Manual do Participante

Vamos ajudar você a se preparar para o Startup Weekend Viçosa, o maior evento de empreendedorismo digital do mundo que acontecerá pela primeira vez em Viçosa nos dias 25, 26 e 27 de setembro no CenTev. 

Antes de tudo leia do Manual do Participante disponível através do link https://goo.gl/sHiKDE e siga essas as dicas abaixo e seja bem vindo a um novo mundo!

1) Recepção no evento e suas ideias

– O local do evento é no CenTev que fica na Avenida Oraida Mendes de Castro, 6.000, Novo Silvestre, Viçosa – MG. O CenTev fica distante do centro da cidade portanto, você deve vir de carro ou de ônibus (Linha Novo Silvestre) ou de Taxi (https://goo.gl/IXGbY3);

– Traga o seu ingresso no celular só por garantia, não precisa imprimir. Teremos a lista de participantes na entrada do evento;

– De sexta para sábado, traga sua ideia. Mas lembre-se, ela pode não ser escolhida, pois só serão desenvolvidas as mais votadas;

– Saiba falar sobre sua ideia em um minuto! É só o tempo que você terá para apresentar ao restante do grupo. Quanto melhor apresentada maior a chance de ser votada;

– Se você não tiver ideias, traga sua vontade de trabalhar e aprender e não se preocupe, só apresenta a ideia quem quiser.

2) Como escolher sua equipe e como desenvolver sua ideia

– Escolha bem o grupo que vai participar, quanto mais diversificado, mais chance de ganhar;

– Estude quem são os mentores, assim você pode tirar mais proveito. Acesse a página do evento para saber mais sobre eles (http://vicosa.up.co/events/6405)

– Lembre-se: os mentores estão ali para tirarem as dúvidas de todas as equipes. Não monopolize nenhum mentor, muito menos para contar da sua ideia que está desenvolvendo fora. Aproveite e faça isso mesmo, mas aprenda a ser breve. O ideal é que você apresente uma primeira fase de ideias em 2 minutos e se o mentor tiver mais interesse, fale mais 7 minutos e permita que ele vá ouvir outras pessoas;

– Receba bem os feedbacks. Os mentores vão falar o que acham da sua ideia, muitas vezes podem dar críticas pesadas, que só te ajudarão a crescer (e muito) se você recebe-las sem ficar bravo(a).

3) O que trazer?

– Durante o sábado, começam as tarefas mais pesadas, para isso você vai precisar sem dúvida do seu computador ou tablet para fazer pesquisas e desenvolver seu MVP. Leve também um adaptador de tomada e extensão para ligar seu computador ;

– Traga seu celular e o carregador, muito provavelmente você vai precisar ligar para alguns amigos para validar sua ideia, e o 3G pode ser muito importante quando você for falar com pessoas na rua;

– Para não se arrepender, traga sua máquina de fotografar e gravar, você definitivamente vai querer registrar seus momentos ali;

– Traga cartão de visita, o networking é poderoso;

4) Sobre como funciona sua participação

– Você deve ficar o máximo de tempo que conseguir das 54 hs no evento e também vai para a rua validar, por tanto, vista-se confortavelmente mas também não exagere e apareça de pijama no evento! Ninguém merece, né? (Se liga nesse post só sobre o “dresscode”)

–  Não se preocupe com alimentação. Na sexta haverá um coffee break, no sábado: café da manhã, almoço, coffee break e jantar. No domingo: café da manhã, almoço e coffee break.

– Se você tiver alguma intolerância alimentar, sugerimos que traga algumas comidinhas para não ter problemas com o cardápio.

 E o mais importante de tudo!!

BRILHO NOS OLHOS!!! Traga sorrisos e não tenha medo! Você vai conhecer pessoas muito parecidas com você e que provavelmente vão se tornar seus amigos! Seja muito bem-vindo a um novo mundo!

Está preparado para mudar radicalmente? Aproveite essa grande oportunidade! Nos vemos lá!

Caso tenha dúvidas nos mande um e-mail para swvicosa@gmail.com




FAQ Startup Weekend Viçosa

Blog FAQ

 

Preparamos um FAQ para te auxiliar nas dúvidas sobre o evento e tentar ajudar você a ter sucesso e aproveitá-lo o máximo. Se sua dúvida não foi respondida aqui fale conosco pelo swvicosa@gmail.com

Vamos as perguntas:

Que tipos de projetos são aceitos?

