Conheça 4 empresas criadas em 3 dias

Você tem uma ótima ideia, mas simplesmente não tem tempo para colocá-la em prática e transformá-la em uma empresa sustentável.

Quantas vezes já ouvimos falar que a falta de tempo é o motivo de nunca tirarmos as ideias do papel. O Startup Weekend prova que essa afirmativa é falsa. O evento tem a duração de três dias e já teve mais de 2.900 edições em 150 países, gerando assim centenas de empresas – cada uma em menos de 54 horas.

Como funciona?

Os participantes criam ideias de startups, que geralmente são (mas nem sempre) baseadas em tecnologia e se agrupam em equipes para construir protótipos. Então, no último dia, as equipes apresentam seus projetos a um painel de empresários e investidores locais.

Zaarly

Bo Fishback não pretendia apresentar sua ideia no Startup Weekend de Los Angeles, mas depois de ouvir 30 outras pessoas apresentarem argumentos, ele propôs a ideia do Zaarly, um aplicativo móvel que ajudaria os usuários que procuram produtos ou serviços específicos a encontrarem vendedores próximos e fazerem lances.

No decorrer do fim de semana, Fishback e sua equipe, incluindo os eventuais co-fundadores Eric Koester e Ian Hunter, conseguiram finalizar uma versão inicial do aplicativo. Zaarly, que pretendia ser um bazar online, acabou ganhando o primeiro lugar e garantindo o investimento de vários juízes do evento.

Após quatro meses do lançamento do aplicativo, a Zaarly acumulou cerca de 100 mil usuários. Fishback atribui esse ímpeto ao processo de início rápido do Startup Weekend e à vasta rede.

“Se a mesma ideia tivesse sido executada de uma forma mais tradicional, é bem possível que ninguém jamais tenha ouvido falar dela.”

Lição: libere seu produto ou serviço rapidamente para aproveitar ao máximo as sugestões dos primeiros adeptos.

TripLingo

Depois de meses de lutas pela angariação de fundos, Jesse Maddox estava desesperado por ajuda. Ele precisava de dinheiro para contratar desenvolvedores para o TripLingo, um aplicativo de tradução para viajantes. Porém, apesar de seu feedback favorável, os investidores que ele conheceu não o financiaram, porque ele não tinha uma equipe.

Um investidor sugeriu que ele comparecesse a um evento em Atlanta para encontrar possíveis parceiros. Havia apenas uma pegadinha: o registro já havia sido fechado. Graças à sua persistência, Maddox conseguiu garantir um ingresso de última hora.

O evento serviu como uma entrevista do mundo real: Maddox foi capaz de ver as habilidades de design, desenvolvimento e marketing de seus colegas de equipe em primeira mão – e avaliar o quão bem eles trabalharam juntos.

“Foi uma ótima maneira de rapidamente avaliar as pessoas”.

Eles conseguiram completar um protótipo do aplicativo naquele fim de semana, e nas semanas seguintes, quatro dos companheiros de equipe de Maddox se juntaram ao TripLingo em tempo integral. Pouco tempo depois, a TripLingo levantou US $ 200.000 de investidores-anjos.

Lição: Não adiar o recrutamento de outras pessoas que podem ajudá-lo a dar vida à sua ideia.

Foodspotting

Durante meses, Alexa Andrzejewski trabalhou duro em um aplicativo que permitia aos usuários fotografar e avaliar seus alimentos favoritos. Em agosto de 2009, ela participou de um evento Startup Weekend realizado pela Women 2.0, uma organização de São Francisco que apoia mulheres empreendedoras, com a esperança de encontrar um co-fundador técnico para desenvolver o aplicativo.

Enquanto ela não encontrou um co-fundador no evento, o que ela tirou foi quase tão valioso. Não só os outros participantes estavam entusiasmados com a ideia dela, como um investidor ficou tão impressionado que ofereceu seu financiamento inicial para a Foodspotting no local.

Além disso, Andrzejewski pôde consultar vários profissionais, desde advogados a profissionais de marketing e desenvolvedores, sugestões, como estratégias de parceria com restaurantes.

