← Techstars Blog

A terceira edição do Techstars Brasil Summit aconteceu em Florianópolis.


Conectar, Colaborar e Celebrar! Foi com esse mindset que mais de 110 integrantes da rede global da Techstars se reuniram na paradisíaca cidade de Florianópolis entre os dias 8 e 10 de setembro para participar da terceira edição anual do Techstars Brasil Summit.

Os summits da Techstars são conferências que ocorrem anualmente nas diferentes regiões de atuação da Techstars ao redor do mundo e visam conectar líderes de comunidades, empreendedores e parceiros dos programas de startups da rede global da Techstars.

Conectar

Um dos pilares do Summit é conectar os Community Leaders da rede no Brasil com membros do time da Techstars e parceiros dos programas de startups. No Brasil, a rede da Techstars é composta por mais de 1.600 Community Leaders e contamos com 5 parceiros nacionais além dos parceiros globais.

Nesta edição do Summit participaram mais de 110 pessoas conectadas à rede global da Techstars:

  • 97 Community Leaders (35% mulheres)
  • 63 novos Community Leaders
  • 8 membros do time da Techstars
  • 13 representantes de parceiros
  • 48 cidades diferentes

Esse ano contamos com a presença especial de membros internacionais do time da Techstars, como a vice-presidente dos programas de startups, Jennifer Cabala, o diretor global do Startup Weekend, John Beadle e a gerente global do Startup Week, Christina Christian.

O primeiro dia do Techstars Brasil Summit ocorreu no novo e moderno prédio da Softplan e contou com atualizações sobre o impacto causado pelos programas da Techstars no Brasil e no mundo, além de um bate papo entre Community Leaders de diferentes regiões do Brasil e uma conversa com os representantes do Startup Weekend e Startup Week sobre o futuro dos programas no país.

No final do dia um Happy Hour no rooftop, durante o pôr-do-sol, oferecido pela Softplan e AmBev reforçou ainda mais o sentimento de conexão entre os participantes.

Colaborar

O foco do segundo dia no Techstars Brasil Summit foi compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas, com workshops, treinamentos, palestras e painéis de discussão entre os participantes e convidados.

O Summit contou com 8 palestras e apresentações e mais de 13 sessões de compartilhamento de conteúdo. Foram discutidos assuntos dos mais diversos, desde como Engajar Corporações com a Comunidade, Modelos de Análise de Ecossistema, Formas de Apoiar Startups após o Startup Weekend, até discussões sobre Diversidade no Empreendedorismo.

Essas sessões ocorreram no prédio do Sebrae de Santa Catarina, um grande parceiro do ecossistema de inovação e empreendedorismo em todo o estado e que aproveitou o momento para reunir Community Leaders da região. Juntos, ecossistema e Sebrae/SC se comprometeram a levar mais de 14 edições do Startup Weekend para 12 cidades de SC em 2018.

Celebrar

Com 10 anos de Startup Weekend recém celebrados ao redor do mundo e 7 anos que o programa acontece no Brasil, o Summit foi um momento de comemorar os 499 eventos que já aconteceram no país.

Destes, 374 foram Startup Weekends, que alcançaram 128 cidades diferentes, em todos estados brasileiros, impactando mais de 25.000 participantes ao redor do país. Tudo graças aos mais de 1.600 Community Leaders que estão engajados e comprometidos em desenvolver comunidades.

Os programas do Startup Weekend no Brasil possuem um nível de satisfação altíssimo, com um NPS (Net Promoter Score) de 88,4. Isso se reflete no resultado que os empreendedores que participam do Startup Weekend no Brasil alcançam, como os investimentos captados pelas startups criadas durante o programa, que já ultrapassou a marca de R$ 260 Milhões, gerando renda para milhares de pessoas e impactando milhões de vidas ao redor do mundo.

Além de tudo isso, celebramos também a movimentação da comunidade em torno de diversidade, tendo até o fim do ano, 28 Startup Weekends Women acontecendo em todas as regiões do país. O Brasil é o país com mais engajamento em cima da edição, ao redor do mundo.

Muito obrigada por toda a dedicação de todos vocês, que fizeram o Techstars Brasil Summit  2017 um encontro energizante.

Preta Emmeline Preta Emmeline
Preta Emmeline is the Regional Manager for the Brazilian Community at Techstars Startup Programs.