Projetos que estejam no estágio de ideia. O evento é para novas ideias… Por isso não serão aceitos projetos já iniciados. Como um dos objetivos do Startup Weekend é aprender a desenvolver bons modelos de negócios, não recomendamos projetos for fun ou filantrópicos.

Posso levar minha atual startup para o Startup Weekend Viçosa?

Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

Como funciona propriedade intelectual no evento?

Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro.

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Como devo apresentar minha ideia?

Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto (um minuto!) para apresentar uma ideia de negócio. Recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

5 a 10 segundos – Quem é você?

10 a 20 segundos – Qual o problema que você tenta resolver?

10 a 20 segundos – Qual a solução que você propõe para este problema?

5 a 10 segundos – Quem você precisa para se juntar a você?

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?

Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

O valor do ingresso dá direito a entrada em todos os dias de evento?

Sim.

Se eu quiser posso continuar a empresa que comecei no Startup Weekend?

Com certeza! Existem outros programas que podem te ajudar a dar continuidade ao seu projeto. Mas combine com seus parceiros de equipe do evento. Vocês são todos sócios.

Não sou empreendedor, nem designer, nem desenvolvedor. Eu posso participar mesmo assim?

Claro. O Startup Weekend é um espaço para descobrir suas aptidões. Caso não se identifique com nenhum dos 3 perfis de participantes (desenvolvedor, empreendedor e designer), sugiro se inscrever como empreendedor. Essa escolha não prejudicará sua participação no evento.

Qual modalidade meu perfil de inscrição se encaixa (empreendedor, desenvolvedor ou design), tendo em vista não possuir uma ideia de negócio?

Isso depende do seu know-how. Se você tem mais competências ou gostaria de contribuir com gerência, organização, definição de modelo de negócio, faça sua inscrição como empreendedor. Se tem mais competências em desenvolvimento de códigos faça como desenvolvedor e assim por diante. Caso não se identifique com nenhuma das 3, sugiro se inscrever como empreendedor. Essa escolha não prejudicará sua participação no evento.

 Como serão formadas as equipes, como poderei expor meu Know-how?

As equipes são formadas no final da primeira dinâmica de escolha das ideias a serem desenvolvidas. Várias ideias serão apresentadas pelos participantes que quiserem. Essas ideias serão coladas na parede e votadas por todos os participantes. As mais votadas serão as desenvolvidas. O ideal é que sejam desenvolvidas até 20 ideias. O “dono” da ideia é responsável por compor uma equipe. Você poderá escolher a equipe e a ideia que quiser acompanhar. Não haverá momento para expor seu Know-how, mas ele será super importante para o desenvolvimento do projeto que você acompanhar.

 Todos os participantes participarão e serão alocados em equipes?

Sim.

 Existe possibilidade de alguém ficar sem equipe?

Não. Todos os participantes devem entrar em alguma equipe.

 Em média, em outros eventos, a premiação para os vendedores girou em torno de quanto? Quantos foram premiados?

São premiados os 3 primeiros colocados. Pelos princípios do evento, não são distribuídos prêmios em dinheiro. Os prêmios são para o grupo todo e geralmente focado em desenvolvimento dos negócios.

 Normalmente existe algum tipo de parceria com hotéis ou albergues?

Se você vier de longe podemos indicar algumas redes de hotéis. Porém o pagamento é por sua conta.

 O domínio fluente da língua inglesa é um dos pré-requisitos?

Não.

 Será fornecida alimentação?

O evento fornecerá um coffebreak na sexta; café da manhã, almoço, coffee break e jantar no sábado e café da manhã e almoço no domingo. Para aproveitarmos melhor o tempo, todas as refeições serão feitas no próprio local do evento.

 Não vou poder comparecer na sexta. Posso participar de um time mesmo assim?

Imprima seu ingresso e deixe com um amigo. Ele receberá sua credencial e as cédulas de votação em projetos e escolherá um time para você participar.

 O que preciso levar para o evento?

– Ingresso impresso

– Laptop (essencial para trabalhar)

– Cartões de visita (networking!)

– Extensões de tomada/multiplicadores (aka “T”)

– Adaptadores de pinos para tomada

 Qual a programação do evento? Que hora começa? Que hora devo chegar?

O credenciamento tem início às 18h30 no dia 25/09 e o evento tem início às 19h00. Seguiremos rigidamente estes horários.