“Muitas das ideias sobre as quais falamos no Startup Weekend ainda estão no roteiro do produto hoje”.

Lição: Busque feedback do maior número de pessoas possível para ter uma perspectiva mais ampla sobre as ofertas da sua empresa.

Planely

Nick Martin originalmente não teve a ideia para sua empresa, Planely . Isso pode explicar por que ele nunca teve medo de direção. No Startup Weekend Copenhagen, ele conheceu outro participante que discutiu a ideia de um serviço que conectaria os passageiros no aeroporto com pessoas no mesmo vôo.

Martin fez o pitch dessa ideia e ao longo do fim de semana, a Planely se transformou de um aplicativo de viagem destinado ao público em geral, para um aplicativo destinado principalmente para as pessoas que viajam frequentemente a negócios.

Meses depois, as companhias aéreas começaram a solicitar uma versão em branco da Planely. Martin estava inicialmente preocupado em desviar seus clientes para a plataforma de outra empresa. Mas, no final das contas, ele deu um passo no desenvolvimento do serviço, que deve estrear nos próximos meses.

“Toda a cultura de startup é sobre não ter medo de falhar. É mais complicado, mas há enormes benefícios de uma perspectiva de negócios”.

Lição: Não tenha medo de experimentar – você pode encontrar oportunidades inesperadas.

Agora que você conhece algumas empresas de sucessos que foram criadas em apenas 54 horas, está na hora de parar com as desculpas e tirar a sua ideia do papel. Inscreva-se para o Startup Weekend Cajazeiras e venha vivenciar na prática uma experiência de empreendedora.

Texto adaptado: Inc.







Dúvidas frequentes (FAQ) – Startup Weekend Cajazeiras 2019

Preparamos um FAQ para te auxiliar nas dúvidas sobre o evento e tentar ajudar você a ter sucesso e aproveitá-lo o máximo.

Que tipos de projetos são aceitos?

Projetos que estejam no estágio de ideia. O evento é para novas idéias. Por isso não serão aceitos projetos já iniciados. Como um dos objetivos do Startup Weekend é aprender a desenvolver bons modelos de negócios, não recomendamos projetos for fun ou filantrópicos.

Posso levar minha Startup para o Startup Weekend Cajazeiras?

Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

Como funciona propriedade intelectual no evento?

Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro.

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Como devo apresentar minha ideia?

Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto (um minuto!) para apresentar uma ideia de negócio. Recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

  • 5 a 10 segundos – Quem é você?
  • 10 a 20 segundos – Qual o problema que você tenta resolver?
  • 10 a 20 segundos – Qual a solução que você propõe para este problema?
  • 5 a 10 segundos – Quem você precisa para se juntar a você?

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?

Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

O valor do ingresso dá direito a entrada em todos os dias de evento?

Sim.

Estudante paga meia entrada?

Infelizmente não. Não diferenciação de valores entre estudantes e demais participantes. O valor do ingresso é calculado para cobrir os custos do evento e tentamos ser o mais justo possível.

Se eu quiser posso continuar a empresa que comecei no Startup Weekend?

Com certeza! Existem outros programas que podem te ajudar a dar continuidade ao seu projeto. Mas combine com seus parceiros de equipe do evento. Vocês são todos sócios. Por falar nisso confira alguns cases de sucesso que nasceram no startup weekend.

Não sou empreendedor, nem designer, nem desenvolvedor. Eu posso participar mesmo assim?

Claro. O Startup Weekend é um espaço para descobrir suas aptidões. Caso não se identifique com nenhum dos 3 perfis de participantes (desenvolvedor, empreendedor e designer), sugiro se inscrever como empreendedor. Essa escolha não prejudicará sua participação no evento.

Qual modalidade meu perfil de inscrição se encaixa (empreendedor, desenvolvedor ou design), tendo em vista não possuir uma ideia de negócio?

Isso depende do seu know-how. Se você tem mais competências ou gostaria de contribuir com gerência, organização, definição de modelo de negócio, faça sua inscrição como empreendedor. Se tiver mais competências em desenvolvimento de códigos faça como desenvolvedor e assim por diante. Caso não se identifique com nenhuma das 3, sugiro se inscrever como empreendedor. Essa escolha não prejudicará sua participação no evento.

