Ferramentas essenciais para construir um negócio em 54 horas no Startup Weekend Pato Branco

 

ferramentas

Para aproveitar melhor o tempo das 54 horas do evento e criar negócios relevantes, é preciso aproveitar a quantidade enorme de ferramentas online que existem hoje para auxiliar a construção de projetos de forma cada vez ágil.

Para todos que irão participar do #SWPato é essencial verificar estas dicas:

Colaboração e gerência de atividades em grupo

  • TrelloBasecampAsanaMoovia: permitem compartilhar listas de tarefas entre o seu time, mantendo-o organizado e atualizado em tempo real.
  • Google docs: permite que seu time trabalhe simultaneamente sobre os mesmos documentos e se mantenha sincronizado, ganhando um tempo precioso. Se ainda não tem um gmail, a hora de fazer é agora.
  • Dropbox: oferece um sistema de arquivos compartilhado que permite transferir dados com facilidade entre diferentes dispositivos e pessoas.

Negócio e análise de mercado

  • LeanLauchLab: ferramenta online para criação do canvas com seu modelo de negócios e para registro de entrevistas com clientes.
  • Google TrendsGoogle Insights: saiba quais as principais tendências de pesquisa no mercado e quebre as buscas por localidade obtendo insights para seu negócio.

Customer Development

  • Google FormsSurvey MonkeyWufoo: como diz Steve Blank, você precisa “sair do prédio” e conversar com clientes reais para validar suas hipóteses. Validação com clientes é um dos critérios de julgamento aplicado pelos juízes ao final do SW, e questionários online são uma forma excelente de chegar a diversos clientes e testar hipóteses rapidamente.
  • UnbounceLaunchrockKickofflabs: landing pages são outra ferramenta básica para validação de hipóteses com clientes reais, e esses aplicativos te ajudam a colocar uma landing page no ar na velocidade que você precisará no evento.
  • Skype: falar com alguns clientes pode ser o que você precisa para obter o feedback qualitativo que colocará sua ideia no prumo. E com o skype você pode fazer isso de um modo muito mais em conta.

Marketing / Social

  • Google+FacebookTwitterLinkedIn: redes sociais também são coisa séria! Dominar os canais certos pode ser a chave para seu negócio. Aproveite as redes para espalhar a mensagem sobre seu negócio, divulgar landing pages, repassar questionários, prospectar clientes etc. E lembre também de utilizar botões sociais em seu site!
  • Hootsuite: Ok, mas uma hora fica impossível gerenciar tantas contas de redes sociais. Para isso existem ferramentas como o Hootsuite, em que você pode gerenciar todas as contas num só lugar e ainda deixar mensagens agendadas.
  • SendGridMailChimp: muito se fala que o Facebook tem 1 bilhão de usuários, mas esquecemos que existem 3 bilhões de contas de email no mundo! E ele continua sendo mais pessoal do que as redes sociais. Com esses aplicativos, mandar email ou fazer newsletters para seus clientes não serão um problema.
  • WordPress.com: o conteúdo certo para seus clientes pode ser a chave da sua estratégia de marketing, então não esqueça dos blogs.
  • SEO: muitos chegarão até seu site através de buscadores. Fique amigo dos crawlers dando uma estudada nesse material ou nesse.
  • Adwords e afins: outra ferramenta básica para fazer marketing online, pagar por cliques é uma forma comum de atrair clientes na internet. E caso ainda não tenha usado cupons de desconto para sua conta, o Google Adwords tem R$150 de brinde para você começar;
  • Ifttt: O que você posta no Twitter sempre manda também para o Google+, a postagem de blog deve sempre ir para todas as redes sociais… quantas de nossas ações não passam de meras atividades automáticas? Deixar as máquinas trabalhando por você, é isso que o Ifttt faz.

Design / Desenvolvimento Front-end

  • Fluid UI: crie protótipos funcionais de aplicativos mobile rapidamente, para iOS ou Android! Essa é a proposta desse aplicativo web.
  • AxureBalsamiqMockingbird: assim que tiver definido sua proposta de valor e segmento de clientes, você precisa começar a prototipar sua possível solução para o problema e levá-la para obter feedback de clientes. Wireframes são uma forma excelente de testar sua solução sem precisar desenvolvê-la completamente. Mas nunca esqueça que muitas vezes um bom desenho resolve o seu problema.
  • Bootstrap: framework css que te ajudará a desenvolver ferramentas web profissionais com muito mais facilidade.

