Indústria: o foco da nova edição do Startup Weekend Caxias do Sul

Caxias do Sul (RS) é reconhecida por sua força empreendedora. Berço de grandes empresas, a cidade destaca-se por ser o segundo maior polo metal-mecânico do Brasil. E não para por aí. Outras indústrias como a de plástico, alimentícia e têxtil são muito fortes na região; seguidas de outros segmentos com menor parcela, mas não menos importantes.

E a crise dos últimos anos não passou longe daqui, o município sentiu de perto a retração de mercado, que teve impacto tanto na indústria, quanto no comércio e serviços, porém segundo dados do Desempenho Econômico, divulgado mensalmente pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), a economia caxiense já se recupera. Ao analisar o indicador acumulado dos 12 meses, nota-se crescimento de 8,7% em fevereiro, “sendo o indicador agregado advindo da evolução da Indústria em 9,8%, Comércio, 7%, e Serviços, 7,5%”. Já de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras 2017, realizado pela Endeavor anualmente, no pilar inovação, a cidade de Caxias do Sul aparece na 6ª posição, reforçando o fato de que temos um grande potencial para sair de vez da recessão econômica que nos assombra, contando, especialmente, com ações feitas pela nossa comunidade.

Em tempos de transição para a era digital, onde ouvimos muito os termos como big data, internet das coisas, inteligência artificial, indústria 4.0, entre outros, acreditamos que nossas indústrias precisam cada vez mais seguir no caminho da inovação. Além disso, sabemos que existem grandes talentos humanos aqui na cidade que podem contribuir nessa jornada e, assim, para colaborar nesse processo, os organizadores do StartupWeekend (SW) entenderam que não há melhor momento para realizar a nova edição do evento focando à industria.

O grande objetivo deste SW, além de conectar pessoas, fomentar o conhecimento e ajudar (intra)empreendedores a agirem na comunidade é, sem dúvidas, espalhar a visão de que precisamos constantemente adaptarmo-nos à realidade na qual nossos negócios estão vivendo, propondo ideias, desenvolvendo novos modelos de negócio, pois: inovar é preciso!

O StartupWeekend escolheu a indústria como a vertical dessa edição porque sabe dos diversos problemas que ocorrem no dia-a-dia desse setor econômico e junto que reunindo pessoas fantásticas, com ideias inovativas e espírito empreendedor, vai colaborar pra que novas soluções auxiliem essa jornada, consolidando ainda mais a competitividade das empresas locais no cenário nacional e internacional.

Se você quer fazer parte dessa transformação, seu lugar é aqui!

Participe. Clique aqui e garanta seu ingresso!