← Techstars Blog

O que me qualifica para escrever esse artigo? Sou editora do blog da UP Global. Recebo inúmeros e-mails de empreendedores ávidos para ter suas histórias na frente da nossa audiência global. Queria poder ajudar todas as startups a construir seus pitchs únicos, mas a carga de trabalho (como para a maioria dos editores) é simplesmente muito alta.

A não ser que você esteja sendo entrevistado e tendo cobertura da BBC – editores não tem tempo para desenvolver uma história pra você. Esse trabalho é seu.

Eu não quero jamais ver um press release! Sério, NÃO.

 

no god

1) A chave para alavancar sua startup na imprensa é contar uma história original. Simples assim. Você não precisa de uma trama fictícia ou criar personagens – apenas um pouco de criatividade e alguma habilidade com escrita. Se você não tem essa habilidade, encontre alguém que a tenha.

DICA QUENTE: Contate seus amigos que se formaram em Letras, Marketing ou Jornalismo. Peça-lhes para ajudar com um brainstorm, escrevendo ou editando.

2) Uma vez que você tenha identificado uma pessoa que possa escrever efetivamente – pesquise o blog, revista ou publicação onde gostaria de ver a sua história. Tome nota dos artigos que publicam. Eles tem divulgado material escrito por e para as empresas? Claro que não! Como Tech Crunch colocou de forma super eloquente – é grosseiro e cá entre nós, você sabe disso.

É responsabilidade sua achar o equilíbrio entre os interesses do seu negócio e uma discussão razoável de temas que também são relevantes para todos os outros.

DICA QUENTE: Amarre o update do seu produto com um assunto sobre liderança ou um anúncio de algo que esteja acontecendo AGORA no noticiário. Esta junção vai dar a sua história uma urgência que os editores não podem ignorar.

Se você responder SIM a uma das perguntas abaixo – você está dentro.

1. Sua história complementa uma tendência a ser coberta pelos meios de comunicação atuais? Why a war and shrinking economy cant stop Syrian innovation.
2. Será que essa história afeta as pessoas? Women Entrepreneurs: Making the world a better place one startup at a time.
3. Essa história é inédita? É sobre algo novo? Oakland’s First Black Male Achievement Event A Success.
4. É sobre algo que ainda não foi escrito pela Up Global antes? From Active Duty to Civilian Life: Entrepreneurship is the Path, Startup Weekend is the Vehicle.
5. O local da história é polêmico ou importante de alguma forma? An Update From Our Friends In Kiev, Ukranie.
6. Essa história envolve alguém de destaque local? Startup Weekend Announces Board of Directors and Launches Startup Foundation.
7. Será que esta história tem um herói? Lessons from Ugly Outfitters: Making Ugly and Everyday Brand.
8. Pode esta história ser escrita em formato de lista e fornecidos como um recurso? 10 Tips from Female Founders.
9. A história inclui mídia digital? (Video, Podcast, Áudio, Infográfico) From Hobby to a Business: The Reality (comic)

3) Agora, você encontrou um “ângulo”, que apresenta algo novo, relevante e interessante. Você não escreveu sua história inteira… ainda! Crie um pitch – uma curta introdução sobre o que seu texto falará. Não coloque suas motivações pessoais (ou seja, os interesses da sua startup) nele. Mande um email para o editor com toda a informação apresentada de forma concisa. Sério, mantenha curto! Ninguém tem tempo para ler uma história de 5 parágrafos sobre você e sua empresa.

DICA QUENTE: Não escreva o artigo inteiro ainda. O editor pode ter um outro ângulo que iria funcionar melhor para a publicação. Esteja aberto para mudanças e feedback.

4) Junto com o seu pitch, inclua 4 ou 5 manchetes para o editor apreciar. De acordo com o “O pai da propaganda”, David Ogilvy – em média, 5 vezes mais pessoas leem a manchete do que o corpo do texto. Você deve começar e terminar cada artigo com a pergunta: “Será que isso me faria querer ler?”

DICA QUENTE: Escreva 10 manchetes. Apresente as 4 melhores.

Uma simples fórmula para escrever sua manchete: Número ou Palavra de Início + Adjetivo + Palavra-Chave + Promessa (VEJA UM EXEMPLO EM INGLÊS AQUI)

5) Certifique-se de que você tem mídia disponível – vídeos, imagens, podcasts, playlists, ou o que for – pronta para ser enviada. Grandes fotos podem melhorar dramaticamente a sua história! Inclua-as no seu email pitch.

DICA QUENTE: Qualquer pensamento, exemplo, ou pessoa em sua história, você pode realçar através de imagens – faça isso.

Se não tiver retorno – entre em contato 3 dias mais tarde. Depois disso, se toca e manda algo diferente.

Falando nisso … você tem uma história que poderia interessar a UP Global? Envie-me (Lauren@up.co) com SEU pitch.

FEITO!

 

Tradução do post 5 hot tips pitching startup press, por Lauren Sauser

 

Tony Celestino