← Techstars Blog

Para auxiliar os participantes e demais interessados no Startup Weekend, listamos abaixo algumas perguntas e respostas frequentes sobre o evento.

O que é startup?

Resumindo, uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Startup é a fase inicial de um negócio inovador!

Como funciona o Startup Weekend?

O Startup Weekend é um evento que dura 54 horas ao longo de um fim de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. É o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 700 cidades em todos os continentes. No evento sua missão é desenvolver uma ideia de negócio e provar que ela pode gerar receitas e cobrir seus custos.

Qual a programação do evento?

O credenciamento tem início às 18h00 no dia 18/05 (sexta-feira), chegue com pelo menos 10 minutos de antecedência. O evento termina às 20h00 no dia 20/11 (domingo). Este é um evento de imersão, de foco completo em tornar ideias em soluções, não agende outros compromissos durante os dias do evento!

Que ideias de negócio devem ser apresentadas no evento?

O Startup Weekend incentiva a criação de negócios digitais. Vale a criatividade para criar um modelo de negócios inovador, escalável e que resolva um problema real!

E se a minha ideia não for escolhida?

Sem problemas! Você se juntará a outros times com propósitos similares ao seu podendo agregar seus conhecimentos a outras ideias!

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro! É muito bacana levar ideias para o evento mas se você não tiver uma ideia, sua experiência não será prejudicada. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Posso apresentar como ideia um projeto que já estou desenvolvendo?

Não serão aceitos projetos já iniciados. É um requisito que os projetos estejam no estágio de ideia. Como um dos objetivos é aprender a desenvolver bons modelos de negócio, os participantes devem passar por todas as etapas da criação e validação de uma startup.

Quem pode participar do Startup Weekend?

O evento é destinado a empreendedores e entusiastas que objetivam mudar a realidade por meio de projetos inovadores. Os participantes são divididos em três categorias:

  • Desenvolvedor: Desenvolvedores, engenheiros de software, programadores, etc.
  • Designer: Designers de UX, UI, ilustradores, etc.
  • Negócios: Administradores, marketing, relações públicas e qualquer outro perfil não-técnico

Esta divisão tem o principal objetivo de que os times que serão formados sejam homogêneos em termos de perfil de participantes.

E se alguém roubar minha ideia?

Sua ideia nunca será um negócio de sucesso se você não vencer o medo de contá-la. Ao falar sobre sua ideia você recebe feedbacks, encontra pessoas que podem te ajudar e gera novas oportunidades. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro. Essa responsabilidade fica por conta de cada participante!

Não tenho um time formado. Posso participar?

Claro que sim! Uma das coisas mais legais do Startup Weekend é fazer networking. Será uma experiência única desenvolver uma ideia de negócio com uma equipe multidisciplinar. Você conhecerá pessoas de diferentes lugares, com diferentes habilidades!

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?

Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

E a alimentação, como funciona?

O evento fornecerá 7 refeições já inclusas no valor do ingresso, como café da manhã, almoço e jantar. Todas as refeições são feitas no local do evento. Isso tudo para você manter todo foco no que está construindo!

Caso você tenha algum tipo de restrição alimentar, lembre de informar ao adquirir seu ingresso no formulário de inscrição do evento!

O que preciso levar para o evento?

Recomendamos que você venha cheio de energia mas também pode trazer:

  • Ingresso impresso ou digital e documento de identificação com foto.
  • Notebook, extensões elétricas e adaptadores se necessário;
  • Materiais de trabalho como papel, caneta e lápis;
  • Cartões de visita para ficar conectado aos participantes do evento;

Como devo apresentar minha ideia?

Na sexta-feira, os participantes terão um minuto para apresentar uma ideia de negócio. De forma prática, recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

  • 5-10s – Quem é você?
  • 10-20s – Qual o problema que você tenta resolver?
  • 10-20s – Qual a solução que você propõe para este problema?
  • 5-10s – Quem você precisa para se juntar a você?

A apresentação deste pitch é apenas oral, você não poderá utilizar nenhum tipo de apresentação.

Podemos virar a noite na no local do evento?

Não. O horário oficial de término é às 22h na sexta-feira e sábado. Depois disso, os portões da Univali serão fechados. Mas você pode se reunir com a sua equipe em outros lugares caso desejarem!

O evento tem premiação?

Sim! Vale lembrar que a premiação não envolve dinheiro, geralmente são prêmios que auxiliam no desenvolvimento do negócio após o evento. Mas os prêmios só serão divulgados no domingo, é surpresa!

Quem apoia e patrocina o Startup Weekend Balneário Camboriú 2018?

São empresas e instituições da nossa região. Essas marcas estão muito comprometidas a incentivar a inovação e gerar oportunidades incríveis para a comunidade empreendedora! São eles:

Parceiros

  • Secretaria do Estado de Desenvolvimento Sustentável – Governo de Santa Catarina
  • Sebrae SC

Platinum

  • Univali
  • Multilog

Gold

  • Santa Costa

Startup SC

  • Startup SC
  • Softplan
  • Foressee
  • Scaliot
  • Involves
  • Pague Veloz
  • Silva Santana & Teston Advogados
  • Rafael Assunção
  • Perini Business Park

 

Bootcamps SWBC

Caso tenha outras dúvidas relacionadas ao Startup Weekend, você pode participar dos eventos preparatórios e tirá-las pessoalmente com os organizadores, mentores, participantes de edições passadas e até quem já adquiriu seu ingresso para a edição deste ano.

Fique ligado nas redes sociais que serão anunciadas as datas dos bootcamps!

Você pode nos contatar também pelo e-mail balneariocamboriu@startupweekend.org

— Escrito por Julia Barreto da Costa e Odilo Schwade Junior

Odilo Schwade Junior