Minha vida após Startup Weekend!

Olá empreendedores!! 

Eu participei do Startup Weekend em Patos de Minas no início de Maio 2017 e foi realmente transformador! Não levei uma ideia para ser compartilhada no evento, meu objetivo era aprender mais sobre validação com os mentores BRUTOS que tinha visto no site (veja coaches and mentors do SWVA’17) e entrar em um grupo que tivesse uma ideia que eu acreditasse.

Me surpreendi com o potencial que a turma apresentava e por minha sorte uma ideia que eu tive quando era adolescente foi dito durante os pitchs de apresentação na sexta-feira. Logo corri para entrar na equipe e mais uma vez me surpreendi com a inteligência do time. Ninguém ali se conhecia e foi incrível a sintonia e vontade de fazer acontecer entre todos nós! No sábado a noite fomos para a rua tentar validar nossa ideia e até conseguimos a nossa primeira cliente!

No domingo, eu fui escolhida para fazer o pitch do app Quod (segmentação de festas/eventos por interesse, localização e proximidade) que desenvolvemos no fim de semana. O nervosismo realmente toma conta da gente mas faz parte da experiência. Acredito que hoje tenho habilidade de fazer muitos outros pitches para defender qualquer negócio.

Ainda mantenho contato com várias pessoas e mentores que conheci em Patos de Minas. Inclusive um jurado do evento entrou em contato para conhecer mais sobre meu trabalho.  Além da disponibilidade de TODOS em ajudar durante/após o evento, quando se trata de empreendedorismo sempre terá uma oportunidade disfarçada em seu caminho!

BORA ao SWVA’17?! O evento no Vale do Aço te aguarda nos dias 23, 24 e 25 de Junho. Faça sua inscrição e se transforme também!   — Grande abraço.

Depoimento de Mayara Carvalho!








Usiminas oferece vagas para o Startup Weekend Vale do Aço

 

Um dos nossos patrocinadores lançou um sorteio bem legal na comunidade e cinco ingressos serão disponibilizados. Quer ficar por dentro e concorrer? Confira integra da matéria que saiu na imprensa local.

Se você é ligado em tecnologia e empreendedorismo, não pode ficar de fora da edição 2017 do Startup Weekend Vale do Aço. Serão três dias dedicados à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, com orientações de profissionais dispostos a apoiar as boas ideias de produtos e novos negócios. Nos dias 23, 24 e 25 de junho, na Faculdade Única, os participantes terão a oportunidade de aprender como criar uma empresa real e terão contato com investidores, mentores e especialistas em diversos setores.

Para incentivar os novos empreendedores, a Usiminas, uma das patrocinadoras do evento, irá sortear cinco ingressos do Startup Weekend para moradores da região. Para participar, o interessado deve preencher o formulário disponível no site www.usiminas.com, até o dia 09 de junho. Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 19/06. Qualquer pessoa residente no Vale do Aço, independente de ser ou não colaborador da empresa, pode se inscrever. Também não há restrição de idade, área de atuação, tema ou abrangência, basta que a ideia tenha uma pegada inovadora e diferenciada. Os ingressos dão direito à participação nos três dias de evento e à alimentação no local.

“Às vezes a pessoa tem uma boa ideia e, por não saber como coloca-la em prática, acaba engavetando-a. Essa é uma boa oportunidade para trocar experiências, receber orientações de profissionais e, quem sabe, ver nascer um projeto inovador. A Usiminas sente-se muito honrada de ser parceira do Startup Weekend”, afirma César Bueno, diretor de Tecnologia da Informação da Usiminas.

A importância das boas ideias também é destacada por Luciano Leão, agente de inovação do Vale do Aço da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  uma das apoiadoras do evento. “O que hoje é apenas um grupo de pessoas com uma boa ideia, amanhã pode se tornar uma grande empresa em nossa região e estado. Eventos como o Startup Weekend podem diversificar a economia local e atrair investimentos para o fortalecimento desse tipo de negócio. No longo prazo isso quer dizer mais impostos para os municípios e empregos para a comunidade”, avalia.








