← Techstars Blog

Programadores, designers, gestores e potenciais empreendedores participaram, de 26 a 28 de abril, da primeira edição do Startup Weekend, edição Retail Tech, focada em varejo, realizada em Manaus (AM). O SW, sob responsabilidade da Techstars, aconteceu na sede do Sebraelab, com o patrocínio da rede de lojas de departamentos BEMOL, do Sebrae Amazonas e do Instituto de Ciência e Tecnologia- Sidia. A ação também contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, da Ocean Center e do grupo Rede Amazônica, por meio do Acelera Amazônia. O evento recebeu 127 participantes, divididos em 10 equipes.

Depois de uma maratona de 54 horas, com a participação de 14 mentores, as três melhores soluções foram premiadas. A equipe Budget Gas (plataforma digital para conexão entre motoristas e postos de gasolinas com preços mais acessíveis) foi a vencedora. Em segundo lugar ficou a Apuamah (plataforma digital de previsão de vendas online, com objetivo de diminuir o tempo e custos de entrega de ecommerce), seguida da Relax Time (solução voltada em hospedagens com preços mais acessíveis e personalizadas aos clientes). A menção honrosa ficou com os integrantes da INcomenda, solução voltada pra logística e entrega.

A organizadora da atividade, Deborah Coelho, destacou a abrangência do Startup Weekend, que já ocorreu em mais de 1.200 cidades e ajudou no surgimento de 8.000 startups em cerca de cem países, ressaltando a importância do evento em Manaus.

“Esta edição do Startup Weekend é um incentivo ao empreendedorismo. Com a presença de mentores dedicados, de pessoas influentes no mercado de empreendedorismo e inovação. Todos trabalhando juntos na busca pela melhor maneira de contribuir no desenvolvimento de soluções voltados ao varejo.”, afirma Deborah.

 

ENGAJAMENTO JOVEM

O jornalista Fernando Mendes, um dos mentores convidados ao evento, destacou a intensa participação no Startup Weekend e a participação de um público mais jovem.

“Foi uma experiência muito impactante. Foi legal conhecer um ecossistema bem diferente e entender algumas das dores muito peculiares da região. Vimos um forte engajamento de muita gente jovem. E o fato de o evento acontecer em um laboratório de inovação do Sebrae permitiu uma maior aproximação dos potenciais empreendedores. Essa vivência de contato com um ambiente incentivador, com itens como uma impressora 3D em produção durante o evento, trazem pro SW um aspecto especial, de muita sinergia.”, observa Fernando.

CULTURA DE INOVAÇÃO

O facilitador desta edição, Macaulay Souza, disse que o Startup Weekend incentiva o desenvolvimento do ecossistema e a cultura de inovação do Estado.

“Apesar de termos realizado outras edições, foi a primeira vez que a versão Retail Tech foi realizada na cidade e tivemos um bom engajamento com boa participação do público. O apoio que recebemos de parceiros e empresas patrocinadoras foi muito importante para os resultados alcançados junto aos competidores, que em pouco tempo, trabalharam na validação de suas ideias e testaram seus serviços no mercado. Tivemos a presença de colaboradores de empresas de varejo, que aplicaram os seus conhecimentos durante as atividades da maratona. Também grupos que vieram do Estado de Roraima para participar.  Tudo isso contribui para o impulsionamento da cultura startup”, informa Macaulay. “Teremos em breve outras edições e assim dar continuidade no fortalecendo o ecossistema de inovação, não apenas na capital, mas no interior do Estado”, completou.

Texto: Denys Cruz dncruz@gmail.com

Daniel Goettenauer