Faça parte do ecossistema de SP

URGENTE!!! Coloque sua startup no mapa da inovação de São Paulo!

Lançamos hoje o mapa do Ecossistema de Startups, Empreendedorismo e Inovação da cidade de São Paulo. Ele fará parte de um portal que lançaremos ainda este ano, com o objetivo de ajudar empreendedores e startups a descobrirem tudo que a cidade oferece para quem deseja empreender.

~ Precisamos da sua ajuda para povoar o mapa ~
Coloque sua startup no mapa e copie seus amigos fundadores nos comentários!

Vamos mostrar que São Paulo tem uma comunidade forte! Vamos mostrar a cara da cidade que não para de crescer! Essa iniciativa é para vocês, é para a cidade que não é conduzida, que conduz!

#sampahub #saopaulostartups #founder2founder #011

https://mapme.com/startupsampa




Perguntas Frequentes

Listamos abaixo  as dúvidas mais comuns em relação ao Startup Weekend Insper. Se sua dúvida não foi respondida envie um e-mail para insper@startupweekend.org e em breve retornaremos.

Que tipos de projetos são aceitos?

O Startup Weekend Insper incentiva a criação de negócios digitais, seja web ou mobile, focados em solucionar problemas reais.

É um requisito também que os projetos estejam no estágio de ideia. Não serão aceitos projetos já iniciados. Como um dos objetivos é aprender a desenvolver bons modelos de negócio, não recomendamos também projetos “for fun” ou filantrópicos. Vale a criatividade para criar um modelo de negócios inovador, escalável e que resolva um problema real!

Quem pode participar do Startup Weekend Insper?

O evento é destinado a empreendedores e entusiastas que objetivam mudar a realidade por meio de projetos inovadores. Os participantes são divididos em três categorias:

– BizDev (negócios): Este tipo de ingresso se aplica a profissionais da área e relacionados a negócios, marketing e a relações públicas. 

– Designer: Este tipo de ingresso se aplica a qualquer pessoa com experiência em design (gráfico, UX / UI, etc).

– Dev (desenvolvedor): Aplica-se a engenheiros de software, programadores, desenvolvedores – em suma, qualquer um que pode e vai escrever código.

Esta divisão tem o principal objetivo de que os times que serão formados sejam homogêneos em termos de perfil de participantes.

Posso levar minha atual startup para o Startup Weekend Insper?

Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

Como funciona propriedade intelectual no evento? E se alguém roubar minha ideia?

Sua ideia nunca será um negócio de sucesso se você não vencer o medo de contá-la. Ao falar sobre sua ideia você recebe feedbacks, encontra pessoas que podem te ajudar e novas oportunidades que levam-na ao próximo estágio.

Algumas ideias similares a sua já podem estar em aplicação no mercado, nacional ou internacional. Não se esqueça de identificar outras iniciativas, eventualmente concorrentes ou parceiras, e já pensar em um diferencial competitivo.

No evento você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro.

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?

Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

Será fornecida alimentação?

O evento fornecerá 8 refeições já inclusas no valor do ingresso, como almoço, jantar e coffees.

Não vou poder comparecer na sexta. Posso participar de um time mesmo assim?

Pode, você só precisa estar atento ao fato de que no sábado de manhã as equipes já estarão formadas e trabalhando, enquanto você buscará se inserir em um grupo já em andamento.

O que preciso levar para o evento?

  • Ingresso impresso e documento de identificação com foto.
  • Notebook (essencial para trabalhar).
  • Cartões de visita (networking!).

Caso leve seu notebook, garanta levar o que for precisar para sua utilização, como extensões, adaptadores de tomada, etc.

Como devo apresentar minha ideia?

Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto para apresentar uma ideia de negócio. De forma prática, recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch (mas não se restrinja a este formato, chame a atenção, seja você mesmo e faça o melhor pitch que puder):

  • 5-10s – Quem é você?
  • 10-20s – Qual o problema que você tenta resolver?
  • 10-20s – Qual a solução que você propõe para este problema?
  • 5-10s – Quem você precisa para se juntar a você?

