Maior evento de startups do mundo acontece em Curitiba

Começa na noite desta sexta-feira, dia 15 de julho, e vai até domingo, dia 17, a edição curitibana do maior evento de criação de startups do mundo, o Startup Weekend Education.

O SWEdu é uma maratona de empreendedorismo de 54 horas que busca desenvolver e premiar as melhores ideias de produtos ou serviços voltados à educação. Nos três dias de intenso aprendizado, os inscritos passam por toda a jornada de um empreendedor: conceber ideias, engajar pessoas e desenvolver um produto viável para o mercado.

Para quem não é um dos 120 inscritos, ainda é possível participar e assistir aos pontos altos do SWEdu. O evento terá transmissão ao vivo dos seus principais momentos. A começar pela abertura e os pitches iniciais na sexta-feira.

“Teremos três horários de transmissão na internet”, avisa Diego Costi, um dos organizadores do evento. “Vamos fazer uma apresentação ao vivo da abertura do evento às 19:00, dos pitches iniciais às 20:30, e no dia 17, domingo, vamos transmitir ao vivo os esperados pitches finais às 17:00”, completa Costi.

Para assistir online o evento basta apenas se inscrever no canal do SWEdu Curitiba no Youtube e acompanhar a transmissão nos horários determinados. Caso deseje receber o link por email, escreva para curitibaedu@startupweekend.org com o título TRANSMISSÃO e um email será enviado pouco antes da abertura do sinal.

 

Startup Weekend Education Curitiba

O Startup Weekend é o maior evento de startup do mundo e reúne líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Desses eventos já nasceram startups de bilhões de dólares como Easy Taxi, Zapier e Rover.

O encontro já rodou por mais de 700 cidades em 150 países diferentes. No histórico, são mais de 200 mil participantes e 8 mil startups criadas durante os finais de semana de trabalho. O evento tem o patrocínio da PUC-PR, Copel e Burger King.

 

Programação SWEdu Curitiba

SEXTA-FEIRA – 15 DE JULHO

19:00 – Abertura (transmissão ao vivo)

20:30 – Pitches iniciais (transmissão ao vivo)

21:30 – Início da formação das equipes

22:00 – Término das atividades

 

SÁBADO – 16 DE JULHO

08:00  – Início das atividades

22:00 – Término das atividades

 

DOMINGO – 17 DE JULHO

08:00 – Início das atividades

15:00 – Preparação final das apresentações

17:00 – Apresentações finais (transmissão ao vivo)

20:00 – Término das atividades




SWEdu na prática. O case da Peer Happy

A data: 22 de novembro de 2014. Neste dia, próximo das 22h, nascia uma grande ideia de negócio. Resultado de horas de discussões na edição 2014 do Startup Weekend Education Curitiba, a ideia era um aplicativo que pudesse fornecer em tempo real dados de engajamento e assimilação do conteúdo por um público participante em um determinado evento. A sacada ganhou o nome de Peer Happy e foi uma das três melhores do SWEdu Curitiba daquele ano.

Hoje, dois anos e meio após a premiação no SWEdu, Marcelo Fernandes, criador do Peer Happy conta sobre a trajetória da ideia até se transformar em negócio. “A ideia veio após o grupo chegar a travar na solução do problema proposto. Mas assim que chegamos à ideia do Peer Happy, trabalhamos até às 4h da manhã e fomos premiados”, relembra Fernandes.

O sucesso no SWEdu permitiu que o Peer Happy fosse aproximado por duas aceleradoras com o objetivo de preparar o negócio para a fase de aumento de escala, mas os sócios optaram por uma saída diferente. “Não quisemos investidor a qualquer preço. Decidimos aprender com o mercado, ter a liberdade de criatividade para depois atrair investidores”, avalia Marcelo Fernandes. Hoje, o Peer Happy já é sondado por instituições educacionais e de eventos, de olho napraticidade do aplicativo para gerar dados de público. “E tudo começou nas discussões e mentorias do SWEdu”, finaliza Marcelo, que será um dos mentores da edição do Startup Weekend Education Curitiba, que acontece de 15 a 17 de julho, na PUC-PR.

Startup Weekend Education Curitiba
O maior evento de startups do mundo
Dias 15, 16 e 17 de julho
PUC-PR

Inscrições: https://goo.gl/qzGeVV




Vem aí mais uma edição Startup Weekend Education Curitiba

A PUC-PR em Curitiba recebe nos dias 15, 16 e 17 de julho o Startup Weekend Education, evento que congrega profissionais das áreas de design de interação, desenvolvimento web, educação e negócios com um intuito de criarem startups e trocarem experiências durante 54 horas intensas.

O Startup Weekend é o maior evento de startup do mundo e reúne líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Desses eventos já nasceram startups de bilhões de dólares como Easy Taxi, Zapier e Rover.

