← Techstars Blog

Este artigo foi originalmente publicado na Forbes

Para toda coroa de flores ou foto hippie que aparecer na suas atualizações de Facebook este ano durante o Coachella (Festival de Música e Arte), você tem um organizador de evento para agradecer. Para todo jantar que você se vangloriar no Instagram, ou todo assunto que você twittar sobre, um planejador de eventos em algum lugar merece um tapinha de consideração nas costas.

Estudantes americanos, empreendedores e artistas, cada um busca ocasiões e comunidades nas quais eles possam fazer seu melhor trabalho. Nos bares, salas de aula e hotéis onde esses indivíduos se reúnem, há provas de que é um setor na economia americana em crescimento.

Essa economia inclui as tecnologias dos smartphones que aumentam a produtividade das corridas de táxi até os que compartilham fofuras caninas. Isso também inclui o setor de trabalho responsável pela organização da comida, Roda Gigante, e celebridades em tecnologia que podem aparecer no seu próximo evento de trabalho.

É o casamento desses setores em desenvolvimento – os de tecnologia móvel e organização de eventos – que definem os próximos cinco anos de como você participa em funções sociais e profissionais.

O escritório de estatísticas trabalhistas declarou a categoria ́Planejador de Encontros/Eventos ́, como o título de trabalho com o mais rápido crescimento nos Estados Unidos em 2012. As métricas de trabalho também indicaram um crescimento significativo no mercado de eventos desde 2003, e com a ajuda de um setor tecnológico florescente, o planejamento de eventos domésticos é projetado para crescer até 31.000 empregos até 2020 – um crescimento de aproximadamente 43%.

A maioria dos americanos vai comparecer,ou planejam, a uma variedade de encontros e reuniões profissionais, acadêmicas, ou comemorativas durante o ano fiscal de 2015, e uma crescente maioria o fará com um smartphone em mãos.

“Eu acredito termos escolhido corretamente nosso foco em celulares… a entrada dos smartphones já ultrapassou dois terços de todos os donos de celulares norte-americanos e essa tendência vai apenas continuar a crescer” Todd Goldberd, co-fundador da aplicativos para celulares, Eventjoy. “ Isso significa coisas extraordinárias para ambos, participantes e organizadores”.

Goldberg e seu parceiro Karl White fundaram a Eventjoy em 2013 para coordenar host e participantes por meio dos seus celulares. Eventjoy recentemente adicionou um ́app organizador ́ entre suas ofertas para planejadores, incluindo uma interface simples com a qual é possível verificar convidados confirmados, estatísticas de venda, além de receber notificações.

Eventjoy funciona como uma solução em bilhetes sem custos para os planejadores, e tem predominantemente focado em usuários e antigos participantes. O serviço tem sido implantado em mais de 2000 eventos, dentro de 14 países, e tem vantagem junto dos planejadores habilitados com smartphones no mercado de trabalho.

“Nós entramos em contato com organizadores e oferecemos de graça nosso produto mobile, como um meio de complementar a organização das suas vendas de ingressos,” disse Goldberg. “Pouquíssimos eventos oferecem um aplicativo de celular para um visitante permanecer conectado, e naturalmente existem maiores expectativas em eventos de tecnologia porque os participantes são do tipo que aderem fácil à novidades”

Assim como também existe uma maior pressão entre os participantes que não querem estar no evento. Esses são os convidados que prefeririam estar num hotel, depois de um dia inteiro de conferências lideradas, e em seguida participando dos processos de stand-ups, happy hours e flash mobs.

“Se você pode melhor organizar as pequenas atividades que acompanham uma grande conferência, isso alivia boa parte do stress dos participantes.” diz Goldberg. ”Nós temos sido bem sucedidos [na Organização de Conferências] através da reunião dos participantes pelos seus telefones, e queremos fazer o mesmo para os organizadores”.

Eventjoy dá aos participantes e hosts a habilidade de priorizar eventos enquanto ativos, e precisamente julgar o tempo dedicado pela sua agenda. Eles podem usar o app para providenciar feedbacks aos hosts, navegar por espaços de trabalho ainda desconhecidos e interagir com todo os horários de eventos da equipe. Goldberg também notou que quando planejadores inspecionam uma serie de eventos, a coordenação móvel com a sua clientela trabalha de forma que aumenta o envolvimento entre eles.

Eventbrite, uma precursora e competidora direta em vendas de ingressos e responsável por eventos, tem diversificado recentemente em hardware e suporte de campo para organizadores de eventos. Assim como Eventjoy, Eventbrite permite aos usuários pesquisarem, comprarem autorizações, e seguirem eventos à sua escolha.

“Nós operamos em um espaço competitivo”, disse Goldberg. “Nós observamos uma ‘corrida por redução de custos’ em relação as taxas sobre ingressos, e enxergamos a opção livre de taxas como uma ótima oportunidade…[adicionalmente] é o nosso foco em telefones portáteis que nos separa disso.”

O setor de planejamento de eventos vai, como de esperado, buscar por caminhos mais fáceis para reunir feedbacks de eventos, e reduzir os custos administrativos dos eventos, em um mercado lotado”. O mercado mobile está pronto para oferecer aos organizadores um meio mais fácil de supervisão, e aos participantes um meio mais fácil de agradecer.”

E mesmo que isso ainda não vá fazer os ingressos para o Coachella mais baratos, isso pode ajudar a desenvolver uma nova onda tecnológica integrada a eventos sociais.

Tony Celestino