Perguntas Frequentes sobre o Startup Weekend Vale do Aço

Olá pessoal!

Muitas pessoas estão com dúvidas sobre o formato do Startup Weekend Vale do Aço e como tudo vai acontecer nos três dias de evento. Esse F.A.Q será uma boa oportunidade para você ficar por dentro e se preparar para um dos melhores finais de semana da sua vida.

Se sua dúvida não foi respondida aqui fale conosco pelo valedoaco@startupweekend.org

Para começar, que raios é uma STARTUP?
Existem vários termos por aí. Se você der um Google vai se deparar com vários, porém, para o Startup Weekend, um conceito legal e que utilizamos é esse abaixo:

Um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Que tipos de projetos são aceitos?
O Startup Weekend Vale do Aço incentiva seus participantes a criarem novos modelos de negócio. A tecnologia deve estar presente no seu projeto, o que vai facilitar que sua startup tenha escala, por isso não vale ser uma empresa tradicional. É um requisito também que os projetos estejam no estágio de ideia. O evento é para novas ideias. Não serão aceitos projetos já iniciados. Como um dos objetivos é aprender a desenvolver bons modelos de negócio, não recomendamos também projetos filantrópicos.

Quem pode participar do Startup Weekend Vale do Aço?
O evento tem três públicos principais: desenvolvedores (qualquer pessoa apta a escrever código), designers (pessoas que consigam desenhar interfaces) e audiência de negócios (gerentes, administradores, especialistas em finanças). Esta divisão tem o principal objetivo de tornar os times que serão formados homogêneos em termos de perfil de participantes.

Não sou empreendedor, posso participar mesmo assim?
Claro, e quem sabe ao final do evento você descubra que você tem sim um lado empreendedor? Acreditamos que empreendedores vai muito além de criar empresas.

Posso levar minha atual startup para o Startup Weekend Vale do Aço?
Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

Como funciona propriedade intelectual no evento?
Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como empresa no futuro.

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?
Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?
Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

O evento possui estacionamento?
Até então não. Como vamos para uma Faculdade, o espaço de estacionamento está reservado para os alunos. Mas faremos o possível para que no sábado e domingo esse estacionamento seja liberado para todos.

Podemos virar a noite na Faculdade Única?
Até então não. O horário oficial de término é às 22h (sala oficial de trabalho) e 23h (salas de aula) na sexta-feira e sábado. Porém, se o espaço for liberado para ficarmos até mais tarde, iremos anunciar no próprio dia.

Será fornecida alimentação?
O evento fornecerá um coffee break na sexta; café da manhã, almoço e lanche reforçado no sábado e café da manhã, almoço e coffee break no domingo. Para aproveitarmos melhor o tempo, todas as refeições serão feitas no próprio local do evento nos horários estabelecidos em nossa programação.

O que preciso levar para o evento?
– Ingresso (pode ser no celular mesmo)
– Laptop (essencial para trabalhar, caso possua)
– Cartões de visita (networking!)
– Modem 3G (caso possua)
– Extensões de tomada/multiplicadores (aka “T”) (caso possua)
– Adaptadores de pinos para tomada (caso possua)

O evento tem premiação? O que é?
Isso será uma surpresa a ser divulgada no domingo. O que eu posso dizer é que neste ano essa premiação está SENSACIONAL!

Como devo apresentar minha ideia?
Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto (um minuto!) para apresentar uma ideia de negócio. Recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

5-10s – Quem é você?
10-20s – Qual o problema que você tenta resolver?
10-20s – Qual a solução que você propõe para este problema?
5-10s – Quem você precisa para se juntar a você?
Qual a programação do evento? Que hora começa? Que hora devo chegar?
O credenciamento tem início às 18h00 no dia 21/02 e o evento tem início às 18h45. Seguiremos rigidamente estes horários.

Até o evento, o que devo fazer?
Recomendamos que você:
– Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.
– Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.

Quem apoia e patrocina o Startup Weekend Vale do Aço 2017?
Essa é bem legal de responder! São empresas e instituições inovadoras da nossa região, veja só: