← Techstars Blog

Nos dias 10 e 11 de março de 2018 reuniram-se em Curitiba- PR, para o Techstars Community Leader Academy Sul, 45 Community Leaders representantes de diversas cidades dos três estados sul do país. Do Paraná, teve presente cidades como Cascavel, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa, Maringá, União da Vitória, Jacarezinho e Curitiba. De Santa Catarina, CL’s de Palhoça, Balneário, Joinville, Criciúma e Florianópolis também marcaram presença. E do Rio Grande do Sul: Santa Maria, Caxias do Sul, Porto Alegre, Lajeado, São Leopoldo, Bento Gonçalves e Porto Alegre.

Foi um fim de semana imersivo de capacitação, reflexão, troca de experiências, construção e muita CONEXÃO! Leaders e Feeders da região tiveram a oportunidade de discutir e alinhar expectativas para desenvolver melhor o ecossistema empreendedor de Startups.

Se aproximar de outros líderes que estão criando e desenvolvendo ações em seus ecossistemas locais é fundamental para um Community Leader.

No Community Leader Academy, o principal objetivo é aproximar líderes de comunidade para discutir e construir coletivamente ações e estratégias que amadureçam as comunidades. Mas também é o momento de conhecer mais sobre a Techstars, sobre o papel do Startup Weekend no ecossistema e sobre as pessoas que acreditam que as circunstâncias podem se tornar mais  sustentáveis a prosperidade. A metodologia proposta em dois dias intensos sugere refletir e trabalhar seus ecossistemas como um todo e não só o Startup Weekend, mas também tornar mais simples a visão de que treinar e reconhecer novas lideranças é fundamental nessa jornada. Aprender como capacitar os próximos organizadores, através de troca de experiências e enxergar o impacto dos programas da Techstars e outras iniciativas no ecossistema, junto de feeders locais, é o maior legado dessa experiência, que já deixou saudades no Sul do Brasil.

“Fui sem tanta ideia do que seria o CLA, pensei pelo título que seríamos treinados ‘individualmente’, e na verdade a essência era alinhar/desenvolver a liderança de todos, como um todo. Achei sensacional! A equipe de facilitadores apresentaram uma ótima desenvoltura e todos, inclusive participantes demonstraram abertura para conversar com todos e explorar mais insights. Devo reforçar também que a comida estava deliciosa!… Legal também a dedicação de todos os envolvidos em conseguir transporte e estadia por exemplo… Isso prova o quanto nós precisamos ser importantes para o ecossistema.” Jefferson Fernandes, Florianópolis-SC.


, , ,


Preta Emmeline Preta Emmeline
Preta Emmeline is the Regional Manager for the Brazilian Community at Techstars Startup Programs.