Confira a nossa programação:  http://vicosa.up.co/events/6405

 Até o evento, o que devo fazer?

Recomendamos que você:

– Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.

– Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.

– Temos uma página no Facebook (https://www.facebook.com/swvicosa), onde incentivamos a integração prévia entre os participantes. Acompanhe também nosso blog na página oficial do evento http://vicosa.up.co/events/6405




O que é o Startup Weekend e porque ele pode mudar sua vida?

Das dúvidas as idéias!

Se jogue

Ao chegar no Startup Weekend você vai encontrar muita gente desconhecida, não perca muito tempo, quebre o gelo e converse, diga por que você está ali. Aproveite a música, a comida e relaxe!

 Você a chance de, em 1 MINUTO, apresentar uma ideia totalmente nova para você, inclusive. Mas, como apresentar essa ideia em tão pouco tempo?

Existem algumas dicas de como utilizar bem o tempo do seu pitch:

  1. Quem é você — 10 segundos
  2. Que problema você quer resolver — 20 segundos
  3. Qual a proposta de solução — 20 segundos
  4. O que você precisa — 10 segundos

Lembre-se, você já “comprou” sua ideia, este minuto é para fazer com que todos comprem-na também!

Um super time

Você conhece os perfis que compõem um Startup Weekend?

  1. Desenvolvedores: Engenheiros de software ou hardware, esta é a galera dos códigos, eles são muitos importantes não só na construção dos produtos, mas no julgamento da viabilidade tecnológica deste produto.
  2. Criativos: Designers, UX, Front-ends, etc… esta é a turma da experiência do usuário e que dá a “cara” do produto. Além da consepção de imagem, os criativos são ótimos em causar impacto nos clientes.
  3. Business: Desenvolvedores de negócio, Marketing, Vendas, Gestão, Estratégia. Essa galera é fera em entender sobre viabilidade de negócio, captação de clientes e validação de hipóteses. Quando bem sincronizados com os Desenvolvedores e Designers constroem coisas incríveis num final de semana!

Estes são os três perfis básicos de todo Startup Weekend, mas existem alguns eventos verticais como o Startup Weekend Education, Startup Weekend University, Startup Weekend Women, Startup Weekend Health, Startup Weekend Finance, Startup Weekend Games, Startup WeekendMakers, Startup Weekend Youth, etc… Nestes verticais é comum um 4º perfil focado nesta área de atuação.

No caso do University, Women e Youth são necessários aproximadamente 75% dos participantes que atendam o vertical, mas mesmo estes 75% são distribuídos nos três perfis básicos.

Como posso construir um bom time no Startup Weekend? Boas práticas, escolha pessoas com:

  1. Habilidades complementares: Divergência é uma das melhores armas da inovação. Pessoas com pensamentos diferentes vêem oportunidades diferentes num mesmo contexto, isto será super importante no fim de semana!
  2. Interesses claros e alinhados: Divergência é bom, mas sinergia é fundamental, serão 54 horas juntos, não esqueça de que ninguém joga sozinho quando está num time!
  3. Energia e entusiasmo: Você está empreendendo num final de semana, ter pessoas no time que prefeririam estar em casa deitado no sofá não adianta nada. Mantenha o ambiente de trabalho animado e propício à criatividade… work hard PLAY HARD!

Esteja disposto à trabalhar em equipe, seu time é tudo!

Controle seu projeto

  1. Brainstorm: Se o problema estiver identificado jogue todas as ideias sobre a mesa, sem restrições e sem absurdos, tudo pode ser usado na criação de algo incrível.
  2. Priorize: Ok tudo é válido, mas depois priorize o que é possível ser feito num final de semana! Você vai precisar mostrar um MVP (minimum viable product), ou seja, o mínimo necessário para você ter um modelo de negócio sustentável.
  3. Organize: Use técnica de resolução de “to-do lists” com frameworks como o Kanban. Mantenha sob controle o que está sendo feito no fim de semana!

Não perca tempo, faça o que tem que ser feito!

Que ferramentas devem ser utilizadas?

