Oportunidade de transformar ideias em negócios: Caratinga sedia pela primeira vez maior evento de startups do mundo

O Startup Weekend acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de junho. O palco do evento será o Salão Nobre do América Futebol Clube

Serão três dias de evento e 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. A cidade irá sediar pela primeira vez o maior evento de startups do mundo. O Startup Weekend acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de junho. O palco do evento será o Salão Nobre do América Futebol Clube.

O Startup Weekend é um programa da Techstars, rede mundial que ajuda os empreendedores a serem bem sucedidos. A Techstars é uma aceleradora de startups, que tem o Google como parceiro global. Jacson Tiola, um dos organizadores do evento, destacou que é uma oportunidade para transformar ideias em negócios. É um evento de imersão, uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis.

O evento, segundo Jacson, segue um modelo padrão em todas as cidades onde é realizado. Mais de 23 mil equipes já foram criadas nos eventos realizados em cerca de 150 países. Jacson já participou de outras edições e a ideia de trazer este evento inédito em Caratinga é acelerar a inovação tecnológica da região.

No total, foram disponibilizadas 120 vagas para o Startup Weekend. O primeiro lote de ingressos para o evento se esgotou rapidamente. O segundo lote já está disponível e o valor é R$ 85,00. O ingresso inclui alimentação, brindes, surpresas e muito aprendizado com os maiores especialistas em startups da região. Qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes.

Não é obrigatório apresentar uma ideia no evento, o participante também pode escolher uma ideia que o agrade para trabalhar na equipe. Embora seja um evento que conte com um apoio tecnológico, podem participar não somente profissionais da área de tecnologia e computação, mas também pessoas de outras áreas que se interessem por inovação e empreendedorismo.

Os ingressos são vendidos pelo site oficial do evento (www.bit.ly/swcaratinga). O evento contará com a participação de mentores, jurados, mídia, oradores, investidores e muito mais. O que levar para o evento? Além de muita disposição e criatividade, notebooks, adaptadores e extensões. Jacson disse que também haverá premiações para os três melhores projetos que serão avaliados por uma comissão julgadora.

De acordo com o Sebrae, as startups estão em alta no mercado. O Sebrae define startup como uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. São empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo.

Essas empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. Mas para ser considerada uma startup, a empresa deve seguir. Para mais informações sobre o Startup Weekend, é só seguir a página oficial do evento no Facebook e no Instagram. O evento é uma realização do Sicoob Credcooper, patrocinador master.

O evento tem o apoio do Sebrae – MG (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais), Suricato Estúdio de Criação, Agência X Digital, SSX Gestão e Negócios, Way Soluções Profissionais e X3 Consultoria.








Vale a pena abrir uma startup em uma cidade do interior?

Ah, mas é lá que rola o dinheiro, né?!

Foi isso o que eu ouvi outro dia ao questionar os motivos de alguns empreendedores largarem a vida no interior a fim de levar suas startups para os grandes centros urbanos. No entanto, será que faz sentido mesmo ir para onde teoricamente “rola o dinheiro”? Ou melhor: será que é só na cidade grande que a grana corre solta?

Enfim… vale a pena abrir uma startup no interior?

A falácia de onde rola a grana

Para começarmos a responder a grande questão desse post é preciso, antes, ter em mente que não necessariamente onde tem capital também existe um fácil acesso a esse capital.

Só para se ter uma ideia: São Paulo, a maior cidade do Brasil, é de longe o local mais empreendedor do país. No entanto, no ranking que aponta os melhores ambientes regulatórios, a terra da garoa fica em 25º lugar, atrás de nomes como Joinville e São José dos Campos

Além disso é interessante ainda imaginar que o forte movimento de capital de uma região normalmente atrai mais empresas para lá, tornando a concorrência ainda mais ferrenha.

Ou seja: não existe amor em SP na hora de abrir e dar espaço para uma nova empresa. Logo, adianta mesmo correr atrás da grana em lugares assim?

O impacto da qualidade de vida no seu negócio

Outro ponto importante para o assunto: todo mundo sabe de cor e salteado dos perrengues que uma startup precisa encarar até que ela de fato se estabilize no mercado. Agora, imagine passar por tudo isso em uma área onde já existem outras milhares de pressões externas relacionadas à qualidade de vida da equipe.

