O empoderamento através da educação empreendedora e o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação

O primeiro Lavras Startup Weekend tem dois objetivos principais, o de empoderar pessoas através da educação empreendedora e o de fomentar o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação em Lavras e região.

O Startup Weekend é uma experiência transformadora!!

Além do grande aprendizado referente ao trabalho em equipe, a sensação de que podemos ser senhores de nosso destino e a consciência de que somos responsáveis por nosso presente e futuro emergem através do processo intensivo de criação de uma startup.

Alinhado com a implantação do Parque Tecnológico da Ufla, o Lavras Startup Weekend representa uma nova perspectiva para jovens talentosos. O pensamento corrente de muitos estudantes, graduandos e graduados de passar em um concurso público ou ser admitido em uma grande empresa, em um grande centro, pode ser revisto a partir da capacidade de criação de uma empresa de sucesso. 

A promissora visão de transformar Lavras em um centro regional de empreendedorismo e inovação, aliado à educação de altíssimo nível, além de uma ótima qualidade de vida, pode significar a criação de novas perspectivas de desenvolvimento da cidade e de seus habitantes. 

Espera-se que, a partir do Lavras Startup Weekend, seja impulsionado o futuro profissional dos participantes e que tenham sucesso na criação de seu próprio negócio.




Perguntas Frequentes sobre o Lavras Startup Weekend

Olá a tod@s!!

Seguem algumas informações sobre o formato do evento e sobre como tudo vai acontecer durante os 3 dias do Lavras Startup Weekend.

Que tipos de projetos são aceitos?

O Lavras Startup Weekend incentiva que seus participantes criem negócios web ou mobile. É um requisito também que os projetos estejam no estágio de ideia. O evento é para novas ideias. Não serão aceitos projetos já iniciados. Como um dos objetivos é aprender a desenvolver bons modelos de negócio, não recomendamos também projetos “for fun” ou filantrópicos.

Quem pode participar do Lavras Startup Weekend?

O evento tem três públicos principais: desenvolvedores (qualquer pessoa apta a escrever código), designers (pessoas que consigam desenhar interfaces) e não técnicos (gerentes, administradores, especialistas em finanças). Esta divisão tem o principal objetivo de tornar os times que serão formados homogêneos em termos de perfil de participantes.

Qual é o formato do evento?

Os potenciais empreendedores apresentam as suas ideias de negócio na sexta-feira à noite e formam times para trabalhar durante todo o fim-de-semana para criarem um novo negócio. No sábado, os times terão apoio de mentores, especialistas e empreendedores de sucesso, que ajudarão no desenvolvimento dos projetos.A ideia de negócio será apresentada aos jurados, no domingo, que darão feedbacks e sugestões aos empreendedores. Ganha quem conseguir desenvolver uma ideia com um modelo de negócio interessante e criar mais durante o fim-de-semana.

As equipes serão formadas no dia?

As formações de equipes e idéias acontecem no local, venha com o seu computador e muita sede de fazer novas startups. Os pitches na sexta-feira à noite serão no formato “pitch-fire”, ou seja: o empreendedor que tiver uma ideia terá somente 60 segundos para conquistar a plateia. Após os pitches, cada participante vota nas 3 ideias que mais gostou. As ideias mais bem votadas são selecionadas para a formação de equipes. Se a sua ideia não for selecionada, você deverá procurar uma equipe para integrar. Se a sua ideia for selecionada, você terá de recrutar outros participantes que querem participar no desenvolvimento e querem ver o seu produto no ar. Esta é uma maneira ágil de formar times. A partir disso, os times estão formados e é hora da pôr a mão na massa!

Posso levar minha atual startup para o Startup Weekend Lavras?

Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

Como funciona propriedade intelectual no evento?

Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro.

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Será fornecida alimentação?

O evento fornecerá:

. um Coffee-break na sexta;

. Breakfast, Almoço, Coffee-break e jantar no sábado; e

. Breakfast, Almoço e Coffee-break no domingo.

As refeições e lanches serão realizados no local do evento e têm como objetivo promover networking e a continuidade do desenvolvimento dos modelos de negócio.

O que preciso levar para o evento?

Ingresso impresso, Laptop (essencial para trabalhar), Cartões de visita (networking!), Modem 3G (caso possua), Extensões de tomada/multiplicadores e Adaptadores de pinos para tomada, autorização assinada pelos pais para menores de 18 anos.

Qual a programação do evento? Que hora começa? Que hora devo chegar?

O credenciamento tem início às 18h00 no dia 07/11 e o evento tem início às 18h30. Seguiremos rigidamente estes horários.

Até o evento, o que devo fazer?

Recomendamos que você:

  • Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.
  • Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.
  • Faça networking! Temos uma página no Facebook (https://www.facebook.com/StartupWeekendLavras), onde incentivamos a integração prévia entre os participantes. Acompanhe também nosso blog na página oficial do evento (http://lavrasstartupweekend.org).



Pin It on Pinterest