O encontro já rodou por mais de 700 cidades em 150 países diferentes. No histórico, são mais de 200 mil participantes e 8 mil startups criadas durante os finais de semana de trabalho.

Designers, educadores, desenvolvedores e profissionais de negócios participam de pitches, onde qualquer participante pode expor sua ideia e receber feedbacks de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias e então se treinam criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade de ser a melhor startup e ganhar prêmios para viabilizá-la. O primeiro lote já se esgotou mas ainda restam vagas no segundo lote.

(https://www.sympla.com.br/startup-weekend-education-curitiba—maio-2016__59738)

O evento contará com a participação de facilitadores, mentores e jurados e o público alvo são empreendedores, educadores, designers e desenvolvedores.

O Startup Weekend acontecerá no bloco amarelo da PUC-PR, que é uma das patrocinadoras do evento. Outras grandes marcas também se aliaram à proposta do evento como a Copel, Hotéis Bourbon, Sebrae, BRDE e Burger King.

Mais informações sobre o evento:?https://www.facebook.com/sweducuritiba/




Dicas matadoras para validar o problema que você esta resolvendo!

  1. Por que é tão importante entrevistar meus clientes?

No processo de validação do problema, a primeira coisa que você quer descobrir é se o seu cliente acredita que o que você está construindo resolve o problema dele. E para descobrir isso, você deve responder ao longo da entrevista as seguintes perguntas:

  • O cliente sabe que ele tem esse problema?
  • O cliente tem empatia por esse problema? Nosso problema é uma dor para o cliente?
  • Se sim, como eles resolvem esse problema hoje? Essa é a segunda descoberta na validação do problema: como os clientes resolvem esse problema hoje? Descobrindo isso, você vai descobrir quem são seus reais competidores e com quem você terá que disputar a atenção dos seus clientes?

Então, nessa primeira etapa, nós não conversamos com o cliente sobre a solução. Nos limitamos a falar sobre o problema, sobre as dores do cliente e a aprender com ele diferentes formas de resolver esse problema.

  1. Mas por que é tão importante fazer essas entrevistas?

A importância das entrevistas para o processo de validação se resume a 3 pontos:

  • Entrevistas são a melhor forma de entender o perfil do seu cliente. Na verdade, você vai identificar diversos perfis de clientes, como e quanto o problema impacta na vida deles.
  • São também uma oportunidade de engajar seus primeiros clientes. Ao criar uma startup, você estará executando o processo de desenvolvimento do produto e de construção do relacionamento com o cliente em paralelo. Então aqui é o momento para você começar a fazer isso.
  • As entrevistas ajudam a entender o ponto de vista do cliente. E quando você conseguir enxergar o problema pelo ponto de vista do cliente, você estará com todas as ferramentas para construir a melhor solução para ele.
  1. Mas por que entrevistar clientes é tão difícil?

A maioria dos empreendedores são apaixonados pelo problema que estão tentando resolver. Alguns deles sentem a “dor” que esse problema causa no dia a dia e, como dizem por ai: “a dor cega” e quando o empreendedor é vítima dessa cegueira, geralmente ele acha que já sabe tudo sobre o problema e sobre a solução. As entrevistas provam que em 99% dos casos você sabe muito pouco sobre o problema que você está tentando resolver e menos ainda sobre a solução e é isso que torna o ato de entrevistar clientes e defrontar-se com essa verdade algo tão difícil. Encare as entrevistas como um exercício de aprendizado e descoberta. Essa postura vai tornar o processo mais fácil e menos doloroso.

Fonte: 21212 Academy




Está com dúvidas sobre o Startup Weekend Education?

 

startup weekend education curitiba
startup weekend education curitiba

Escrevemos um FAQ caprichado para tentar ajudar você a ter sucesso e aproveitá-lo o máximo. Se sua dúvida não foi respondida aqui fale conosco pelo bernardorq@gmail.com.

Que tipos de projetos são aceitos?

O Startup Weekend Education Curitiba aceita apenas negócios ligados à educação, mas o segmento de mercado é você que escolhe. Pode ser educação infantil, educação musical, aplicativos para professores, novas metodologias online, aplicativos para aulas musicais, websites para escolas, sistemas mutimídias, ou seja, você pode ser bem criativo. É um requisito também que os projetos estejam no estágio de ideia. O evento é para novas ideias. Não serão aceitos projetos já iniciados.

Como um dos objetivos é aprender a desenvolver bons modelos de negócio, não recomendamos também projetos “for fun” ou filantrópicos.

Quem pode participar do Startup Weekend Education Curitiba?

O evento tem quatro públicos principais: educadores (pessoas especialistas em educação, como professores e pedagogos), desenvolvedores (qualquer pessoa apta a escrever código), designers (pessoas que consigam desenhar interfaces) e audiência de negócios(gerentes, administradores, especialistas em finanças). Esta divisão tem o principal objetivo de tornar os times que serão formados homogêneos em termos de perfil de participantes.