Veja só: quem opta por morar em Lavras, a 238 km de Belo Horizonte, encontra um IDH próximo daquele da capital, que, por sinal, fica atrás do de Nova Lima, um dos municípios da região metropolitana. Será que em Lavras as pessoas tem os mesmos problemas com transporte e segurança que em BH?

A eficiente cidade de Lavras


Ainda sobre segurança: Araxá é um município do Alto Paranaíba que foi considerado como sendo aquele com
menor taxa de homicídios do estado. Geograficamente Araxá está localizada a quase 5 horas de viagem de Belo Horizonte e a pouco mais de 90 minutos de carro de Uberaba e Uberlândia, duas das cidades mais desenvolvidas dos estado e principais nomes do triângulo mineiro. Será que uma startup em Araxá deveria ter os mesmos cuidados que uma de Betim, localizada ao lado da capital e com maior índice de criminalidade no Minas Gerais?

3 grandes motivos para você abrir a sua startup em uma cidade do interior

Existem outros fatores que fazem das cidades do interior excelentes opções para quem deseja começar um novo negócio com inovação. São eles:

  • Incentivos — diversas cidades do interior começaram a criar leis de incentivo a inovação justamente para atrair novos negócios para lá, como é o caso de Congonhas, que mudou o nome da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia (SEDECIT) e criou a Política Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo Digital, de Startups, de Empresas de Inovação e Tecnologia.
  • Pioneirismo — em cidades menores você pode ser o pioneiro em um determinado segmento de mercado ou até mesmo iniciar toda uma cultura de empreendedorismo na região.
  • Maior taxa de retenção de talentos — com um número mais limitado de empresas no mercado você consegue mais facilmente reter os bons talentos do seu time, criando e colocando em prática planos de carreira reais para eles.

Vale lembrar ainda que grandes startups, como a Trackage e a 4intelligence, saíram de cidades do interior para se tornarem reconhecidas internacionalmente, provando que a grana pode rolar em qualquer lugar.








Indústria: o foco da nova edição do Startup Weekend Caxias do Sul

Caxias do Sul (RS) é reconhecida por sua força empreendedora. Berço de grandes empresas, a cidade destaca-se por ser o segundo maior polo metal-mecânico do Brasil. E não para por aí. Outras indústrias como a de plástico, alimentícia e têxtil são muito fortes na região; seguidas de outros segmentos com menor parcela, mas não menos importantes.

E a crise dos últimos anos não passou longe daqui, o município sentiu de perto a retração de mercado, que teve impacto tanto na indústria, quanto no comércio e serviços, porém segundo dados do Desempenho Econômico, divulgado mensalmente pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), a economia caxiense já se recupera. Ao analisar o indicador acumulado dos 12 meses, nota-se crescimento de 8,7% em fevereiro, “sendo o indicador agregado advindo da evolução da Indústria em 9,8%, Comércio, 7%, e Serviços, 7,5%”. Já de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras 2017, realizado pela Endeavor anualmente, no pilar inovação, a cidade de Caxias do Sul aparece na 6ª posição, reforçando o fato de que temos um grande potencial para sair de vez da recessão econômica que nos assombra, contando, especialmente, com ações feitas pela nossa comunidade.

Em tempos de transição para a era digital, onde ouvimos muito os termos como big data, internet das coisas, inteligência artificial, indústria 4.0, entre outros, acreditamos que nossas indústrias precisam cada vez mais seguir no caminho da inovação. Além disso, sabemos que existem grandes talentos humanos aqui na cidade que podem contribuir nessa jornada e, assim, para colaborar nesse processo, os organizadores do StartupWeekend (SW) entenderam que não há melhor momento para realizar a nova edição do evento focando à industria.

O grande objetivo deste SW, além de conectar pessoas, fomentar o conhecimento e ajudar (intra)empreendedores a agirem na comunidade é, sem dúvidas, espalhar a visão de que precisamos constantemente adaptarmo-nos à realidade na qual nossos negócios estão vivendo, propondo ideias, desenvolvendo novos modelos de negócio, pois: inovar é preciso!