A apresentação deste pitch é apenas oral, você não poderá utilizar nenhum tipo de apresentação.

Qual a programação do evento? Que hora começa? Que hora devo chegar?

O credenciamento tem início às 18h30 no dia 23/10 (sexta-feira), chegue com pelo menos 10 minutos de antecedência. Confira a nossa programação.

Até o evento, o que devo fazer?

Recomendamos que você:

Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.

Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil. Fique atento às comunicações por e-mail.

Não achou sua dúvida aqui? Escreva-nos enviando um e-mail para insper@startupweekend.org




Startup NEXT São Paulo

O Startup NEXT São Paulo 2015 deu por encerradas suas atividades no último dia 05, quando algumas startups que participaram do programa se apresentaram no primeiro NEXT DemoDay, Google – Brasil.

O Programa começou com um Happy Hour tímido e descontraído no dia 10 de março no The Joy Bar, onde as startups se apresentaram entre elas, de forma acanhada, mas com um objetivo muito claro: entrar no mercado com força e competência para progredir a cada semana.

Uma semana depois, no primeiro encontro com mentores, na Gema Ventures, as Startups já demonstravam progresso em seus pitchs e segurança para falar sobre seus modelos de negócios com nossos incríveis mentores, que dispuseram seus tempos e conhecimentos, para entender e instruir nossos desbravadores.

As semanas se passaram e grandes aceleradoras de São Paulo cederam carinhosamente seus espaços para nossos encontros, entre elas a Aceleratech, Wayra, Germinadora e Abril Plug and Play , que trouxeram junto com elas seus representantes e mentores, que abraçaram a causa de coração e se motivaram ainda mais nesse aperfeiçoamento colaborativo dos nosso pupilos.

Não deu outra. No Primeiro DemoDay NEXT, realizado na sede Google Brasil, a reação de todos os presentes, convidados e participantes eram as mesmas: “estou surpreso”, “que orgulho”, “vocês progrediram muito”. Não temos como relatar descritivamente esse progresso de todas, mas a verdade é que as “nossas” Startups estão prontas e maduras para enfrentar o mundo de empreendedorismo.

Nós, da organização, temos imensa gratidão e satisfação por vocês terem confiado seus dados e mais íntimos anseios a nós e nossos colaboradores.

Até o próximo.
Um beijo,




E se roubarem minha super ideia?

Essa é a pergunta campeã dos participantes do Startup Weekend.

Mas eu vou falar da minha ideia genial para um grupo enorme de pessoas. Que garantia eu tenho de que ninguém vai roubar minha ideia?

Nenhuma!

Essa é a resposta mais sincera que podemos te dar.

electric-light-bulb-things-1271

Sua ideia nunca será um negócio de sucesso se você não vencer o medo de contá-la. Ao falar sobre sua ideia você recebe feedbacks, encontra pessoas que podem te ajudar e novas oportunidades que levam-na ao próximo estágio.

Como saber se ela realmente é boa se ninguém a ouviu e deu palpites? Por mais que seja sua ideia, sugestões externas são excelentes para você pensar em coisas diferentes e obter a primeira (in)validação.

É extremamente provável que já exista no mercado ideias similares em prática, tanto no Brasil quanto fora. Mas isso não é motivo para você desistir dela e pensar em outra. Na verdade, ideias similares já no mercado são o primeiro passo de sua validação. Mas o que vai garantir que você tenha sucesso sobre ela e outras que venham a aparecer (seja “roubada” de você ou não) é a execução. Esse é o principal diferencial. A forma como você vai desenvolver o modelo de negócio, ativar parcerias e disponibilizá-la ao mercado é o que vai fazer com que sua ideia alcance e até mesmo passe os concorrentes.