Durante as 54 horas você precisará cumprir alguns passos para alcançar um bom resultado, por exemplo, você vai precisar levantar hipóteses do seu negócio para validar com os potenciais clientes; sem isso você construirá algo que não tem aderência ao mercado. Algumas ferramentas são:

  1. Cronômetro: Marque tempo para todas as tomadas e decisão, evite discussões intermináveis. Você vai precisar trabalhar com performance, aprenda, construa, valide e mude rápido!
  2. Matriz: Tem uma matriz que é bem interessante para tratar urgências e importâncias. Faça uma matriz 2×2 (duas linhas e duas colunas) cruzando as informações Não-Urgente, Urgente vs. Não-Importante, Importante. Desta forma tudo que for feito será categorizado com duas destas informações, obviamente o que for (Não-Urgente, Não-Importante) é menos relevanta do que o (Urgente, Importante).
  3. Scrum: Se você conhece a metodologia scrum sabe que sua base são as entregas de valor, logo você pode transformar suas 54 horas numa Sprint. Cuidado para não burocratizar o processo; se ficar complicado fique com o quadro de “to-dos”.
  4. Voto: Use a técnica do voto romano, ou seja, “quem é à favor levanta a mão”. Se der a maioria, ok, se não, muda!
  5. Canvas: Você pode utilizar o Lean Canvas ou o Business Model Canvas, mas lembre-se, o Canvas não pode ser um impedimento para a evolução do negócio nas 54 horas. Use-o com moderação! Existe alguns canvas online que podem facilitar no preenchimento, eu sugiro o BMFiddle.
  6. Ferramentas da Global Startup Battle.
  7. Cursos do Startup Weekend: Lean Customer Development Parte 1Lean Customer Development Parte 2Lean Customer Development Parte 3 eLean Customer Development Parte 4
  8. Outras ferramentas disponíveis.

Não deixe de olhar para essas ferramentas, elas não são obrigatória, mas ajudam muito durante todo o Startup Weekend.

Valide todas as suas idéias

Precisa construir ou refinar um MVP?

Você acha que não, SIM, VOCÊ PRECISA, mas não sabe ainda!

Capte ideias por diversos meios:

  1. No time: Faça brainstorms, o seu time tem muitas respostas que o negócio precisa.
  2. Entrevistas: Aqui você pode fazer testes A/B com potenciais clientes, usar redes como facebook e twitter, benchmarking para descobrir o que tem sido feito de forma semelhante ou através de captação de contatos de potenciais clientes que pagariam pelo seu produto.
  3. Outros times: Utilize todo network que o evento dispõe para validar hipóteses e adquirir feedback de outros times.

Só assim você poderá criar ou refinar seu MVP!

O roadmap do Startup Weekend

O que você pode fazer para obter sucesso no evento?

Sexta-Feira

  1. Levante informações do que será seu MVP
  2. Identifique potenciais clientes
  3. Defina metas para algumas entregas no final de semana

Sábado

  1. Refine o MVP
  2. Obtenha informações do seu mercado
  3. Inicie o desenvolvimento, comece pelos protótipos
  4. Vá para a rua validar hipóteses com seus clientes
  5. Faça gráficos com as informações obtidas e como seu negócio se torna sustentável
  6. Continue aprendendo, mudando e construindo

Domingo

  1. Inscreva-se no survey, não esqueça!
  2. Consolide suas validações
  3. Obteve fãs ou clientes?
  4. Analise suas estratégias
  5. Finalize o modelo de negócio
  6. Construa e pratique seu Pitch
  7. Finalize o desenvolvimento
  8. Faça os últimos testes
  9. PITCH TIME!

Apresentações do Domingo

Você será avaliado nos seguintes critérios:

  1. Execução: O que você fez como MVP?
  2. Validação e Modelo de Negócio: A estratégia de captação de cliente, aderência ao mercado e crescimento sustentável fazem sentido? Quantas pessoas se interessaram pelo produto? Quantas estão dispostas a pagar?
  3. Experiência do Usuário: O que foi construído atende a proposta? Como se dá a interação do usuário com o produto?

Dicas úteis

  1. Foque no seu MVP, não só no produto, mas no negócio em volta dele!
  2. Todo número precisa ser justificado, ninguém tem o mundo como mercado!
  3. Toda demonstração offline, não dependa da internet!
  4. Teste a tecnologia, aprenda rápido e corra contra o tempo!
  5. Tenha no máximo dois apresentadores!

Startup Weekend Viçosa

Não perca tempo se inscreva no Startup Weekend Viçosa que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2015 no CenTev (Viçosa – MG).

