← Techstars Blog

Lançar uma startup de tecnologia é ao mesmo tempo aterrorizante e loucamente divertido. Mesmo que esteja considerando há anos colocar sua ideia em prática, você será forçado a tomar centenas de pequenas decisões e esperar que tenha escolhido certo na maioria delas.

Por isso é tão importante levar em conta os conselhos de empreendedores de tecnologia que já alcançaram o sucesso para que você possa planejar as dificuldades que terá que superar. Aqui estão 5 dicas para ajudar com sua startup de tecnologia:

link

 

Gerencie suas finanças desde o início

Quando sua empresa é nova, é fácil jogar seu próprio dinheiro no projeto sem pensar muito ou manter registros precisos. Entretanto, uma vez que as coisas decolam, separar seu negócio da vida pessoal tomará muito tempo e será frustrante. É sempre melhor começar criando uma identidade e um sistema de contabilidade totalmente separados para sua empresa.

Se você for trabalhar de casa, crie uma área bem definida de trabalho com seu próprio equipamento e acesso à internet. Dessa forma, quando você começar a procurar investidores, você já terá um um registro de excelente contabilidade e gerenciamento de dinheiro que somente ajudará sua empreitada.

 

Seja Acessível aos Seus Clientes

Mesmo que sua operação seja pequena no início, não pense por esse lado. Clientes gostam de contatar o serviço de atendimento ao cliente de forma rápida e saber que seus problemas estão sendo resolvidos. É por isso que é importante ficar alerta com suas contas de e-mail e mídia social.

Uma ótima forma de fazer isso é dar a todos os seus empregados, inclusive você, as ferramentas para ficar conectado na hora. Você não tem que gastar muito, um plano simples de algumas operadoras te permitem falar, mandar mensagens e usar a internet.

 

Use Mídia Social para Realmente Escutar

A maioria das startups usam a mídia social para promover seus produtos e serviços. Na realidade, se você fizer uma pesquisa rápida no Google achará um monte de artigos sobre como fazer exatamente isso. Levando em conta que marketing é uma peça extremamente importante desse quebra cabeça, você deveria usar mídia social para escutar o que as pessoas tem a dizer sobre a sua empresa.

O engajamento do cliente é muito mais que apenas uma palavra em alta. Procure por formas de conectar com seus clientes, agradeça a eles por menções em tweets, likes em páginas do Facebook, e faça seus clientes se sentirem parte da sua cultura.

 

Faça Tudo Você Mesmo

Embora pareça que você está fazendo tudo você mesmo no início, essa é uma experiência de aprendizado muito valiosa. Resista à tentação de contratar alguém para fazer tarefas que você mesmo pode fazer. Aprendemos fazendo, e é importante que você saiba seu negócio de cabo a rabo.

Não dizendo que não haverá certas situações em que você terá que terceirizar tarefas ou que nunca terá que contratar alguém. Só lembre-se que é seu negócio, e você precisa saber como cada trabalho se conecta ao todo.

 

Divirta-se

Essa dica é provavelmente a mais óbvia, mas é a que é mais facilmente esquecida. Quando o estresse está se acumulando e você se sente enterrado, não esqueça que decidiu lançar sua startup, pra começo de conversa. Divirta-se e aproveite ser seu próprio chefe. Escute as pessoas de sucesso à sua volta, mas jogue seus conselhos pela janela se não soarem bem com suas próprias ideias.

Seja fiel às suas visões e não deixe a pressão dos problemas diários enuviarem sua vista. Lembre que aqueles 10% que faltam pra finalmente lançar sua startup de tecnologia precisam de tanto esforço quando os 90% passados.

Lançar uma startup de tecnologia é uma coisa incrível. Mas, ao contrário de uma casa em que no momento que está construída você pode relaxar e curtir, uma vez que tenha lançado sua startup você enfrentará novos e diferentes desafios. O segredo é fazer a fundação correta no início com um olhar em direção ao crescimento.

 

Traduzido por Estela Camargo

Tony Celestino