Se sua ideia realmente for a única do mercado é possível que tenha algo muito errado com ela, ou então seu espírito inovador é sensacional 🙂

No evento você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia, permitindo esse diferencial competitivo que as startups precisam. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro. É possível também após o evento o grupo se desfazer e as duas partes desejarem tocar a ideia simultaneamente porque ela realmente é muito boa!

Nossa dica para isso? Dedique-se muito para que sua execução seja melhor que a dos outros, busque conhecimento e desenvolvimento rápido e sustentável de sua ideia, tornando-a uma startup de sucesso!

Já se você não tem uma ideia de negócio mas tem muita vontade de empreender, aprender como criar uma startup e se inserir nesse ecossistema, não deixe de comparecer! O Startup Weekend não busca apenas ideias, mas sim grandes equipes para executá-las. Se você é fera em desenvolvimento, designer, comunicação ou qualquer outra área, participe e escolha a ideia que mais te agrada para trabalhar ao longo do final de semana.

Para empreender, mais importante que uma boa ideia é a vontade! Se você já tem a vontade, bora fazer dar certo!!

apple-bag-collaboration-154
Apresente sua ideia a amigos, familiares e desconhecidos. Desenvolva e apresente-a no Startup Weekend



FAQ – Sobre a equipe e participantes

Startup Weekend Mobilidade Urbana

Olá!!

Estamos compartilhando aqui as respostas para as principais dúvidas a respeito de formação de equipe no Startup Weekend Mobilidade Urbana. Se você tem alguma questão que não foi respondida, fale conosco e publicaremos aqui! Nos próximos dias responderemos dúvidas sobre outros temas.

Quem pode participar do Startup Weekend Mobilidade Urbana – SP?

O evento é destinado a empreendedores e entusiastas que objetivam mudar a realidade das grandes metrópoles por meio de projetos inovadores. Os participantes são divididos em três categorias:

– BizDev (negócios): Este tipo de ingresso se aplica a profissionais da área e relacionados a negócios, marketing e a relações públicas. Destinado a qualquer pessoa com conhecimentos e ideias em mobilidade urbana para tornar São Paulo mais fluida.

– Designer: Este tipo de ingresso se aplica a qualquer pessoa com experiência em design (gráfico, UX / UI, etc).

– Dev (desenvolvedor): Aplica-se a engenheiros de software, programadores, desenvolvedores – em suma, qualquer um que pode e vai escrever código.

Esta divisão tem o principal objetivo de que os times que serão formados sejam homogêneos em termos de perfil de participantes.

Startup Weekend Mobilidade Urbana

Posso levar minha atual startup para o evento?

Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?

Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.




Saiba como foi o primeiro Bootcamp desta edição

Bootcamp Startup Weekend Mobilidade Urbana

Foi realizado no dia 6 de maio, no escritório do Lab 48, em São Paulo, o Bootcamp técnico, evento preparatório para o Startup Weekend Mobilidade Urbana que acontecerá de 29 a 31 de maio na mesma cidade. Estiveram presentes participantes com o objetivo de entender um pouco mais sobre o formato de um Startup Weekend e como melhor aproveitar as 54 horas de evento para mudar o cenário da mobilidade urbana nas grandes cidades com suas ideias e disposição para empreender.

O palestrante foi Fábio Póvoa, um dos membro da banca julgadora do evento e empresário experiente. Na oportunidade ele apresentou um pouco de sua carreira, que conta com a co-fundação da Movile, empresa líder em serviço agregado para Telco e plataforma de mobile commerce, além de sua estada no Vale do Silício, quando se apaixonou pela pioneira metodologia Lean Startup de Steve Blank, seu professor de MBA.

Bootcamp Startup Weekend Mobilidade Urbana
Fábio Povoa

Durante a apresentação, Fábio reforçou a importância de validações bem feitas e exemplificou a melhor forma de realizá-las a fim de um resultado justo e honesto. Também foram discutidos aspectos como aproveitamento de oportunidades, definições de públicos e muito mais.

