← Techstars Blog

Written by Luiz Fernando Gomes – Facilitator | Startup Weekend

forrest gump

Participando do Startup Weekend percebi que alguns pitches de 1 minuto da sexta-feira chamam mais atenção e consequentemente atraem mais pessoas que outros, por que?

Você já teve 1 minuto para convencer alguém que sua idéia é incrível e que todos deveriam trabalhar com você para desenvolvê-la? Se já, pense por um instante em como você fez, quais argumentos e artifícios utilizou. Provavelmente você conseguirá identificar agora o que foi fator de sucesso ou fracasso. E se ainda não passou por esta situação, o que você usaria de argumentos e artifícios para trazer pessoas para trabalhar ao seu lado?

Está claro que as idéias das pessoas que passaram por esta situação que chamam menos atenção que a desenvoltura do apresentador. Como assim? Quando se tem 1 minuto para apresentar uma idéia, o mais importante é ser lembrado, principalmente quando há outras dezenas de pitches competindo com o seu!

Sua idéia pode ser complexa ou simples, seu conhecimento sobre o tema pode ser superficial ou profundo, seus dados podem ser abstratos ou concretos. No final as pessoas vão lembrar, se lembrarem, é de você! Mas, como fazer para ser lembrado?

Quando pensamos em liderança, vem na nossa mente a imagem de um visionário estilo Steve Jobs, algo que está anos-luz distante de nós. O vídeo abaixo é uma lição de liderança, preste atenção.

Já vi grandes idéias, propostas por pessoas incríveis que passaram despercebidas, focaram na profundidade da informação e não mostrou paixão, brilho nos olhos para cativar quem estava ao redor. Este é o segredo: Tenha brilho nos olhos e a faca entre os dentes!

Lembro no Gustavo de Maceió-AL, sua idéia era construir um sistema de controle para produtores rurais, ele poderia subir ao palco e contar uma história triste sobre a situação atual dos pequenos e médios agricultores da sua região, ao invés disso, pegou o microfone e a plenos pulmões soltou: XÔÔÔÔÔBOOOI! Uma hora depois ninguém sabia quem era o Gustavo, mas cara do Xôboi foi reconhecido por todos. Resultado, o Gustavo montou uma equipe fera e desenvolveu esta idéia durante o final de semana.

Portanto quando você tiver 1 minuto para vender uma idéia lembre-se que você será lembrado, as pessoas não querem saber o que você está falando, mas por que você é a pessoa certa para aquilo!

Minha conclusão: Pessoas não compram idéias, compram pessoas.



laurensauser