Como serão formadas as equipes, como poderei expor meu Know-how?

As equipes são formadas no final da primeira dinâmica de escolha das ideias a serem desenvolvidas. Várias ideias serão apresentadas pelos participantes que quiserem. Essas ideias serão coladas na parede e votadas por todos os participantes. As mais votadas serão as desenvolvidas. O ideal é que sejam desenvolvidas até 20 ideias. O “dono” da ideia é responsável por compor uma equipe. Você poderá escolher a equipe e a ideia que quiser acompanhar. Não haverá momento para expor seu Know-how, mas ele será super importante para o desenvolvimento do projeto que você acompanhar.

Todos os participantes participarão e serão alocados em equipes?

Sim. Absolutamente todos os participantes participarão em equipes.

Existe possibilidade de alguém ficar sem equipe?

Não. Todos os participantes devem entrar em alguma equipe.

Em média, em outros eventos, a premiação para os vendedores girou em torno de quanto? Quantos foram premiados?

São premiados os 3 primeiros colocados. Pelos princípios do evento, não são distribuídos prêmios em dinheiro. Os prêmios são para o grupo todo e geralmente focado em desenvolvimento dos negócios.

Normalmente existe algum tipo de parceria com hotéis ou albergues?

Se você vier de longe podemos indicar algumas redes de hotéis. Porém o pagamento é por sua conta.

O domínio fluente da língua inglesa é um dos pré-requisitos?

Não. Você se dará bem no evento mesmo sem falar inglês, mas é importante investir no idioma se você pretende expandir sua startup mundo afora.

Será fornecida alimentação?

O evento fornecerá um coffebreak na sexta; café da manhã, almoço, coffee break e jantar no sábado e café da manhã e almoço no domingo. Para aproveitarmos melhor o tempo, todas as refeições serão feitas no próprio local do evento.

O evento emite certificado?

Sim, o evento tem 54hs de duração, mas vamos emitir o certificado de participação do Startup Weekend Cajazeiras com apenas 30h, pois é o tempo de permanência no local do evento, esses certificados serão enviados para o e-mail do participante registrado na plataforma Sympla.

Não vou poder comparecer na sexta. Posso participar de um time mesmo assim?

Imprima seu ingresso e deixe com um amigo. Ele receberá sua credencial e as cédulas de votação em projetos e escolherá um time para você participar.

O que preciso levar para o evento?

  • Ingresso impresso ou digital
  • Laptop (essencial para trabalhar)
  • Cartões de visita (networking!)
  • Extensões de tomada/multiplicadores (aka “T”)
  • Adaptadores de pinos para tomada

Qual a programação do evento? Que hora começa? Que hora devo chegar?

O credenciamento tem início às 18h30 no dia 17/05 e o evento tem início às 19h00. Seguiremos rigidamente estes horários.

Confira a programação completa

Até o evento, o que devo fazer?

Recomendamos que você:

  • Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.
  • Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.

Se sua dúvida não foi respondida aqui envie-nos um e-mail para cajazeiras@startupweekend.org ou fale conosco na sua rede social preferida.

Twitter
Instagram
Facebook

Aguardamos sua participação no #SWCajazeiras








Dúvidas frequentes (FAQ) – Startup Weekend Cajazeiras

Preparamos um FAQ para te auxiliar nas dúvidas sobre o evento e tentar ajudar você a ter sucesso e aproveitá-lo o máximo. Se sua dúvida não foi respondida aqui fale conosco por nossa página no facebook que iremos responder o mais breve possível.

www.facebook.com/SWCajazeiras

Vamos às perguntas:

Que tipos de projetos são aceitos?

Projetos que estejam no estágio de ideia. O evento é para novas idéias. Por isso não serão aceitos projetos já iniciados. Como um dos objetivos do Startup Weekend é aprender a desenvolver bons modelos de negócios, não recomendamos projetos for fun ou filantrópicos.

Posso levar minha Startup para o Startup Weekend Cajazeiras?

Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

Como funciona propriedade intelectual no evento?

Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro.

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Como devo apresentar minha ideia?

Nos pitches da sexta-feira, os participantes terão um minuto (um minuto!) para apresentar uma ideia de negócio. Recomendamos o seguinte formato para fazer um bom pitch:

  • 5 a 10 segundos – Quem é você?
  • 10 a 20 segundos – Qual o problema que você tenta resolver?
  • 10 a 20 segundos – Qual a solução que você propõe para este problema?
  • 5 a 10 segundos – Quem você precisa para se juntar a você?

Posso formar um time apenas com meus amigos para executar um projeto?

Recomendamos aproveitar o networking do evento para formar um time completo. Esteja aberto a trabalhar também com gente nova.

O valor do ingresso dá direito a entrada em todos os dias de evento?

Sim.

Se eu quiser posso continuar a empresa que comecei no Startup Weekend?

Com certeza! Existem outros programas que podem te ajudar a dar continuidade ao seu projeto. Mas combine com seus parceiros de equipe do evento. Vocês são todos sócios.

Não sou empreendedor, nem designer, nem desenvolvedor. Eu posso participar mesmo assim?

Claro. O Startup Weekend é um espaço para descobrir suas aptidões. Caso não se identifique com nenhum dos 3 perfis de participantes (desenvolvedor, empreendedor e designer), sugiro se inscrever como empreendedor. Essa escolha não prejudicará sua participação no evento.

Qual modalidade meu perfil de inscrição se encaixa (empreendedor, desenvolvedor ou design), tendo em vista não possuir uma ideia de negócio?

Isso depende do seu know-how. Se você tem mais competências ou gostaria de contribuir com gerência, organização, definição de modelo de negócio, faça sua inscrição como empreendedor. Se tiver mais competências em desenvolvimento de códigos faça como desenvolvedor e assim por diante. Caso não se identifique com nenhuma das 3, sugiro se inscrever como empreendedor. Essa escolha não prejudicará sua participação no evento.

Como serão formadas as equipes, como poderei expor meu Know-how?

As equipes são formadas no final da primeira dinâmica de escolha das ideias a serem desenvolvidas. Várias ideias serão apresentadas pelos participantes que quiserem. Essas ideias serão coladas na parede e votadas por todos os participantes. As mais votadas serão as desenvolvidas. O ideal é que sejam desenvolvidas até 20 ideias. O “dono” da ideia é responsável por compor uma equipe. Você poderá escolher a equipe e a ideia que quiser acompanhar. Não haverá momento para expor seu Know-how, mas ele será super importante para o desenvolvimento do projeto que você acompanhar.

Todos os participantes participarão e serão alocados em equipes?

Sim.

Existe possibilidade de alguém ficar sem equipe?

Não. Todos os participantes devem entrar em alguma equipe.

Em média, em outros eventos, a premiação para os vendedores girou em torno de quanto? Quantos foram premiados?

São premiados os 3 primeiros colocados. Pelos princípios do evento, não são distribuídos prêmios em dinheiro. Os prêmios são para o grupo todo e geralmente focado em desenvolvimento dos negócios.

Normalmente existe algum tipo de parceria com hotéis ou albergues?

Se você vier de longe podemos indicar algumas redes de hotéis. Porém o pagamento é por sua conta.

O domínio fluente da língua inglesa é um dos pré-requisitos?

Não.

Será fornecida alimentação?

O evento fornecerá um coffebreak na sexta; café da manhã, almoço, coffee break e jantar no sábado e café da manhã e almoço no domingo. Para aproveitarmos melhor o tempo, todas as refeições serão feitas no próprio local do evento.

O evento emite certificado?

Sim, o evento tem 54hs de duração, mas vamos emitir o certificado de participação do Startup Weekend Cajazeiras com apenas 30h, pois é o tempo de permanência no local do evento, esses certificados serão enviados para o email do participante registrado na plataforma Sympla.

Não vou poder comparecer na sexta. Posso participar de um time mesmo assim?

Imprima seu ingresso e deixe com um amigo. Ele receberá sua credencial e as cédulas de votação em projetos e escolherá um time para você participar.