O StartupWeekend escolheu a indústria como a vertical dessa edição porque sabe dos diversos problemas que ocorrem no dia-a-dia desse setor econômico e junto que reunindo pessoas fantásticas, com ideias inovativas e espírito empreendedor, vai colaborar pra que novas soluções auxiliem essa jornada, consolidando ainda mais a competitividade das empresas locais no cenário nacional e internacional.

Se você quer fazer parte dessa transformação, seu lugar é aqui!

Participe. Clique aqui e garanta seu ingresso! 








Mas eu não sei nada de IoT, o Startup Weekend ainda é pra mim?

Mas eu não sei nada de IoT, o Startup Weekend ainda é pra mim?


O Startup Weekend é uma imersão que, antes de tratar de temas como Internet das Coisas, trata de incentivar o espírito empreendedor, a cultura e o comportamento inovador e a conexões entre as pessoas. Então, o mais importante é você ter vontade de aprender e estar pronto para sair de lá transformado com uma bagagem muito maior do que chegou. 🙂

Além disso, criar um novo produto ou serviço vai muito além de só desenvolver a tecnologia, existem muito porquês que precisam ser respondidos, pesquisas, validação de modelo de negócio e várias outras questões. Por isso, o time precisa ser bem completo para conseguirem alcançar o objetivo de lançar uma empresa.

Se você se identificou com alguma coisa acima, você está pronto para o Startup Weekend. 








#SWBELEM 2018 está chegando…

O Startup Weekend Belém está voltando para iniciar 2018 com o pé direito.

Se você é empreendedor ou estudante e deseja ter uma experiência 100% prática sobre como desenvolver suas ideias de negócios é nosso convidado especial a participar a 1ª edição do #SWBELEM

Veja como foram as edições anteriores em nossa fan page http://facebook.com/swbelem/ e acompanhe as novidades, como inscrições, meetups, bootcamps e outras atividades que vão te ajudar na sua jornada empreendedora.

 








7 motivos que fazem o Startup Weekend acelerar o projeto que você quer tirar do papel

Tirar um projeto do papel pode ser bem mais complexo do que se imagina. Isso devido a vários pontos que precisam ser trabalhados e analisado, como: Modelo de negócio, viabilidade tecnológica, impacto para as pessoas, apresentação entre vários outros. Por isso, nós listamos 7 pontos em que o Startup Weekend pode ajudar no desenvolvimento de seus projetos.

  1. Equipe de mentores técnicos

    Todo o Startup Weekend convidamos uma equipe de mentores ligados a tecnologia para que eles possam ajudar sua equipe a tirar seu projeto do papel rapidamente.

  2. Equipe de mentores de negócios

    De nada adianta criar um produto ou serviço que seja fantástico mas que não venda e que não resolva, de fato, algum problema relevante. Por isso, contamos com uma equipe de mentores ligados ao negócio para ajudá-los a criar soluções que, além de inovadoras, tenham potencial para impactar o mercado.

  3. FabLab funcionando

    O FabLab do Inatel estará funcionando durante todo o SW para você conseguir criar tudo que precisa para tirar seu projeto do papel.

  4. Gerar conexões importantes

    O Startup Weekend é o lugar ideal para você conhecer novas pessoas e se conectar a novos projetos. Aproveite pois essas pessoas podem fazer uma grande diferença no seu futuro.

  5. Reunir a equipe para tirar seu projeto do Papel muito antes do prazo

    Isso é muito importante, a gente sabe a dificuldade que é você conseguir juntar sua equipe para uma única reunião. Então aproveite as 54 horas do Startup Weekend para isso. 😉



  6. Conseguir receber feedback e treinar sua apresentação.

    No Startup Weekend você tem a possibilidade de apresentar seu projeto para vários jurados e mentores que podem te ajudar a definir quais são as principais informações que você precisa transmitir em pouco tempo.

  7. Tudo isso com muita pizza 😉

    E claro, isso tudo com muitas comida, guloseimas e pizza!

E ai, você ta esperando o que? Vem pro SW!








Perguntas frequentes sobre o Startup Weekend

Para auxiliar os participantes e demais interessados no Startup Weekend, listamos abaixo algumas perguntas e respostas frequentes sobre o evento.

O que é startup?

Resumindo, uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Startup é a fase inicial de um negócio inovador!

Como funciona o Startup Weekend?

