← Techstars Blog

Texto escrito por em 2 de janeiro.

 

Todos os dias você utiliza produtos e serviços digitais que solucionam problemas do seu dia dia ou simplesmente lhe trazem conforto e diversão. Muitos destes produtos e serviços foram criados por grupos de pessoas que, em algum momento, tiveram uma ideia, foram para rua, ouviram o que algumas pessoas tinham a dizer sobre esta ideia, mudaram diversas vezes para se adequar as necessidades do público e rapidamente colocaram um produto à disposição no.

Algumas em algum tempo alcançaram seu primeiro milhão de clientes, outras mudaram ainda mais vezes para ter uma melhor adesão de mercado outras, porém, morreram, dando origem à novas ideias, bem-vindo ao mundo de Startups!

Em Julho de 2013 li um livro sobre um evento que permitia a criação de uma startup desde a ideia, achei a história do surgimento do Startup Weekend e a sua filosofia fascinantes (recomendo). Poder, em 54h, sair de uma simples ideia (que não vale nada) para um modelo sustentável de negócio (que pode valer milhões em alguns anos) é algo realmente extraordinário.

Mas vamos por partes, o que é uma Startup?

Existe algumas definições em livros e sites, a que mais gosto é uma fusão entre a definição de dois autores bem conhecidos, Steve Blank e Eric Ries. A definição é assim:

“Uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço, com modelo de negócio repetível e escalável, em um ambiente de extrema incerteza”

Com esta ideia inicial formada e alguns livros lidos, como o Lean Startup, do Eric Ries e o Delivering Happiness, do Tony Hsieh, me inscrevi para meu primeiro Startup Weekend, em Agosto de 2013.

Mas como é o Startup Weekend?

O Startup Weekend (startupweekend.org) é o maior evento de Startups do mundo, consiste num final de semana intensivo de trabalho. O evento, sem fins lucrativos, é mantido pela UP Global (up.co) e executado por empreendedores voluntários. Só em 2013 foram realizados cerca 1100 eventos, em mais 450 cidades que atingiram mais de 100k empreendedores pelo mundo, dispostos à empreender num negócio inovador em 54h. Foram mais de 8000 Startups criadas!

Depois do meu primeiro Startup Weekend me interessei ainda mais em participar da divulgação e realização do evento (principal motivação para eu escrever esse texto).

Feliz por participar de um movimento em prol do empreendedorismo, me engajei com as comunidades de Startups pelo Brasil para conhecer melhor as pessoas, entender suas necessidades e ajudar no que for preciso para a realização de outros Startups Weekend.

Depois do evento de Agosto passei a acompanhar mais de perto as ações da UP Global, descobri que o Startup Weekend tem algumas variações interessantes, entre elas há um evento cujo objetivo é criar Startups que solucionem problemas na educação e no processo de ensino-aprendizagem, o Startup Weekend Education.

O Startup Weekend Education é um evento de 54h, onde educadores, pais, estudantes, empresários, desenvolvedores e designers se reúnem para compartilhar idéias, formar equipes e construir produtos que proponham especificamente soluções para a educação.

Fui professor de matemática de 2006 a 2011, durante este período me frustrei muitas vezes pela lenta evolução dos processos de ensino-aprendizagem dentro e fora de sala de aula, por mais que buscasse ferramentas ou técnicas diferenciadas de ensino me via preso a um conjunto de processos engessados.

Por outro lado vi o surgimento de grandes ideias para muitos problemas educacionais como a Khan Academy, iTunes U, ddx, Udemy, TED, Coursera, Open English, Udacity, Redu e dezenas do MOOCs (Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Couser). Tudas estas ideias me motivaram à contribuir com o empreendedorismo em Startups que proponham soluções educacionais à nível global.

Para educadores e alunos, participar do Startup Weekend Education é uma grande oportunidade: 1. Para pensar e validar soluções educacionais; 2. Estimular os comportamentos empreendedores; 3. Aumentar sua rede de contatos nas comunidades Startups.

Hoje faço parte dos times que estão organizando o Startup Weekend Education em São Paulo, nos dias 30, 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro e emRecife nos dia 11, 12 e 13 de Abril. Não deixe de participar!


Mais sobre o Startup Weekend:

Site: www.startupweekend.org

Blog da UP Global:

https://blog.up.co/

Texto escrito por em 2 de janeiro.

Tony Celestino