O que preciso levar para o evento?

  • Ingresso impresso
  • Laptop (essencial para trabalhar)
  • Cartões de visita (networking!)
  • Extensões de tomada/multiplicadores (aka “T”)
  • Adaptadores de pinos para tomada

Qual a programação do evento? Que hora começa? Que hora devo chegar?

O credenciamento tem início às 18h30 no dia 21/10 e o evento tem início às 19h00. Seguiremos rigidamente estes horários.

Confira a nossa programação: http://www.up.co/communities/brazil/cajazeiras/startup-weekend/9746

Até o evento, o que devo fazer?

Recomendamos que você:

  • Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.
  • Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.

Temos uma página no Facebook (https://www.facebook.com/SWCajazeiras), onde incentivamos a integração prévia entre os participantes. Acompanhe também nosso blog na página oficial do evento http://www.up.co/communities/brazil/cajazeiras/startup-weekend/9746

Aguardamos sua participação no #SWCajazeiras








A primeira vez que o Startup Weekend é realizado no sertão paraibano.

O sertão paraibano recebe pela primeira vez a Startup Weekend, evento mundial de empreendedorismo que será realizado na cidade de Cajazeiras, onde são esperados 120 participantes, entre universitários, desenvolvedores, designers, profissionais do setor educacional e empreendedores.

O Brasil é o segundo país com o maior número de eventos de Startup Weekend, atrás apenas dos Estados Unidos, este ano ocorrerá em torno de 120 eventos no país, no mundo, de janeiro a setembro, foram mais de 1,2 mil eventos. O Startup Weekend passou por 150 países e mais de 13 mil startups foram criadas.

Um dos organizadores, Robson Martins, afirma que o evento não tem a intenção principal de produzir startups, mas de auxiliar no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e fomentar o empreendedorismo e a tecnologia na cidade de Cajazeiras e região.

“O Startup Weekend tem a finalidade de proporcionar aos participantes a experiência que é trabalhar em equipe com o foco no objetivo, já que em apenas 54h o projeto do produto ou serviço deve ser desenvolvido, validado e apresentado ao mercado. Ou objetivo é criar uma rede local de cultura empreendedora e inovação. Então esperamos que essa oportunidade proporcione a cidade de Cajazeiras uma nova visão com os modelos de startups” – Robson Martins, um dos organizadores do Startup Weekend Cajazeiras.

O evento ocorrerá nos dias 21 a 23 de Outubro no Núcleo Jurídico da FASP – Faculdade São Francisco da Paraíba. Para participar é necessário fazer sua inscrição no site do evento e possuem vagas limitadas. O participante deve escolher o papel que deseja assumir: Designer, Desenvolvedor e Pessoas de Negócios, onde é possível conhecer cada função no site do evento.

O evento inicia na noite da sexta-feira (21), cada participante terá um minuto para vender a própria ideia aos demais participantes. Não serão aceitos projetos em andamento ou já concluídos. Depois, segue para votação. Entre 10 e 15 ideias serão escolhidas para a formação de equipes, que terão os dois dias seguintes para desenvolver um modelo de negócio.

Para saber mais informações acesse o site do evento e também acompanhem a página no Facebook.

www.facebook.com/SWCajazeiras
http://www.up.co/communities/brazil/cajazeiras/startup-weekend/9746








Perguntas frequentes – Startup Weekend Cajazeiras

O que eu preciso levar no Weekend?

  • Notebook com carregador, extensões e adaptadores
  • Cartão de visitas
  • Caderno para tomar notas
  • Energia (acredite, você vai precisar)
  • Ideias originais
  • Muita vontade de empreender

Quem pode participar do Startup Weekend Cajazeiras?

O evento tem três públicos principais: desenvolvedores (qualquer pessoa apta a escrever código), designers (pessoas que consigam desenhar interfaces) e audiência de negócios (gerentes, administradores, especialistas em finanças). Esta divisão tem o principal objetivo de tornar os times que serão formados homogêneos em termos de perfil de participantes.

Como funciona o Startup Weekend Cajazeiras?

