso, os dois bairros foram divididos em áreas, e a rede de fibra óptica que levará a internet até as residências será construída quando houver um número mínimo de pedidos de interessados nessas áreas. Ou seja, quanto maior o número de adesões, mais rápida será a implantação da rede, o que reduzirá o intervalo entre investimento e vendas para os clientes.

Prêmios e eventos

Em 2015, a Copel Telecom recebeu o prêmio “Destaque do Ano”, do Anuário Telecom nas categorias “Serviços/Governo – Empresa pública de grande porte” e “Serviços Corporativos”. O anuário verifica o desempenho econômico-financeiro das empresas que atuam no mercado brasileiro de telecomunicações.

Em outubro do mesmo ano, a Copel Telecom participou de mais uma edição do Futurecom 2015, maior evento de telecomunicações, tecnologia da informação (TI) e internet da América Latina. O estande da empresa tinha o vôlei como tema e teve a participação de jogadores do Copel Telecom/Maringá Vôlei, entre eles o capitão Ricardinho, que levou suas medalhas olímpicas. Mais de mil visitantes passaram pelo estande da Telecom durante o evento.

Smart Grid

A Copel Telecom também está fazendo a sua parte no projeto Paraná Smart Grid, um projeto-piloto que aplica a telecomunicação a serviços de energia. As ações incluem automatização da rede elétrica, medição conjunta dos consumos de energia, água e gás, monitoramento remoto do sistema, fomento à geração distribuída e estudos para a implantação de eletropostos de abastecimento de bicicletas e veículos elétricos.

História da empresa

A Copel Telecom foi criada no início da década de 70 para suprir as demandas de comunicação entre usinas, subestações e unidades administrativas da Copel. Desde 1965, já se pensava em implantar um sistema robusto de comunicação entre as unidades, no entanto, o mecanismo usado até então era feito por meio de linhas que funcionavam como antenas, lançadas junto aos cabos de transmissão. Por conta dos ruídos, a comunicação era um tanto pitoresca e tinha de ser feita aos gritos, em uma direção por vez, tal como um walkie-talkie.

A expansão do sistema elétrico no Paraná exigiu um mecanismo próprio e mais elaborado de comunicação. Em 1968, foi feita concorrência para a compra de rádios-transmissores do Sistema Carrier, fabricados pela General Electric. Os aparelhos chegaram a Curitiba em 1970 e permitiram a interligação de todas as subestações da Copel em até quatro canais, gerenciados por centrais telefônicas, e com o auxílio de teletipos para a impressão de mensagens e ordens de serviço.

Ao longo dos anos seguintes, a comunicação na Copel se desenvolveu no mesmo ritmo que o fornecimento de energia no Paraná, com ações pioneiras da empresa. Vieram o sistema telefônico de discagem direta à distância, as unidades remotas que coletavam dados de funcionamento de usinas e subestações, os rádios-transmissores por micro-ondas e, por sua vez, os sistemas digitais.

Na década de 1990, deu-se o início da implantação do sistema óptico da Copel, que permitiu, em 1998, ligar a primeira linha de distribuição submarina do Paraná a um sistema remoto de operação. Os cabos ópticos foram instalados junto ao feixe de 6 km de cabos de energia que ligavam ilhas da Baía de Paranaguá.

LOCAIS COM INTERNET COPEL TELECOM

Internet da Copel:

Apucarana, Araucária, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Castro, Colorado, Cornélio Procópio, Curitiba, Curiúva, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Imbaú, Irati, Itaipulândia, Jandaia do Sul, Lapa, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Medianeira, Ortigueira, Palmeira, Palotina – 10 Mbps, Paranaguá, Pato Branco, Pinhais – condomínios, Pinhão, Piraquara – condomínios, Ponta Grossa, Porto União – SC, Prudentópolis, Reserva, Santa Terezinha do Itaipu, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi, Toledo, Umuarama, União da Vitória.

PR Conectado

Bom Sucesso, Cambira, Congonhinhas, Douradina, Doutor Camargo, Eneas Marques, Fênix – 10 Mbps, Figueira, Floresta, Francisco Alves, Itambé, Mercedes, Nova Santa Rosa – 10 Mbps, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, Quinta do Sol, Reserva do Iguaçu, Rio Branco do Ivaí, São Jorge do Oeste, Sapopema, Santa Isabel do Ivaí, Tupassi, Ventania e Verê – 10 Mbps.

* Em Pinhais e em Piraquara existe Copel Fibra apenas em alguns condomínios fechados.




Pin It on Pinterest