Ao final, o empreendedor Luiz Candreva, CEO do ezPark e mentor do Startup Weekend Mobilidade Urbana, falou ao público sobre o formato do evento que terá duração de 54 horas e passou dicas sobre como formatar e apresentar um bom pitch, além de conselhos para um bom aproveitamento do final de semana e todas as possibilidades que se abrem após a participação.

Bootcamp Startup Weekend Mobilidade Urbana

Nos próximos dias será anunciado o segundo bootcamp, desta vez com a participação de feras da mobilidade urbana falando sobre o tema macro que tange o evento e garantindo aos participantes a oportunidade de sair na frente, amadurecer suas ideias e chegarem ao evento preparados para enfrentar qualquer desafio.

Caso ainda não tenha feito sua inscrição para o Starup Weekend Mobilidade Urbana, faça agora e garanta acesso gratuito para o próximo bootcamp: http://goo.gl/40662A

Não pôde acompanhar o evento presencialmente? Então aproveite e assista pelo link abaixo:




Aquecimento pra o primeiro SW ABC

O que é esse tal de Startup Weekend?
Como funciona isso?
O que é um pitch?

Fique tranquilo, novo participante e futuro empreendedor!
Nós da equipe do Startup Weekend ABC daremos uma super preparação online para você chegar sabendo de tudo e mais um pouco na sexta-feira.

Amanhã às 20:00 você poderá conhecer e esclarecer dúvidas sobre:

  • modelagem de negócios
  • pitch
  • Business Model Canvas
  • estrutura e objetivos de um Startup Weekend
  • iniciativas no ABC

Para participar:
Acesse https://docs.google.com/forms/d/1sWYwrzdmaFYNkf21HfIwk4lpaTpaXxMUjnoqIFxwyL8/viewform e responda 4 perguntinhas super rápidas até as 17:00 de amanhã!

O quê: preparação para o #SWABC!
Quando: segunda-feira, 26/01 das 20h às 21h30
Onde: online – o link para participar será enviado no email indicado no questionário uma hora antes do início da sessão
Para quem: o evento é liberado para qualquer um.
Se tiver amigos em dúvida sobre participar do Startup Weekend ABC ou alguém que você acha que possa se interessar, convida também! Basta responder ao questionário!

Vai participar ou ficar pra trás? A sua participação, ainda que não obrigatória, é super recomendável!

Esperamos por você 🙂




Empreendedorismo no ABC

O ABC receberá no próximo final de semana, pela primeira vez, o maior e melhor evento de empreendedorismo do mundo!

Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto que tem a missão de inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades.

Serão 54 horas intensas para você mostrar o seu talento

Venha compartilhar ideias, conhecer pessoas, formar equipes e lançar novas startups!
Venha fazer parte do movimento que vai desenvolver e mudar o ABC!

Durante os 3 dias de trabalho você poderá aprender muitos com os experientes mentores que estarão à disposição de todos os participantes.

  • Ter uma boa ideia
  • Validá-la
  • Construir um modelo de negócios
  • Desenvolver um protótipo
  • Fazer um pitch da sua nova empresa

Esse é o roteiro de um dos fins de semana mais cheio de aprendizado, conhecimento e desafios que você pode ter.

Vamos escrever o futuro do ABC juntos a partir desse fim de semana?

Onde: Universidade Metodista – Campus Vergueiro, São Bernardo do Campo
Quando: de 30/01 a 01/02

Mais informações e compra de ingressos em: http://www.up.co/communities/brazil/abc/startup-weekend/5204




Inovação em Fintech é… Broota!

Láaaa em 2006 começaram a falar da Wikieconomia, da colaboração em massa, peering, e vários outros temas.

As mudanças no mundo, impulsionadas pele Internet, estavam permitindo construções colaborativas interessantes: de enciclopédias, softwares abertos e tudo mais.

As empresas começaram a praticar a inovação aberta, expandindo a solução de seus problemas e o atendimento das suas necessidades para além de seus colaboradores: era o open innovation.

