← Techstars Blog

Minha missão

*  Por Tania Gomes

 

Costumo postar nas redes sociais as conquistas que traduzem a minha evolução, tanto pessoal como profissional. No último fim de semana, curtindo o friozinho da noite paulistana, me peguei revendo despretensiosamente as postagens novas e antigas que venho divulgando na internet. Sem querer, chamou a atenção para mim o quanto esses dois lados da vida – o pessoal e o profissional – caminham juntos na minha trajetória, se misturam. Fechei então o computador e comecei a pensar os porquês disso.

Empreender é uma aventura. Sem dúvidas eu sempre busquei experiências capazes de mexer com a emoção, aquelas que têm o mérito de, ao final, me fazerem sair maior do que quando entrei. Isso justificaria, em partes, a satisfação pessoal que sinto ao fazer meu trabalho bem feito, assumindo riscos, encarando desafios, desafiando padrões. Entretanto, conheço muito bem outras deliciosas maneiras de lançar adrenalina à corrente sanguínea, seja assistindo a um filme de suspense ou praticando esportes radicais.

Por mais que a minha alma se alimente dessa aventura que é empreender, isso não seria suficiente para eu me envolver por completa. Inquieta que sou, abri novamente o computador. Precisava reler mais uma vez os meus próprios textos. Extrair deles algo importante sobre mim mesma e assim, quem sabe, conhecer o maior propósito dessa fase de tanta entrega que vem sendo a minha vida.

Os passos dados pela 33e34, ao longo dos últimos dois anos, se tornaram minhas maiores vitórias porque extrapolaram os limites institucionais. Eles abriram portas para que eu pudesse falar não apenas em nome da minha empresa, mas também de um movimento que confio e que vem crescendo. Em cada linha eternizada nas minhas mídias digitais eu não estou “falando” só para mim mesma ou para os meus amigos. Eu estou falando para todas as mulheres.

A 33e34 me trouxe legitimidade para ser uma espécie de porta-voz das mulheres que desejam empreender. Mais do que isso, o negócio que eu criei alcançou um mérito de valor incalculável e que eu jamais poderia vislumbrar: me credenciou a falar com todas que lutam para ser protagonistas em um roteiro tão viciado a ter homens distribuindo as cartas. Isso me envolve e satisfaz, isso alimenta a minha alma por completo.

Cada reportagem em que a 33e34 aparece na mídia, para mim, é como um grito de liberdade das mulheres. Estou convencida de que se hoje a minha história está nas emissoras de televisão, nos sites e nas páginas dos jornais é porque outras mulheres também se empenharam para que isso fosse possível. Sinto que as amarras estão sendo quebradas, mas que a batalha ainda é árdua e requer intensidade.

Minha missão diária é para que o movimento avance, fazendo com que sejamos vistas e ouvidas. Quero dividir espaços e trabalhar por igualdade. Luto com todas as forças para esclarecer, definitivamente, que as competências não são determinadas por gênero. Ao contrário, elas são complementares.

Neste exato instante, em que pensava sobre tudo isso, questionei se eu estava trabalhando ou cuidando da minha vida pessoal? Conclui que as duas coisas, e me senti extremamente privilegiada. Não era mais necessário reler nada. Ao contrário, minha vontade era de escrever um novo post, antes de finalmente poder fechar o computador. Lá fora os termômetros indicavam que poderia ocorrer a primeira geada do ano. Com o coração quentinho, comecei a digitar este texto.

 

*  Tania Gomes é CEO da startup 33e34

Mini CV

Tania é fundadora e CEO da www.33e34.com.br, loja exclusiva para mulheres de pés pequenos, premiada no Prêmio Empreendedores da PEGN 2016 e considerada pela Exame PME uma das 15 empresas mais inovadoras do país.  Administradora, escritora e pós-graduada pela FGV, Tania teve passagens por Renault e Rede Globo e também foi cofundadora da UnderDOGS e Infracommerce.

Diego Kamiha
Startup Weekend Campinas Organizer