← Techstars Blog

Será que você aguenta a maratona?

Vamos ajudar você a se preparar para o Startup Weekend Youth BH, o maior evento de empreendedorismo digital do mundo. Vai rolar aqui em Belo Horizonte, nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Siga essas  dicas e seja bem vindo a um novo mundo!

 

1) Recepção no evento e suas ideias 

–  Traga o seu convite no celular só por garantia, não precisa imprimir. Teremos a lista de participantes na entrada do evento;

– De sexta para sábado, traga sua ideia. Mas lembre-se, só serão desenvolvidas as mais votadas. Se não for a sua,você poderá escolher uma das ideias mais votadas e ajudar a equipe a bombar!

– Antes das apresentações haverá um quebra-gelo! Fique atento que uma boa empresa se faz de pessoas complementares. Aproveite e faça um bom network.

– Saiba falar sobre sua ideia em um minuto! Esse é  o tempo que você terá para apresentá-la ao restante do grupo. Quanto melhor apresentada maior a chance de ser votada;

– Dica para uma boa apresentação (pitch):

  • Seu nome e o que faz – 5 segundos; 
  • Dor (problema) que quer resolver 15 segundos;
  • Solução que encontrou – 30 segundos;
  • Diga o que precisa – por exemplo: desenvolvedor , design ou business – 8 segundos,
  • Agradeça 2 segundos!!!
  • Ufaa!!! Que tenso 🙂  

– Se você não tiver ideias, traga sua vontade de trabalhar e aprender e não se preocupe, só apresenta a ideia quem quiser.

 

2) Como escolher sua equipe e como desenvolver sua ideia 

– Escolha bem o grupo que vai participar, quanto mais diversificado, mais chance de ganhar;

– Estude quem são os mentores, assim você pode tirar mais proveito. (clique aqui para saber mais sobre eles);

– Alguns mentores estarão ali para tirarem as dúvidas de todas as equipes. Não monopolize nenhum mentor, muito menos para contar da sua ideia que está desenvolvendo fora do weekend. O ideal é que você apresente uma primeira fase de ideias em 2 minutos e se perceber interesse do mentor , fale mais uns 5 minutos ou 7 e permita que ele vá ouvir outras pessoas; Depois ele voltará.

– Existe a possibilidade do mentor ficar somente para a sua equipe, mas isso caberá a ele escolher. E mesmo que isso não ocorra, não leve para o pessoal. Aproveite ao máximo enquanto estiver conversando com ele.

– Receba bem os feedbacks. Os mentores vão falar o que acham da sua ideia, muitas vezes podem dar criticas pesadas, que só te ajudarão a crescer (e muito) se você recebê-las sem ficar bravo(a). Startup Weekend não é lugar pra pessoas mimadas! É um lugar para aprender com quem sabe fazer! Então sem mimimi!!!

– Cuidado para não ficar mudando toda hora de opinião. Caso contrário você poderá perder o foco.  Mentores são pessoas diferentes com ideias diferentes. Seja inteligente para complementar as ideias ao invés de ficar mudando o tempo inteiro.

– Preste atenção nos palestrante que irão durante o evento. São eles que vão te ensinar alguns conceitos que vão além da técnica. Algo como um super poder ! (E eu não estou brincando :p)

3) O que trazer? 

– Durante o sábado, começam as tarefas mais pesadas, para isso será disponibilizado o laboratório de informática.

– Se quiser, pode ficar a vontade para trazer o seu computador ou tablet. Você também está livre pra trazer o que precisar para otimizar a sua performance, por exemplo, um segundo monitor, mouse, mesa digital, enfim… pode trazer!

– Traga seu celular e o carregador, leve também um “T” elétrico.

– Teremos wifi, mas como uma pessoa precavida vale por duas, seria legal você trazer seu cabo de rede! Vai que..

– Muito provavelmente você vai precisar ligar para alguns amigos para validar sua ideia, e o 3G pode ser muito importante quando você for falar com pessoas na rua;

– Lembre-se de carregar seu celular antes de ir, e durante o evento. Perder uma entrevista ou aquela foto legal por falta de bateria é Total Fail!

– Traga cartão de visita ou imprima seus contatos ou escreva no toquinho ou no guardanapo, enfim, o networking é poderoso; Mas a forma que você vai se apresentar é tão importante quanto a execução.

-Crie uma boa primeira impressão! Seja profissional. (Não estamos falando pra ser chatongo, fingir de sério ou ser um “mala”). Mostre entusiasmo, mas com respeito por todos. 

– O Ibmec  é super confortável e conta com infraestrutura excelente.  De sexta para sábado e de sábado para domingo, você deverá ir para casa,  mas recomendamos que no sábado e no domingo você leve escova e pasta de dente (POR FAVOR), desodorante (POR FAVOR) e muda de roupa, você vai suar muito durante o evento!

 

4) Sobre como funciona sua participação

– Você deve ficar o máximo de tempo que conseguir das 54 hs no evento e também vai para a rua validar, por tanto, vista-se confortavelmente mas também não exagere e apareça de pijama ou sunga no evento! (Se eu falei que podia, era só brincadeira) Ninguém merece, né? (Se liga nesse post só sobre o “dresscode”)

–  Não se preocupe com alimentação. Na sexta haverá um coffee break, no sábado: café da manhã, almoço, coffee break e jantar. No domingo: café da manhã, almoço e coffee break. Durante todo o evento estarão disponíveis: café, água e guloseimas, mas pegue só o que você for consumir, ali estarão mais 109 pessoas com a mesma fome que você :p;

– Se você tiver alguma intolerância alimentar, sugerimos que traga algumas comidinhas para não ter problemas com o cardápio;

– Se for vegetariano, nos avise o quanto antes. Ou um bacon pode ir parar dentro do seu pão.

– Se você for MENOR QUE 18 anos, favor TRAZER AUTORIZAÇÃO com a assinatura do seu responsável e uma cópia do xerox de quem assinou, CASO CONTRÁRIO sua entrada NÃO SERÁ PERMITIDA.

– Leu o parágrafo de cima?

E o mais importante de tudo!!

BRILHO NOS OLHOS!!! Traga sorrisos, alegria e não tenha medo! Você vai conhecer pessoas muito parecidas com você e que provavelmente vão se tornar seus amigos! Seja muito bem vindo a um novo mundo!

Está preparado para mudar radicalmente? Aproveite essa grande oportunidade!

Divirta-se !!!

Go Go Youth BH … Uhuuuull!!!

 

 

 

 

Texto adaptado de Elisa Carlos Pereira; http://inpulsa.me/eventos/swjundiai/manual-de-sobrevivencia/


, , ,


JosŽ Carlos Junior