← Techstars Blog

A terceira e última edição do Community Leader Academy 2017, aconteceu nos dias 01 e 02 de Dezembro, na cidade de Recife.

Além de reconhecer e empoderar lideranças, esse CLA teve um sabor especial, ele reuniu mais de 10 cidades de uma única região do país, com o propósito de conectar, elevar e somar o nível de maturidade das comunidades empreendedoras do Nordeste.

Em dois dias imersivos, foi possível aprender mais com as práticas de comunidades fora de cidades específicas, ouvindo, construindo e interagindo com muita mão na massa, através de dinâmicas isoladas e em grupo com outros Community Leaders.

Tivemos 6 Estados representados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Além de facilitadores residentes em São Paulo e Florianópolis, agregando mais ainda a troca de experiência.

Como base do CLA, os princípios de comunidade apresentados pela Tese de Boulder — Brad Feld, estimulou os participantes a possibilidade de replicar conteúdo, como: Desenvolvimento de estratégias na comunidade, Suporte ao desenvolvimento de negócios e Iniciativas que promovam o amadurecimento de regiões, em seus estados.

Dos 55 presentes, contamos com a presença de líderes com idade entre 20 e 40 anos, com pouca ou muita experiência em desenvolvimento de negócios e apoio a ecossistemas, unidos pelo engajamento em suas comunidades. Todos colabores e realizadores de iniciativas junto a outros líderes que fecham essa cadeia.

“A maior lição aprendida que levamos do CLA Nordeste é que de Recife, nós conseguimos deixar um rico legado na jornada de tantos líderes. As conexões são os principais ativos que podemos usar para amadurecer o desenvolvimento de negócios na cidade que vivemos.Temos talentos e força de vontade, agora é só continuar fazendo mais pelas nossas comunidades, trocando experiências, promovendo o encontro de pessoas e pensando nas pontes entre leaders e feeders locais.” Luiz Gomes, Community Leader Recife.


, ,


Preta Emmeline Preta Emmeline
Preta Emmeline is the Regional Manager for the Brazilian Community at Techstars Startup Programs.