Desenvolvimento back-end

  • .co: defina o seu domínio like a boss. Todos os participantes recebem um registro de domínio .co gratuito por 12 meses.
  • Amazon Web Services: você “na nuvem”. Todo time no Startup Weekend tem acesso a um crédito de $50 dólares.
  • Cloudmine: gaste seu tempo desenvolvendo seu aplicativo, e não construindo a plataforma para o lado servidor necessária para roda-lo. Todos os times no evento também recebem $50 de crédito.
  • MixpanelGAnalyitcs: com as métricas certas você pode saber se o seu negócio está realmente gerando resultados ou não.
  • Ruby on Rails: a melhor linguagem e o melhor framework para o fim de semana? A que você tiver proeficiência. Mas #ficadica de um conjunto bem produtivo.
  • DrupalJoomla: plataformas de gerenciamento de conteúdo open source.

E agora só se preparar para participar do Startup Weekend Pato Branco!!!




O Startup Weekend e o despertar empreendedor

despertar

Tudo começou durante a época que chamamos de bolha da Internet, lá pelos idos de 1996 até 2001. Apesar de usado nos EUA há várias décadas, só na bolha ponto-com o termo “startup” começou a ser usado por aqui.

Significava um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro. Além disso, “startup” sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.

Em geral, cria-se uma startup quando um grupo de pessoas de habilidades diversas que possuem uma ideia inovadora se reúne, discute e chega a um consenso de algo que pode modificar algum mercado e gerar renda. Esse projeto deve ter como objetivo a criação de uma empresa, com baixos custos de manutenção e crescimento rápido – o famoso mantra adaptado de Steve Blank e Eric Ries, do modelo “repetível, escalável e trabalhado em condições de extrema incerteza”.

Mas como satisfazer essa equação, principalmente quando não se tem experiência empreendedora ainda? Uma das iniciativas que procura dar esse empurrãozinho é o evento mundial Startup Weekend.

Como criar uma startup em 54h?

10686696_287210534800775_6990108887182686333_n

Em 95 países, há um evento periódico que reúne as mais diferentes pessoas vindas das mais diversas áreas e que têm um só propósito: criar um projeto inovador. O Startup Weekend reúne desenvolvedores, designers e empreendedores em geral, misturando universitários e profissionais, novatos e também quem já tem algumas histórias de sucesso (ou fracasso) no currículo.

Os participantes têm como meta compartilhar as ideias, formar grupos ou times e lançar uma startup – tudo isso em apenas 54 horas! É isso mesmo: em poucas horas as pessoas têm que colocar sua ideia inovadora de negócio no ar, testada e validada pelo mercado.

Como funciona o Startup Weekend?

10646763_287209774800851_648982136619333325_n

Os participantes fazem seus pitchs e, em sequência, ocorre a formações de times. Depois, com a ajuda de mentores, os empreendedores irão trabalhar suas ideias de negócios, que posteriormente serão apresentadas para a banca de jurados. Uma delas será premiada ao final do evento.

Cada equipe formada por líderes, estudantes e empresários tem a missão de inspirar, educar e capacitar os participantes, suas equipes e mesmo toda a comunidade. É uma oportunidade excelente para quem quer montar um novo negócio, trocar experiência com outros empreendedores e profissionais de diversas áreas. O evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências e networking.

Transformação empreendedora

 

Um dos aspectos mais interessantes é que o evento é realizado por voluntários. Ou seja, só está lá quem realmente acredita nessa experiência e compreende como é importante aquele momento. Organizadores, mentores, palestrantes e demais participantes atuam não por receber um retorno financeiro e sim para poder plantar sementes de empreendedorismo ao redor do mundo. Por isso, esse é o lugar perfeito para o jovem programador, designer, administrador, estudante e qualquer empreendedor-wanna-be se motivar, aprender, trocar ideias e crescer, somando a experiência dos demais e compartilhando as suas.

O despertar para o empreendedorismo e a troca de experiências são ingredientes fundamentais para o sucesso dos participantes e é claro, do evento. Todas as ideias criadas são submetidas a um júri e, por várias vezes, quando a ideia é realmente boa, os ganhadores acabam conseguindo investimento para colocá-la em prática. Mas muito mais do que a criação de projetos de sucesso, o maior foco é a capacitação das pessoas que participam. Se você quer cativar toda uma equipe para seguir sua ideia, sair do prédio e validá-la no mercado, montar um MVP e colocar tudo no ar em pouco mais de dois dias, esse é o desafio ideal.

swpato_2014

*as fotos são do SWPATO do ano passado, queremos que esse ano seja no mínimo igual, vamos juntos fazer ser melhor?

Fiquem atentos, esta semana ainda teremos posts com dicas paravocê aproveitar de vez o #SWPATO! Já acessou nosso site? Curtiu nossa página no facebook?




Recomendações até a chegada do Startup Weekend Pato Branco!

amadurecendo

• Amadureça a sua idéia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ele.

• Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.

• Faça networking! Temos um perfil no Twitter (@swpato), onde divulgaremos materiais interessantes e avisos. Não deixe de segui-lo. Temos também uma página no Facebook, onde incentivamos a integração prévia entre os participantes. Acompanhe também nosso blog na página oficial do evento.




Pin It on Pinterest