← Techstars Blog

FAQ STARTUP WEEKEND SANTA RITA DO SAPUCAÍ – 2018

Este evento é para mim?
Dos participantes do Startup Weekend 50% são da área técnica (makers, programadores, designers) e 50% são da área de negócios (marketing, finanças, gestão). Porém o que une todos os participantes é um interesse em comum: o EMPREENDEDORISMO. Cada participante está interessado em trabalhar com espírito de equipe, motivado e qualificado para desenvolver uma startup em um final de semana. Se você se identifica com isso, esse evento é para você!!!

Por que é cobrada uma taxa de inscrição?
A maior parte do dinheiro da inscrição é usada para arcar com os custos das refeições, lanches e bebidas que nós oferecemos durante todo o final de semana. De fato, as vendas de ingressos raramente cobrem estes custos básicos. Contamos com patrocínios para ajudar a manter o preço dos ingressos baixo e manter a qualidade do evento.

Por que existem diferentes tipos de ingressos e vagas limitadas para tais (desenvolvedores, designers e negócios)?

Nós como organizadores nos esforçamos ao máximo para manter uma relação equilibrada de “técnicos” (makers, programadores, designers, etc.) e de “não-técnicos” (marketing, finanças, gestão, etc). Um dos pontos mais importantes para garantir um evento de qualidade para os participantes é equilibrar esta conta.

O que devo levar ?

– Notebook ou tablet

– Cabo de alimentação

– Cartões de visita

– Celular

– Power Bank

– Adaptadores

– Kits desenvolvimento e tudo mais que achar necessário. \o

– Muita energia! 😀

Obs.: Não são itens obrigatórios, porém teremos muitas situações que serão necessárias o uso dessas ferramentas.

Posso ter um reembolso?

O Startup Weekend tem uma política de reembolso de 7 dias. Se você solicitar o reembolso 7 dias antes do início do evento fazendo com que comida/bebida não sejam comprometidos você pode ter um reembolso. Caso não seja possível, sugerimos que você passe seu ingresso a um amigo!

O que acontece na sexta-feira, sábado e domingo?

Sexta-feira:

Participantes chegam entre 5–7 PM, começam o networking e jantam. Depois de uma dinâmica de quebra-gelo e uma breve introdução, normalmente haverá um breve discurso sobre temas práticos que vão desde Pitching, melhores práticas para o Lean Startup e palestra. Em seguida, a “Pitchfire” terá início: qualquer pessoa que pretenda apresentar sua ideia terá 60 segundos para conquistar os participantes. Não serão usadas apresentações na sexta-feira. Vai ser apenas você e um microfone. Depois de feito os pitches, todos os participantes vão votar em seus favoritos, e as mais votadas serão selecionadas para ser trabalhado ao longo do fim de semana. As equipes serão formadas e 1 palestra curta será dada para o trabalho começar.

Sábado:

As equipes vão trabalhar o dia todo, com as pausas ocasionais para comer ou ouvir 1–2 palestras curtas. Mentores estarão circulando para fornecer conselhos concretos na área da sua especialização para as equipes.

Domingo:

As equipes vão trabalhar de forma ininterrupta, desde a manhã até o meio da tarde. As 15:30 da tarde serão recolhidas as apresentações que devem conter todos os resultados obtidos durante o fim de semana. Enquanto não chega a hora da apresentação é interessante que os participantes façam apresentações teste para chegarem afinados na apresentação ao júri. Depois de todos os juízes chegarem as apresentações começarão: cada equipe tem 3 minutos mais 2–3 minutos de perguntas e respostas do júri. O júri irá selecionar os melhores times e entregar os prêmios.

Como devo apresentar minha ideia?

Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto (é… um minuto!) para apresentar uma ideia de negócio. Recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

5–10s — Quem é você?
10–20s — Qual o problema que você tenta resolver?
10–20s — Qual a solução que você propõe para este problema?
5–10s — Quem você precisa para se juntar a você?

Que tipos de ideias são aceitas?

Todas as ideias de negócios são elegíveis (focadas no lucro, focadas no impacto social, entidades sem fins lucrativos e etc), porém o evento é fortemente voltado para tecnologia. 😉

Não tenho uma ideia, posso participar?

A apresentação de ideia não é obrigatório, a única coisa obrigatória é pró-atividade e motivação. Você pode se juntar à equipes que tenham alguma ideia que você ache que tenha potencial.

Posso lançar mais de uma ideia?

Dependendo do número de ideias que serão apresentadas e do horário, você pode ou não lançar várias ideias. Priorize as suas ideias: lance sua melhor ideia (aquele que você mais se preparou para falar, primeiro).

Como funciona propriedade intelectual no evento?

Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro. E vale a máxima: uma ideia só tem valor quando executada.

Posso lançar meu negócio já existente ou em desenvolvimento?

Não. Startup Weekend é projetado para ser a plataforma mais eficaz para o crescimento de novos negócios a partir do zero ao longo de um fim de semana. Os maiores valores para os participantes são o espírito de colaboração completa, o buy-in e propriedade. Se você lança uma ideia que já está em estado avançado acaba que a equipe pode não ficar 100% motivada.

E se a minha ideia não for selecionada?

Caso sua ideia não seja selecionada você pode se juntar à equipes que estejam trabalhando em alguma outra ideia que você ache que tenha potencial, uma ideia que tenha alguma relação com a sua ideia ou uma ideia que tenha ligação com o que acredita, seu propósito.

Não sou estudante, posso participar?

Claro, o Startup Weekend é um evento para todos, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a inovação.

Não estou em Santa Rita do Sapucaí, posso participar?

Venham de todas as partes, vamos disseminar o empreendedorismo por todo o Brasil!!

Jo‹o Fonseca