Inscrições: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-vicosa__36490

Contato e dúvidas: swvicosa@gmail.com

 

Texto escrito por: Luiz Fernando Gomes




9 Razões para participar do Startup Weekend Viçosa

3

Para participar do Startup Weekend Viçosa você não precisa ter uma ideia de startup, basta apenas se inscrever e entrar em uma das equipes.
O Startup Weekend Viçosa é um evento que está na agenda de  empreendedorismo global. É a primeira vez que o evento, mantido pela Techstars em parceria com a Google, acontece em Viçosa entre os dias 25 a 27 de setembro no CenTev.

Com a proposta de popularizar o empreendedorismo e a inovação para fomentar o desenvolvimento da região onde acontece, cada edição do Startup Weekend é realizada em diferentes cidades simultaneamente. Os participantes farão 54 horas de imersão para, com o auxílio de profissionais especializados, criarem um modelo de negócios de sucesso. Este fenômeno global que tem atraído e encorajado uma nova geração de empreendedores.
9 razões porque não posso ficar de fora do Startup Weekend Viçosa:

Disciplina.

O evento só dura 54 horas hora, com hora para começar e acabar. Todas as atividades desenvolvidas precisam acontecer dentro do horário estipulado. Não tem jeitinho brasileiro nem pra galera da área de criação, todo mundo tem que cumprir as regras. Disciplina e a palavra chave.

Conhecimento.

Você vai ter um aprendizado a jato em um programa de imersão . Não se trata apenas de ouvir a teoria, você vai construir a sua própria estratégia e testá-la. É como um MBA num fim de semana. Os mentores não participam do evento por acaso, eles sabem quais caminhos seguir (e principalmente não seguir) e direcionam as equipes para transformar uma ideia em um negócio viável.

Networking.

No Startup Weekend Viçosa estarão as melhores mentes empreendedoras concentradas. Durante estes três dias você vai construir relações e, possivelmente, sair do evento com um trabalho ou um investidor. Não se trata apenas de uma ideia, mas de pessoas. Em um Startup Weekend você vai aprender a juntar uma equipe. A formação da equipe com os perfis de empreendedor, desenvolvedor e designer não é por acaso. Todo mundo tem um papel importante em uma startup para melhor exerce-lo para ajuda sua equipe. Uma equipe vencedora sabe delegar funções.

Sair fora de sua zona de conforto.

Você definitivamente vai sair fora de sua zona de conforto. Com um fim de semana exclusivo para deixar que a sua criatividade flua, o evento é uma oportunidade perfeita para trabalhar numa nova plataforma, aprender uma nova linguagem de programação ou apenas tentar algo diferente.

Dar e receber

Ninguém e melhor do que ninguém! E sua ideia pode não ser a escolhida. Ao participar de um evento como esse aprendemos que todo mundo tem uma ideia que vai mudar o mundo e às vezes algumas delas mudam mesmo, mas isso não acontecer com sua ideia, relaxe e aprenda a receber. Outra ideia que não a nossa pode ser a chance de realizar seu sonho de uma maneira melhor do que imaginou.

Aprender a se comunicar

O “pitch” (O pitch é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de conquistar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio.) é o maior desafio do evento. Você vai ter que ter medo de falar em publico. O “pitch” não é obrigatório, mas se você tiver uma ideia que quer colocar em prática vai ter que convencer algumas pessoas. Um excelente lugar para começar a treinar essa habilidade é no Startup Weekend, principalmente para ganhar um feedback sincero sobre seu desempenho dos participantes, mentores e jurados.

Aprender a dar soluções

Produtos são criados porque resolvem problemas do dia a dia. Se coloque na posição do outro, descubra quais são seus problemas e encontre soluções em que as pessoas topariam pagar para não ter mais esses problema. Entre na pele de outras pessoas, veja o mundo com os olhos dos outros.

Começar seu negócio.

Mais de 36% das startups que saíram de um Startup Weekend continuam a crescer depois dos três meses. Cerca de 80% dos participantes continuam a trabalhar com a sua equipe formada no startup weekend depois do evento.

Estar cara a cara com outros líderes.

Os líderes locais e nacionais tecnológicos participam nos Startup Weekends como mentores, palestrantes e juízes. Com estes eventos poderá você vai estar frente a frente com os agitadores da sua comunidade. Aqueles que fazem acontecer no meio das startups.
Agora já tem várias razões para sair de onde você está acomodado e dar vida a suas ideias e sonhos.

Adquira já o seu ingresso e nos vemos lá!

https://www.sympla.com.br/startup-weekend-vicosa__36490

E-mail: swvicosa@gmail.com

 




Pin It on Pinterest