← Techstars Blog

Um minuto para vender uma ideia. Um fim de semana para transformá-la em um produto com potencial para se tornar um negócio inovador. Para o desafio, duas ferramentas essenciais: criatividade e entusiasmo. Essa é a proposta do Startup Weekend, maior conjunto de eventos de empreendedorismo digital do mundo, com um desafio a mais: só valem ideias para a área da saúde (incluindo estilo de vida e bem-estar). Brasília será a primeira cidade na América Latina a sediar um Startup Weekend focado nesta temática. Mais do que formar empresas, o encontro tem o objetivo de estimular o espírito do empreendedorismo digital nos  participantes.  

 

 

swhealth

 

Com esse espírito, o Startup Weekend oferece 54 horas de imersão, durante as quais os participantes terão a oportunidade de construir um modelo de negócios em diferentes aplicações – sejam elas web, mobile e até mesmo hardware – e avaliar a viabilidade desses negócios com os mentores presentes, todos com vasta experiência no mercado digital, e os consultores especialistas, que são profissionais empreendedores na área da saúde.

De acordo com o empreendedor e organizador do SW Saúde em Brasília, Leandro Freire, o objetivo é que os participantes experimentem ferramentas e abordagens do mundo das startups em busca de solucionar problemas reais do dia-a-dia da saúde, em um ambiente seguro onde as falhas são permitidas e parte do aprendizado, desenvolvendo uma mentalidade empreendedora e encontrando parceiros para viabilizar a execução de novos projetos em conjunto. “Todos já passamos por dificuldades relacionadas à área de saúde, seja um profissional da área, paciente ou prestador de serviço. No primeiro dia, daremos a chance para que os participantes apresentem, em um minuto, uma ideia inovadora para um problema que a área enfrenta. O público votará nas melhores, que serão executadas durante o evento”, destaca Leandro. Os melhores projetos receberão premiações oferecidas pelos apoiadores, incluindo oportunidades que facilitarão o desenvolvimento de seus negócios.

Participantes de edições passadas destacam o poder de rede que o Startup Weekend tem. Para Emmeline Lucena, que participou da edição Women, em João Pessoa, e agora se juntou ao time organizador, o maior valor de participar de um Startup Weekend é a rede de contatos e acrescenta que este evento tem uma diferença às edições tradicionais do programa. “Geralmente estes eventos são compostos basicamente por três perfis: Desenvolvedores de Sistemas, Designers e Pessoas de Negócios. Para este evento, estamos incluindo um quarto perfil, primordial para gerar projetos de grande impacto: o Profissional de Saúde. Convidamos aqueles profissionais que se incomodam com as situações enfrentadas no dia-a-dia para se juntarem a nós e promovermos soluções inovadoras para estes problemas, pois lá poderão formar equipes multidisciplinares e, receberem mentorias de diversos especialistas em negócios durante as 54 horas do evento”.

 

capa

Ficou interessado em participar?
Programação e inscrição para o Startup Weekend Saúde em Brasília: http://bsbsaude.startupweekend.org/

 

Tony Celestino