E quando estes conceitos se juntaram às Finanças surgiu o Broota!

broota.jpg (470×163)

O Broota é uma plataforma de equity crowdfunding, ou seja, o financiamento coletivo para Startups.

Através dele as startups conseguem acesso a uma rede de investidores, que analisam o projeto por ali mesmo e fecham ou não negócio.

É vantagem para a empresa: ela consegue se mostrar para uma quantidade muito maior de investidores, tendo acesso a alguns que ela dificilmente conheceria. Consegue captar mais, mais rápido e com mais transparência.

Também é vantagem para os investidores: além de terem acesso a mais oportunidades de investimento, eles conseguem dividir seu risco com outros investidores e em diferentes startups. Todos sabem que o investimento em startups pode ter um altíssimo retorno mas alto risco. Através do Broota um investidor consegue, com o mesmo recurso, investir em mais startups, diversificando sua carteira.

Para todo o Broota facilita o processo: toda a documentação, contratos e registros!

E para provar que funciona o Broota se fundou captando R$ 200 mil através de sua própria plataforma!

Isto é inovação em Fintech!




INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES

 

 

Dúvidas, ansiedade, inspiração?

Leia tudo que está aqui!

  

Recomendamos que você:

– Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.

–  Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.

– Dê uma olhadinha: Temos um perfil no Twitter (@SWFintecSP), onde divulgaremos materiais interessantes e avisos. Não deixe de segui-lo. Temos também uma página no Facebook (http://www.facebook.com/swfintechsp), onde incentivamos a integração prévia entre os participantes. Acompanhe também nosso blog na página oficial do evento (bit.ly/swfintechsp).

 

Acesso ao Guia do participante, clique na imagem abaixo para acessar:

Guia do Participante Startup Weekend Fintech

 

VAMOS AO FAQ:

Que tipos de projetos são aceitos?

O Startup Weekend Fintech incentiva que seus participantes criem negócios web ou mobile. É um requisito também que os projetos estejam no estágio de ideia. O evento é para novas ideias. Não serão aceitos projetos já iniciados.

Como um dos objetivos é aprender a desenvolver bons modelos de negócio, não recomendamos também projetos “for fun” ou filantrópicos.

Posso levar minha atual startup para o Startup Weekend Brasília?

Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

 

Como funciona propriedade intelectual no evento?

Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro.

 

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

 

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?

Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

 

O evento possui estacionamento?

Não, mas há diversos ao redor e metro próximo também.

 

Será fornecida alimentação?

O evento fornecerá um coffee break na sexta; almoço e coffee break  no sábado e almoço e coffee break no domingo. Para aproveitarmos melhor o tempo, todas as refeições serão feitas no próprio local do evento.

 

Não vou poder comparecer na sexta. Posso participar de um time mesmo assim?

Imprima seu ingresso e deixe com um amigo. Ele receberá sua credencial e as cédulas de votação em projetos e escolherá um time para você participar.

 

O que preciso levar para o evento?
– Ingresso impresso
– Laptop (essencial para trabalhar)
– Cartões de visita (networking!)
– Modem 3G (caso possua)
– Cabos de rede
– Extensões de tomada/multiplicadores (aka “T”)
– Adaptadores de pinos para tomada

 

Como devo apresentar minha ideia?
Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto (um minuto!) para apresentar uma ideia de negócio. Recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

5-10s – Quem é você?
10-20s – Qual o problema que você tenta resolver?
10-20s – Qual a solução que você propõe para este problema?
5-10s – Quem você precisa para se juntar a você?

Qual a programação do evento? Que hora começa? Que hora devo chegar?

O credenciamento tem início às 18h00 no dia 12/12 e o evento tem início às 19h00. Seguiremos rigidamente estes horários.

Confira a nossa programação:bit.ly/swfintechsp

 

 

Não achou sua dúvida aqui? Escreva-nos: spfinance@startupweekend.org

 




Pin It on Pinterest