 

Posso levar minha atual startup para o Startup Weekend Education Curitiba?

Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

 

Como funciona propriedade intelectual no evento?

Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro.

 

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

 

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?

Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

 

O evento possui estacionamento?

Sim, o estacionamento do IBQP estará disponível para os participantes.

 

Será fornecida alimentação?

O evento fornecerá um coffebreak na sexta; café da manhã, almoço, coffee break e jantar no sábado e café da manhã e almoço no domingo. Para aproveitarmos melhor o tempo, todas as refeições serão feitas no próprio local do evento.

 

Não vou poder comparecer na sexta. Posso participar de um time mesmo assim?

Imprima seu ingresso e deixe com um amigo. Ele receberá sua credencial e as cédulas de votação em projetos e escolherá um time para você participar.

O que preciso levar para o evento?

– Ingresso impresso
– Laptop (essencial para trabalhar)
– Cartões de visita (networking!)
– Extensões de tomada/multiplicadores (aka “T”)
– Adaptadores de pinos para tomada

Como devo apresentar minha ideia?

Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto (um minuto!) para apresentar uma ideia de negócio. Recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

5 a 10 segundos – Quem é você?
10 a 20 segundos – Qual o problema que você tenta resolver?
10 a 20 segundos – Qual a solução que você propõe para este problema?
5 a 10 segundos – Quem você precisa para se juntar a você?

 

Qual a programação do evento? Que hora começa? Que hora devo chegar?

O credenciamento tem início às 18h30 no dia 21/11 e o evento tem início às 19h00. Seguiremos rigidamente estes horários.

Confira a nossa programação:  (www.tiny.cc/sweducuritiba)

 

Até o evento, o que devo fazer?

Recomendamos que você:

– Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.

– Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.

– Temos uma página no Facebook (https://www.facebook.com/sweducuritiba), onde incentivamos a integração prévia entre os participantes. Acompanhe também nosso blog na página oficial do evento (www.tiny.cc/sweducuritiba).

Não achou sua dúvida aqui? Escreva-nos: bernardorq@gmail.com




Leia os depoimentos de quem já participou do SW!

banner-email

Startup Weekend Education Curitiba

O Startup Weekend é um evento de imersão, uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. 

Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa é bem vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. Os próprios participantes formam as equipes em torno das melhores ideias e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado.

Qual a diferença do SW pro SW Education?

Em Curitiba, nós já tivemos o SW em Abril, que foi um sucesso e esgotou as inscrições uma semana antes do evento. Na versão SW Education, apenas ideias relacionadas a educação podem ser desenvolvidas! Vários mentores, jurados, palestrantes e 25% dos participantes são da área de educação.

Nas palavras de dois participantes:

 Participar do Startup Weekend para mim foi sensacional. Aprendi muito não só com os mentores, mas com todos empreendedores ali presentes. É muito legal ter a oportunidade de poder construir uma lean startup, conhecer um pessoal com a cabeça aberta e tantas novas ideias. Acho que todos desafios e dificuldades ensinam como funciona de verdade como por a mão na massa. Acho que todos empreendedores devem passar por um evento como o Startup Weekend.

– Bruno Ramos, fundador da Encontre um Nerd e participante do SWCuritiba.

Quando soube da existência de um evento onde empreendedores, desenvolvedores e designers se reuniam para, em 54 horas, formar uma equipe e criar uma startup, logo fiquei empolgado e quis participar. Cheguei na sexta-feira, apresentei uma ideia, reuni uma equipe e, ao final, apresentei a startup Easy Garage que acabou sendo a vencedora da edição de Abril de 2014 do Startup Weekend Curitiba. Ganhar foi muito bom, mas melhor do que isso foi estar no meio de tanta gente interessante. Foi um divisor de águas na minha vida e, desde então, não consigo passar um dia sem interagir com esse ecossistema gostoso de empreendedorismo e inovação. Desde a equipe da organização, os mentores, os participantes e os visitantes, todos se envolvem e se entregam completamente. Tem horas que nem parece que estamos em uma competição, todos se ajudam. É uma emoção única da qual acredito que todos deveriam desfrutar um dia. 

– Mauricio Marquies, ganhador do Startup Weekend Curitiba 2014 com a Easy Garage.

Confira no site do evento, a lista de mentores, jurados, oradores e investidores de todo o Brasil que participarão com vocês do evento.

Startup weekend education curitiba
Startup weekend education curitiba

 

http://tiny.cc/sweducuritiba

Para comprar ingressos:

http://even.tc/swcuritibaedu-nov14

Tire suas dúvidas e dê suas sugestões para tornar o evento ainda melhor no Facebook:

https://www.facebook.com/sweducuritiba

Prepare-se para o melhor fim de semana de sua vida!




Pin It on Pinterest