← Techstars Blog

Escrito por: Thomas Buck.

Sou evangelista incondicional do movimento empreendedor. Quando entrei para o movimento, no início de 2009, não fazia idéia do poder transformador do movimento. Assim, ajudei a dar alguns passos importantes na universidade onde leciono em Salvador, além de ter contribuído na realização dos 3 eventos Startup Weekend que já ocorreram na Bahia: 2012, 2013 e 2014.

Quero falar mais especificamente daquele ano de 2013. Já vou adiantar logo o vencedor: o projeto Pastar.

Creio que o líder de tal projeto, Matheus Ladeia, absorveu como ninguém toda a essência do empreendedorismo.

Talvez ele já tenha aprendido isso na sua própria educação, desde que nasceu. Quem saberá?

Quero lembrar que a Pastar não foi sua primeira tentativa de empreender. Provavelmente não será a última, da mesma maneira.

Foi muito gratificante quando, ao longo do mês de agosto de 2014, ou seja, dentro do primeiro ano de existência da Pastar, Matheus me chamou para participar da filmagem de uma série que estava sendo feita pela TV Futura, em parceria com o SEBRAE, com uma nova safra de jovens empreendedores que está sendo gerada neste país. O projeto pode ser acessado aquí.

Esta semana saiu o resultado da tal matéria feita no dia 06 de setembro de 2014. Vejam vocês mesmos: http://www.projetoempreender.org.br/episodios/matheus-ladeira/. E notem o seguinte: aos 1:40 do vídeo, Matheus se lembra daquele mês de setembro de 2013, quando venceu o II Startup Weekend em Salvador.

A série Projeto Empreender demonstra claramente que o movimento empreendedor no Brasil está em absolutamente todas as áreas, e já contaminou nossos futuros empreendedores em praticamente todas as idades. Incrível. E as ideias então não vou nem comentar.

A Pastar, é claro, está se transformando numa grande história de sucesso, que começou num fim de semana com as 54 horas mais incríveis daqueles participantes. Mas não devemos esquecer de mencionar outros tantos projetos que começam a invadir o dia a dia de nosso país: Cabe na Mala, Easy Taxi, …

Creio ser este exatamente o aspecto mais importante do nosso evento Startup Weekend: o de fomentar esta grande força transformadora que fortalece a cada dia nosso futuro.

 


,


Lucia Trochez Lucia Trochez
(@lulutro) Lucia loves to travel, as International Marketing Manager, she focuses on helping startups around the world grow their presence and branding. Lucia studied Multimedia Engineering in Bogotá, Colombia, where she’s from.