O Startup Weekend é um evento que dura 54 horas ao longo de um fim de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. É o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 700 cidades em todos os continentes. No evento sua missão é desenvolver uma ideia de negócio e provar que ela pode gerar receitas e cobrir seus custos.

Qual a programação do evento?

O credenciamento tem início às 18h00 no dia 18/05 (sexta-feira), chegue com pelo menos 10 minutos de antecedência. O evento termina às 20h00 no dia 20/11 (domingo). Este é um evento de imersão, de foco completo em tornar ideias em soluções, não agende outros compromissos durante os dias do evento!

Que ideias de negócio devem ser apresentadas no evento?

O Startup Weekend incentiva a criação de negócios digitais. Vale a criatividade para criar um modelo de negócios inovador, escalável e que resolva um problema real!

E se a minha ideia não for escolhida?

Sem problemas! Você se juntará a outros times com propósitos similares ao seu podendo agregar seus conhecimentos a outras ideias!

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro! É muito bacana levar ideias para o evento mas se você não tiver uma ideia, sua experiência não será prejudicada. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Posso apresentar como ideia um projeto que já estou desenvolvendo?

Não serão aceitos projetos já iniciados. É um requisito que os projetos estejam no estágio de ideia. Como um dos objetivos é aprender a desenvolver bons modelos de negócio, os participantes devem passar por todas as etapas da criação e validação de uma startup.

Quem pode participar do Startup Weekend?

O evento é destinado a empreendedores e entusiastas que objetivam mudar a realidade por meio de projetos inovadores. Os participantes são divididos em três categorias:

  • Desenvolvedor: Desenvolvedores, engenheiros de software, programadores, etc.
  • Designer: Designers de UX, UI, ilustradores, etc.
  • Negócios: Administradores, marketing, relações públicas e qualquer outro perfil não-técnico

Esta divisão tem o principal objetivo de que os times que serão formados sejam homogêneos em termos de perfil de participantes.

E se alguém roubar minha ideia?

Sua ideia nunca será um negócio de sucesso se você não vencer o medo de contá-la. Ao falar sobre sua ideia você recebe feedbacks, encontra pessoas que podem te ajudar e gera novas oportunidades. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro. Essa responsabilidade fica por conta de cada participante!

Não tenho um time formado. Posso participar?

Claro que sim! Uma das coisas mais legais do Startup Weekend é fazer networking. Será uma experiência única desenvolver uma ideia de negócio com uma equipe multidisciplinar. Você conhecerá pessoas de diferentes lugares, com diferentes habilidades!

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?

Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

E a alimentação, como funciona?

O evento fornecerá 7 refeições já inclusas no valor do ingresso, como café da manhã, almoço e jantar. Todas as refeições são feitas no local do evento. Isso tudo para você manter todo foco no que está construindo!

Caso você tenha algum tipo de restrição alimentar, lembre de informar ao adquirir seu ingresso no formulário de inscrição do evento!

O que preciso levar para o evento?

Recomendamos que você venha cheio de energia mas também pode trazer:

  • Ingresso impresso ou digital e documento de identificação com foto.
  • Notebook, extensões elétricas e adaptadores se necessário;
  • Materiais de trabalho como papel, caneta e lápis;
  • Cartões de visita para ficar conectado aos participantes do evento;

Como devo apresentar minha ideia?

Na sexta-feira, os participantes terão um minuto para apresentar uma ideia de negócio. De forma prática, recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

  • 5-10s – Quem é você?
  • 10-20s – Qual o problema que você tenta resolver?
  • 10-20s – Qual a solução que você propõe para este problema?
  • 5-10s – Quem você precisa para se juntar a você?

A apresentação deste pitch é apenas oral, você não poderá utilizar nenhum tipo de apresentação.

Podemos virar a noite na no local do evento?

Não. O horário oficial de término é às 22h na sexta-feira e sábado. Depois disso, os portões da Univali serão fechados. Mas você pode se reunir com a sua equipe em outros lugares caso desejarem!

O evento tem premiação?

Sim! Vale lembrar que a premiação não envolve dinheiro, geralmente são prêmios que auxiliam no desenvolvimento do negócio após o evento. Mas os prêmios só serão divulgados no domingo, é surpresa!

Quem apoia e patrocina o Startup Weekend Balneário Camboriú 2018?