O primeiro dia do Startup Weekend Cajazeiras (sexta-feira) está reservado para o “pitch-fire”, sessão rápida de pitch em que você terá 60 segundos para chamar a atenção com sua ideia.  Você não vai ter tempo para fazer uma apresentação formal com slides, então foque na sua ideia e tente recrutar as pessoas com sua ideia original e sua energia.

O formato recomendado para o pitch é o seguinte:

  • Apresentar-se e contar um pouco da sua história (5-10 segundos)
  • Identificar o problema que você pretende resolver (10-20 segundos)
  • Explicar o produto e como ele resolve o problema (10-20 segundos)
  • Identificar quem você precisa na sua equipe (desenvolvedor, designer, etc.) (5-10 segundos)
  • Inventar um nome para a sua startup para que os participantes e os organizadores possam anotar

Após os pitches, haverá um tempo para trocar ideias e os participantes votarem nas que mais chamaram sua atenção, as mais votadas serão implementadas durante o Weekend. Se você apresentou um pitch recomendamos monte sua equipe com pessoas que possuem as mais variadas habilidades. Se você não apresentou nenhuma ideia ou teve problemas em recrutar pessoas para sua ideia, procure outras pessoas que apresentaram um pitch que você achou interessante.

Haverá duas sessões de mentoria, uma no sábado e outra no domingo de com mentores experientes.  Esses mentores estarão presentes para ajudar você e o seu time tirar a ideia do papel.

No domingo à tarde todas as equipes apresentarão o projeto final para uma banca de jurados.  As três equipes que convencerem os jurados do potencial de sua startup vence.

Vi que haverá atividades em equipe. Precisamos levar amigos ou as equipes serão formadas no dia?

As formações de equipes e ideias acontecem no local, venha com o seu computador e muita sede de fazer novas startups. Após os pitches, cada participante vota nas 3 ideias que mais gostou. As ideias mais bem votadas são selecionadas para a formação de equipes. Se a sua ideia não for selecionada, tudo bem. Você deverá procurar uma equipe para fazer parte. Se a sua ideia for selecionada, você terá de recrutar outros participantes que querem participar no desenvolvimento e querem ver o seu produto no ar. Esta é uma maneira ágil de formar times. Ou seja, não é uma forma de excluir participantes. A partir disso, os times estão formados e é hora da mão na massa!

Já tenho uma startup, posso levar para o Weekend?

Não é permitido “inscrever” startups já existentes no Weekend, porém encorajamos você a trazer novas ideias para o Weekend.  Se você quiser conhecer gente nova, trocar ideias e trabalhar em equipe para montar uma startup em um fim de semana, então o Startup Weekend Cajazeiras é o evento ideal para você!

Não tenho time, conseguirei encontrar um no Startup Weekend?

Sim, essa é a ideia do Startup Weekend. Pessoas que não se conhecem formam um grupo para desenvolver a ideia que mais gostaram durante o pitch fire. Não se preocupe, você não estará sozinho!

Até o evento, o que devo fazer?

  • Amadureça sua ideia. Pense simples e lembre-se que teremos apenas um fim de semana para executá-la. Pense também no modelo de negócio e como você pretende ganhar dinheiro com ela.
  • Estude! Recomendamos que você se informe sobre as metodologias Business Model Generation/Business Model Canvas e Lean Startup/Running Lean. Estas técnicas têm revolucionado a maneira como as pessoas empreendem no segmento de tecnologia. Recomendamos também que você se inteire sobre o que é desenvolvimento ágil.
  • Faça networking! Temos uma página no Facebook (http://www.facebook.com/swcajazeiras), onde incentivamos a integração prévia entre os participantes.

Por que devo pagar para participar do Startup Weekend?

Os organizadores, staffs, mentores e juízes fazem um trabalho voluntário, mais ainda assim há custos. Precisamos pagar a alimentação do evento, material gráfico para divulgação, crachá, custos com material a ser utilizado no evento, limpeza,  transporte e hospedagens dos mentores e apoiadores que vêm de fora, entre outros. A inscrição no Startup Weekend não é quase nada. Afinal, quanto vale a sua ideia?