São empresas e instituições da nossa região. Essas marcas estão muito comprometidas a incentivar a inovação e gerar oportunidades incríveis para a comunidade empreendedora! São eles:

Parceiros

  • Secretaria do Estado de Desenvolvimento Sustentável – Governo de Santa Catarina
  • Sebrae SC

Platinum

  • Univali
  • Multilog

Gold

  • Santa Costa

Startup SC

  • Startup SC
  • Softplan
  • Foressee
  • Scaliot
  • Involves
  • Pague Veloz
  • Silva Santana & Teston Advogados
  • Rafael Assunção
  • Perini Business Park

 

Bootcamps SWBC

Caso tenha outras dúvidas relacionadas ao Startup Weekend, você pode participar dos eventos preparatórios e tirá-las pessoalmente com os organizadores, mentores, participantes de edições passadas e até quem já adquiriu seu ingresso para a edição deste ano.

Fique ligado nas redes sociais que serão anunciadas as datas dos bootcamps!

Você pode nos contatar também pelo e-mail balneariocamboriu@startupweekend.org

— Escrito por Julia Barreto da Costa e Odilo Schwade Junior








O Startup Weekend é pra mim? As principais dúvidas de quem quer ir pro Startup Weekend.

FAQ STARTUP WEEKEND SANTA RITA DO SAPUCAÍ – 2018

Este evento é para mim?
Dos participantes do Startup Weekend 50% são da área técnica (makers, programadores, designers) e 50% são da área de negócios (marketing, finanças, gestão). Porém o que une todos os participantes é um interesse em comum: o EMPREENDEDORISMO. Cada participante está interessado em trabalhar com espírito de equipe, motivado e qualificado para desenvolver uma startup em um final de semana. Se você se identifica com isso, esse evento é para você!!!

Por que é cobrada uma taxa de inscrição?
A maior parte do dinheiro da inscrição é usada para arcar com os custos das refeições, lanches e bebidas que nós oferecemos durante todo o final de semana. De fato, as vendas de ingressos raramente cobrem estes custos básicos. Contamos com patrocínios para ajudar a manter o preço dos ingressos baixo e manter a qualidade do evento.

Por que existem diferentes tipos de ingressos e vagas limitadas para tais (desenvolvedores, designers e negócios)?

Nós como organizadores nos esforçamos ao máximo para manter uma relação equilibrada de “técnicos” (makers, programadores, designers, etc.) e de “não-técnicos” (marketing, finanças, gestão, etc). Um dos pontos mais importantes para garantir um evento de qualidade para os participantes é equilibrar esta conta.

O que devo levar ?

– Notebook ou tablet

– Cabo de alimentação

– Cartões de visita

– Celular

– Power Bank

– Adaptadores

– Kits desenvolvimento e tudo mais que achar necessário. \o

– Muita energia! 😀

Obs.: Não são itens obrigatórios, porém teremos muitas situações que serão necessárias o uso dessas ferramentas.

Posso ter um reembolso?

O Startup Weekend tem uma política de reembolso de 7 dias. Se você solicitar o reembolso 7 dias antes do início do evento fazendo com que comida/bebida não sejam comprometidos você pode ter um reembolso. Caso não seja possível, sugerimos que você passe seu ingresso a um amigo!

O que acontece na sexta-feira, sábado e domingo?

Sexta-feira:

Participantes chegam entre 5–7 PM, começam o networking e jantam. Depois de uma dinâmica de quebra-gelo e uma breve introdução, normalmente haverá um breve discurso sobre temas práticos que vão desde Pitching, melhores práticas para o Lean Startup e palestra. Em seguida, a “Pitchfire” terá início: qualquer pessoa que pretenda apresentar sua ideia terá 60 segundos para conquistar os participantes. Não serão usadas apresentações na sexta-feira. Vai ser apenas você e um microfone. Depois de feito os pitches, todos os participantes vão votar em seus favoritos, e as mais votadas serão selecionadas para ser trabalhado ao longo do fim de semana. As equipes serão formadas e 1 palestra curta será dada para o trabalho começar.

Sábado:

As equipes vão trabalhar o dia todo, com as pausas ocasionais para comer ou ouvir 1–2 palestras curtas. Mentores estarão circulando para fornecer conselhos concretos na área da sua especialização para as equipes.

Domingo:

As equipes vão trabalhar de forma ininterrupta, desde a manhã até o meio da tarde. As 15:30 da tarde serão recolhidas as apresentações que devem conter todos os resultados obtidos durante o fim de semana. Enquanto não chega a hora da apresentação é interessante que os participantes façam apresentações teste para chegarem afinados na apresentação ao júri. Depois de todos os juízes chegarem as apresentações começarão: cada equipe tem 3 minutos mais 2–3 minutos de perguntas e respostas do júri. O júri irá selecionar os melhores times e entregar os prêmios.

Como devo apresentar minha ideia?

Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto (é… um minuto!) para apresentar uma ideia de negócio. Recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

5–10s — Quem é você?
10–20s — Qual o problema que você tenta resolver?
10–20s — Qual a solução que você propõe para este problema?
5–10s — Quem você precisa para se juntar a você?

Que tipos de ideias são aceitas?

Todas as ideias de negócios são elegíveis (focadas no lucro, focadas no impacto social, entidades sem fins lucrativos e etc), porém o evento é fortemente voltado para tecnologia. 😉

Não tenho uma ideia, posso participar?

A apresentação de ideia não é obrigatório, a única coisa obrigatória é pró-atividade e motivação. Você pode se juntar à equipes que tenham alguma ideia que você ache que tenha potencial.

Posso lançar mais de uma ideia?

Dependendo do número de ideias que serão apresentadas e do horário, você pode ou não lançar várias ideias. Priorize as suas ideias: lance sua melhor ideia (aquele que você mais se preparou para falar, primeiro).

Como funciona propriedade intelectual no evento?

Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro. E vale a máxima: uma ideia só tem valor quando executada.

Posso lançar meu negócio já existente ou em desenvolvimento?

Não. Startup Weekend é projetado para ser a plataforma mais eficaz para o crescimento de novos negócios a partir do zero ao longo de um fim de semana. Os maiores valores para os participantes são o espírito de colaboração completa, o buy-in e propriedade. Se você lança uma ideia que já está em estado avançado acaba que a equipe pode não ficar 100% motivada.

E se a minha ideia não for selecionada?

Caso sua ideia não seja selecionada você pode se juntar à equipes que estejam trabalhando em alguma outra ideia que você ache que tenha potencial, uma ideia que tenha alguma relação com a sua ideia ou uma ideia que tenha ligação com o que acredita, seu propósito.

Não sou estudante, posso participar?

Claro, o Startup Weekend é um evento para todos, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a inovação.

Não estou em Santa Rita do Sapucaí, posso participar?

Venham de todas as partes, vamos disseminar o empreendedorismo por todo o Brasil!!








11 motivos para participar do Startup Weekend São Paulo

Se você acha que em pouco mais de dois dias não dá para fazer muita coisa, que tal participar do Startup Weekend São Paulo? O evento, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril, é a oportunidade ideal para colocar aquela ideia em ação, conhecer gente nova e aprender com quem entende de empreendedorismo. Precisa de mais motivos? Então lá vai:

1) Viva um ambiente intenso e MUITO divertido!

Você vai trabalhar bastante, isso é fato, mas a diversão também é garantida! Entrevistar clientes na rua, participar de dinâmicas, ter ideias malucas. No Startup Weekend São Paulo você é livre para pensar e criar, e nao tem nada mais prazeroso do que conseguir encontrar a solução para um novo cliente.

2. Aprenda a lançar algo do zero

Quem pensa que 54 horas são suficientes para no máximo curtir aquela maratona no Netflix, está beeeeem enganado! Durante o Startup Weekend, além de ter várias ideias, você e seu grupo irão validá-las, montar o modelo de negócio, criar o MVP (Minimum Viable Product), dar pitaco nas cores do logo, treinar o pitch e se apresentar para uma banca de jurados que entendem tudo de startup, empreendedorismo e inovação. É tanto aprendizado que, sério, tem gente que compara o evento a um MBA em 54 horas.

3. Faça amizades com pessoas incríveis

Você vai conhecer uma galera empolgada, que está no pique para tirar ideias do papel e compartilhar conhecimentos. Não importa se você é desenvolvedor, designer, ou do mundo dos negócios. Sua tribo está aqui. Spoiler: a sua rede nunca mais será a mesma depois do Startup Weekend São Paulo!

4. Aqui você aprende na prática (menos conversa e mais ação)

Ninguém fica parado durante o evento! Conceitos são bons, claro, mas é colocando a mão na massa que você vai descobrir se aquela sua ideia incrível tem mesmo potencial para dar certo – e, se não tiver, sem problemas: é só mudar o caminho! É fail fast que fala, né?

5. Seu co-founder pode estar mais perto do que você imagina

Ter um time multidisciplinar e engajado é parte fundamental de um negócio de sucesso! No Startup Weekend você vai conhecer tanta gente nova e diferente que tem boas chances de encontrar o sócio que faltava para a sua ideia decolar. Quem sabe seu CEO ou CTO não estará participando do evento também?

6. Você será desafiado a sair da zona de conforto

Ah, então quer dizer que você não está acostumado com os processos de montar um negócio, acha que não consegue apresentar uma ideia em público e/ou nunca lidou com profissionais de áreas diferentes? Pois durante o evento você vai ter a chance de experimentar várias tarefas e, quem sabe, até descobrir novas habilidades!

7. Aproveite os desafios e oportunidades que São Paulo oferece

Uma cidade do tamanho de São Paulo oferece um mundo de oportunidades para quem quer empreender. São muitos desafios a serem resolvidos e milhares de clientes esperando a solução para algum problema. Nada mal começar sua startup no principal hub de startups da América Latina, berço dos unicórnios 99, PagSeguro, além de outras startups de sucesso, hein?

8. Receba feedbacks de mentores e jurados referências de mercado

É sempre importante ouvir a opinião do coleguinha, mas também é MUITO útil saber o que gente envolvida no ecossistema, que já empreendeu ou trabalha com inovação e tecnologia, tem a dizer sobre a sua ideia e modelo de negócios. E a boa notícia é que, durante o Startup Weekend, você vai ter contato com vários mentores de diferentes de perfis. E se você for um ser humano legal, provavelmente vai continuar conectado com eles depois do evento 🙂

9. Você tira sua ideia do papel e a gente cuida de todo resto!

A sua função no Weekend é clara: focar em resolver problemas do seu cliente! Para que você não tenha que pensar em mais nada, nós vamos trabalhar para garantir toda a estrutura necessária: internet rápida, coworking, post its, e, claro, café da manhã, almoço e jantar! Inovar de barriga vazia não rola, né?

10. Inspire-se trabalhando em um local sensacional

O Startup Weekend São Paulo vai rolar na região da Avenida Paulista, em um coworking moderno e inspirador que representa bastante essa cara inovadora da cidade. Ah, e tem mais: ao se inscrever, você será convidado a participar de eventos preparatórios em outros hubs sensacionais. Taí o pontapé inicial para criar seu mapa da inovação da cidade! 🙂

11. Faça parte da #ZeroOnze, a comunidade de startups de SP <3

Só depois de participar do Startup Weekend São Paulo, você entenderá o real significado de uma comunidade de startups. O SWSP é a sua porta de entrada para outros eventos e iniciativas que acontecem na comunidade. É fato: vai te ajudar a dar o próximo passo na jornada! Sozinho você vai mais rápido, mas junto você vai mais longe! 😉

E aí, vamos nessa? Clique aqui e garanta o seu ingresso no lote promocional!








Incluir tema do #SWPalhocaEDU na foto do perfil no facebook

Olá!
Criamos um tema no Facebook para você mostrar a todos seus amigos que estará fazendo algo incrível neste final de semana! Veja como é simples.

1. Acesse sua conta no Facebook e depois entre nesta página

Aqui é onde você poderá fazer as alteração da sua foto: https://www.facebook.com/profilepicframes

2. Escolha do tema

Agora você deve executar os seguintes passos:

1) Procure por “Startup Weekend Palhoça”
2) Clique em cima do tema “Eu vou! Startup Weekend Palhoça Education” para selecionar o tema
3) Clique no botão “Usar como Foto do perfil” por uma semana.

3. Pronto!

Agora seus amigos já sabem que você irá participar do maior evento de empreendedorismo da Palhoça!

Se tiver alguma dúvida, procure nossos organizadores em www.facebook.com/swpalhoca. Até lá!